Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no PC


Ir à solução Resolvido por oldnoob,

Posts recomendados

E aí gurizada!

(se errei a categoria pra posta, desculpem, faz uma eternidade que não entro no fórum)

 

Estou juntando uma grana pra melhorar meu PC (recentemente aumentei a RAM) e estou de olho numa R9 270X e tem uma que estou quase confirmando a compra, mas estou em dúvida se necessito trocar ou não a fonte dele e não manjo muito de fonte...

Alguém aí pode me dar uma luz se preciso fazer essa troca? E caso sim, alguma indicação de modelos para comprar?

 

Agradeço desde já!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Qual é o modelo do seu Phenom II X4? Creio que vai dar gargalo com uma VGA mais forte, como é o caso da R9 270x. De qualquer forma, ela não vale a pena, por R$ 100 a mais você pega uma GTX 960 que é bem melhor.

Talvez o melhor upgrade a fazer por agora seria um CPU + mobo novos.

Sua fonte é uma CX-430w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Phenom na real é um X2 550 com 2 núcleos destravados (na identificação do processador, em qualquer programa, aparece como "B50")...

Eu tava cogitando trocar agora essa VGA e um pouco mais pra frente colocar um Phenom II X6, na mesma mobo. Não sei se seria uma boa, mas tinha pensado nisso... Essa 270X me interessei por ter achado uma PowerColor por 677 pilas boletando, me soou bem interessante...

A fonte se não me engano é um 400CX, preciso checar nela (tenho o PC faz uns 4 anos já, não lembro de cabeça...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob Valeu o vídeo! Tava fazendo minhas pesquisas aqui mas tava sem tempo de procurar um pouco mais a fundo...

 

Anyway, se eu simplesmente trocar a placa, minha fonte dá conta ainda? E aproveitando o gancho (só agora que lembrei... chegando na ignorância, por sinal haha), no caso de ups como a troca do X4 por um X6, instalação de um SSD e mantendo o HD e a troca de 2 pentes de 1333MHz que mantive no PC (e que estão amarrando os Corsair Vengeance que recém comprei pra esse PC) por 2 de 1600, daria conta? (já cheguei a checar naquelas calculadoras de potência e tal, mas na configuração atual quando eu montava passava de 400W na calculadora O_O devia estar montando algo errado lá...)

E, claro, essa minha combinação desejada de Phenom II X6 + R9 270X é uma boa? (afinal, quero manter um bom PC pra jogos, não sou jogador hardcore, mas jogo quando posso... como está agora consigo rodar até que bem o GTA V sem estar baixa demais a configuração do jogo... e no momento tô bem longe da possibilidade de mudar de PC, só melhorar o que tenho...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gus_quadrado,primeiro,espere o DX12 sair.Só depois é que voce vai saber se vai precisar mesmo,porque o Phenon roda em núcleos simultâneos,igual ao I5 da Intel,então tem que ver o que vai dar.Talvez nem precise do X6,e ainda tem que saber se sua mobo aguenta,se aguentar,tudo bem.

Outra coisa a saber é se o Phenon vai suportar memórias de 1600mhz,os Phenons que ví eram todos de 1333mhz,mas não sei se dá pra overclockar este limite.Pergunte no fórum de Overclock ou no fórum de memórias ou ainda no de processadores.

Quanto ao gasto do PC,acho mesmo que é bem menos de 400W,no fórum de fontes e energia vão te dizer sem erro,entre lá.

As placas AMD tem mais compatibilidade com o DX12 e a R9 270X é uma baita placa,com o X6 vai ficar um monstro,principalmente porque voce poderá usar o Vulkan também e as Nvídias não.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justamente o contrário, a 270x não vão oferecer a total funcionalidade do DX12, pelo fato de usar a GCN 1.0.

 

Sério? Tinha ouvido falar que toda a linha R7 e R9 teria suporte total ao DX12...

 

E @oldnoob, das memórias de fato, o controlador do Phenom é pra 1333MHz, mas a mobo suporta 1600MHz e 1800MHz por over, não tinha me atentado a essa do processador, só tinha visto nas especificações da mobo mesmo... (aliás, pelo que vi é assim que donos de Phenom usam memórias de 1600, instalam elas, vão funcionar como 1333MHz e depois fazem over pra 1600MHz e usam normal como de 1600).

Então a principio espero? Que boletei a 270X antes que o valor subisse, mas não paguei ainda por continuar a dúvida (e fui ver agora, já disparou pra 800 pilas boletado...).

Aí a questão do consumo, como sugerido, vou perguntar no fórum de energia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@gus_quadrado,tem teste de placas de vídeo GTX contra AMD em DX12 e todas elas perdem para as placas AMD com CGN.Inclisive,o DX12 é derivado do Mantle,da AMD e as placas AMD são mais compatíveis com o DX12 que as Nvídia.

Veja voce que as Radeons já eram muito mais rápidas usando o Mantle e DX11 do que as Nvídia.Foi por isso que a Microsoft desenvolveu o DX12 junto com a AMD,que cedeu o Mantle para ela usar no DX12.

Se quiser esperar pra ver o preço delas depois do lançamento das novas AMD,é com voce mesmo.Dia 16 deste mês elas serão lançadas.

Se sua fonte for de marca boa e modelo bom,ela aguenta de boa.Uma Cx500w é a ideal por causa dos conectores para a R9 270X.

E as memórias,mesmo se a placa mãe aceitar a frequência,se o processador não acietar,não adianta nada,os dois têm que rodar na mesma frequência,confira no fórum de memórias.

Todos os jogos em DX11 usam um núcleo só para quase tudo,por isso a Intel e nvídia são mais eficientes,mas com seu Phenon usando os 4 núcleos dele,a placa de vídeo com DX12 ou Vulkan(melhor que Dx12) e memória RAM compartilhada com a placa de vídeo,não vai faltar FPS no seu PC.

Boa sorte! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante isso! Vou ver como ficam as coisas até o FDS...

Minha fonte, confirmando, é uma Corsair 400CX (deu um tempinho livre e fui checar na fonte o modelo), com alguns anos de bons serviços... Tanto é que minha dúvida inicial era quanto a esses 400W dela bastarem ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Sei que com a fonte veio uns adaptadores e tal, vou ver se tem um desse no meio, senão procuro um.

Mas era exatamente isso que eu precisava saber, queria me programar caso precisasse uma fonte nova! Valeu xará!

 

E @oldnoob, valeu as boas dicas que me deu também! :D

 

No fim das contas acho que vou ficar com a placa então :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...