Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando rede do meu novo AP

Posts recomendados

Opa, vou aproveitar essa oportunidade para perguntar para os amigos entendidos de rede.  Semana que vem começa o quebra-quebra no meu apartamento que estou montando e quero montar uma estrutura de rede legal para ele. Acredito que vivo ou outra operadora a rede possa ter a mesma estrutura. Usarei vivo provavelmente.

Seguem o que tenho em mente:

1. Escritório: Terá o PC + NAS + Impressora e gostaria que fosse o local de "recepção" do sinal da internet.
  2. Sala: 1 ponto de rede (1 cabo Escritório -> Sala, que terá um roteador, c9 por exemplo, para distribuir wi-fi para o apartamento todo e replicar o sinal via cabos para a TV, DVD e Video game)
  3. Quarto 1: 1 ponto de rede ( 1 cabo Escritório -> Quarto 1 para TV Smart)
  4. Quarto 2: 1 ponto de rede ( 1 cabo Escritório -> Quarto 2 para TV Smart)
Na saída do modem da operadora, seja ela qual for, pretendo colocar um switch  num armário suspenso e fechado, que replicará para ( 1 cabo para cada):
  • NAS, que estará no escritório junto com o switch
  • PC, que estará no escritório junto com o switch
  • Impressora, que estará no escritório junto com o switch
  • Ponto 2 acima
  • Ponto 3 acima
  • Ponto 4 acima.

Sou bastante leigo no assunto e se alguém me falar que estou viajando vou acreditar. A pergunta é: Pra minha necessidade/ideia exposta acima, existe alguma solução que vocês poderiam me sugerir? Quero poder assistir netflix de mai de uma tv ao mesmo tempo sem afetar wifi.. poder acessar os filmes do NAS sem precisar de esforço pra jogar do PC para ele e acessa-los das TV logo depois... imprimir de qualquer notebook/pc ..

Como vou fazer a passagem de cabos agora, é uma decisão importante e precisa ser feita logo.

Além disso, pretendo passar cabos CAT5-e pois me disseram que os CAT6 seriam desnecessários independente do futuro da internet...rsrs..

Abraços.

Em anexo, segue um fluxo que criei do que pretendo fazer

post-330109-0-87634900-1433972664_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.. ao meu ponto de vista esta legal, e muito bem estruturada,otimo para residencia.

Creio eu que nao precisaria de mais que isso... pois o mesmo atenderia perfeitamente ....

Unica coisa que eu preocuparia, seria quanto ao switch... optaria por um bom, pois o tafego sera um pouco acima do normal, devido a tranferencia de videos...

valeu

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Estou montando o meu apt e ele vai ficar quase identico a esse, a única diferença é que do modem vou jogar direto para o roteador pois o escritório está no meio do apt., não tenho quarto de hospedes mas tanto na sala quanto no quarto vou colocar os switches. 

Estou começando a procurar e pergunto a você Daniel, você já usa o NAS para armazenar os videos e assisti-los pela TV? É uma configuração fácil? As duas TVs serão smart TV da Samsung. Nunca usei um NAS e estou querendo comprar um para:

1. Assistir filmes na TV;

2. Servir de cliente torrent para baixar os filmes;

3. Acessar os dados de qualquer lugar da internet

Qual o NAS que vocês recomendam? Estou vendo esse NAS Welland Me-581.

Alguma opinião?

Alex

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!