Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar FX-6300 por Core I5 3470?

Ir à solução Resolvido por MorningKill,

Posts recomendados

Pessoal,

Surgiu a oportunidade de trocar minha mobo e processador atuais em um combo intel de terceira geração, sem gastar nada a mais. Tenho pesquisado bastante e, de maneira geral, o i5 parece que se sai melhor em quase tudo, incluindo games. Ambos os processadores são de 2012. Meu único receio é o fato da quinta geração intel estar quase chegando (já chegou na verdade), mas nem a quarta geração eu consegui comprar, por conta dos altos preços (esse combo AMD saiu por cerca de 850 reais, um combo intel equivalente, de quarta geração, sairia por cerca de 1.200 reais).

Gostaria de saber a opinião de vocês, se vale a pena fazer essa troca. Atualmente uso uma GTX 960 (queria a 970, mas com esses preços, putz, ficou difícil comprar) e consigo jogar todos os meus jogos (os principais são Skyrim, Witcher 3, Dragon Age 2 e Inquisition, World Of Warcraft e Guild Wars 2) em full hd, com gráficos no high (não no ultra), com FPS razoável (variando de 40 a 55, às vezes até 60, dependendo do jogo, sem usar AA ou outras firulas).

Características AMD:

O FX-6300 é six-core (3.5 GHz-4.1 GHz Turbo, com 6MB de cache L2 e 8MB de cache L3), desbloqueado, a mobo é ideal para overclock (GA-970A-UD3P, chipset 970, com VRM de 8+2), e como uso um air cooler Hyper T4, consigo subir ele para 4GHZ estáveis, em uso diário, com margem para subir um pouco mais, caso precise (creio que posso chegar em 4.5 GHz);

Características intel:

O i5 3470 é quad-core (3.2 GHz-3.6 GHz Turbo, com 1MB de cache L2 e 6MB de cache L3), não é desbloqueado, a mobo é básica (chipset B75) e acho que não poderia passar da velocidade de 3.6 GHz de Turbo dele, fico limitado a isso (precisaria pegar outro processador, com final "K" futuramente).

Outras peças do PC:

Memórias: 8GB DDR3 1866MHz Kingston

VGA: Geforce GTX 960 2GB 128 bits (modelo básico da Zotac)

Fonte: Seasonic 520W Plus bonze

SSD: 240GB Kingston V300

Vale a pena, ou deixo quieto???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Solução

É, acho que vou deixar como está mesmo, pois apesar do melhor desempenho do i5 sobre o fx, de maneira geral, essa limitação dupla (sem capacidade de OC, no processador e na mobo, e quase nenhuma margem para futuros upgrades) me incomodaria bastante... Obrigado!

EDIT: fiquei doido e comprei um i5 4590 que apareceu aqui pra mim mais barato (600 e poucos reais)! Agora é vender esse combo e comprar uma mobo nova!

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!