Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe LGA1150 (p/ 4ª e 5ª gen. Intel)

Posts recomendados

Pessoal,

Estou saindo da AMD (FX-6300+GA-970A-UD3P) para Intel (i5 4590) e gostaria de uma placa-mãe que desse suporte para a nova geração de processadores Intel 5xxx, pensando em um futuro upgrade. Não pretendo fazer SLI nem CF. Faço questão de USB 3.0 (de preferência 4 portas atrás e possibilidade de mais duas via gabinete), Sata 6GB/s (pelo menos 4 portas), PCI-E 16x 3.0 e som 5.1 pra cima (7.1, 8.1, etc, aquelas com 6 saidas de áudio atrás - eu uso um home ligado no PC). Tanto faz ser ATX ou micro-ATX. O preço é um fator importante, estou tentando economizar, qualquer placa acima de 450 reais já fica acima do que eu gostaria de gastar (e também não posso comprar ela à vista, vou comprar no cartão, parcelando). A configuração vai ficar assim:

Processador: Intel core i5 4590;

Memórias: Kingston HyperX Blue 8GB (2x4) 1600MHz (são na verdade de 1866 MHz, mas também rodam na frequência que a intel trabalha, de 1600MHz);

VGA: Geforce GTX 960 2GB 128 bits;

SSD: Kingston 240GB V300 Sata 6GB/s;

Placa-mãe: ????????

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou saindo da AMD (FX-6300+GA-970A-UD3P) para Intel (i5 4590) e gostaria de uma placa-mãe que desse suporte para a nova geração de processadores Intel 5xxx, pensando em um futuro upgrade. Não pretendo fazer SLI nem CF. Faço questão de USB 3.0 (de preferência 4 portas atrás e possibilidade de mais duas via gabinete), Sata 6GB/s (pelo menos 4 portas), PCI-E 16x 3.0 e som 5.1 pra cima (7.1, 8.1, etc, aquelas com 6 saidas de áudio atrás - eu uso um home ligado no PC). Tanto faz ser ATX ou micro-ATX. O preço é um fator importante, estou tentando economizar, qualquer placa acima de 450 reais já fica acima do que eu gostaria de gastar (e também não posso comprar ela à vista, vou comprar no cartão, parcelando). A configuração vai ficar assim:

Processador: Intel core i5 4590;

Memórias: Kingston HyperX Blue 8GB (2x4) 1600MHz (são na verdade de 1866 MHz, mas também rodam na frequência que a intel trabalha, de 1600MHz);

VGA: Geforce GTX 960 2GB 128 bits;

SSD: Kingston 240GB V300 Sata 6GB/s;

Placa-mãe: ????????

Obrigado desde já!

Vamos lá...

1. Nâo existe upgrade da 4ª para a 5ª geração. Os benchmarks mostraram números virtualmente iguais para os dois processadores, e em alguns casos até perda de desempenho na 5ª geração. Ou seja, pensar em upgrade é burrice.
  2. Embora eu até entenda os outros requisitos, fique ciente de que PCIe 3.0 é completamente inútil hoje em dia. As placas high-end nem chegaram no ponto de saturamento do 2.0, quem dirá a "low-end" da 960!

Ah, e com relação à sua config:

1. Kingston V300 = porcaria. Compre um 850 EVO. E eu também não vejo a menor necessidade de pegar um HD de 240gb; eu uso 120gb e ainda sobra MUITO espaço.
  2. Se você ainda não comprou a CPU, saiba que pegar o 4440 no lugar do 4590 é uma ótima maneira de reduzir o custo, mas sem perder a performance.
  3. Compre 2 pentes de 4gb de RAM usada no ML por 100 R$ cada. Vai por mim, contanto que seja RAM 1.5v, o resto é completamente irrelevante para PC gamer (que eu suponho ser o seu caso). Junte esse dinheiro com os outros dois acima e....
  4. ...troque a GPU por uma GTX 970. Se necessário, até tire o SSD, ele é um luxo desimportante. Uma GPU melhor vai te dar muito mais performance. E vai durar bem mais na sua mão, antes de precisar dar upgrade.

Mas voltando à pergunta original, essa aqui já atende seus requisitos, se você ignorar a parte do suporte à 5ª Gen (como eu falei). Se não, vai ter que ir atrás de uma h97.

EDIT: Fonte?

Link para o comentário

Vamos lá...

1. Nâo existe upgrade da 4ª para a 5ª geração. Os benchmarks mostraram números virtualmente iguais para os dois processadores, e em alguns casos até perda de desempenho na 5ª geração. Ou seja, pensar em upgrade é burrice.
  2. Embora eu até entenda os outros requisitos, fique ciente de que PCIe 3.0 é completamente inútil hoje em dia. As placas high-end nem chegaram no ponto de saturamento do 2.0, quem dirá a "low-end" da 960!

Ah, e com relação à sua config:

1. Kingston V300 = porcaria. Compre um 850 EVO. E eu também não vejo a menor necessidade de pegar um HD de 240gb; eu uso 120gb e ainda sobra MUITO espaço.
  2. Se você ainda não comprou a CPU, saiba que pegar o 4440 no lugar do 4590 é uma ótima maneira de reduzir o custo, mas sem perder a performance.
  3. Compre 2 pentes de 4gb de RAM usada no ML por 100 R$ cada. Vai por mim, contanto que seja RAM 1.5v, o resto é completamente irrelevante para PC gamer (que eu suponho ser o seu caso). Junte esse dinheiro com os outros dois acima e....
  4. ...troque a GPU por uma GTX 970. Se necessário, até tire o SSD, ele é um luxo desimportante. Uma GPU melhor vai te dar muito mais performance. E vai durar bem mais na sua mão, antes de precisar dar upgrade.

Mas voltando à pergunta original, essa aqui já atende seus requisitos, se você ignorar a parte do suporte à 5ª Gen (como eu falei). Se não, vai ter que ir atrás de uma h97.

EDIT: Fonte?

Obrigado pela análise, amigo! Vamos lá:

1. Putz, aqui foram dois pés na porta e um tapa na cara, mas tudo bem, a questão do upgrade futuro era mais uma segurança do que uma necessidade, realmente não sabia dessa semelhança tão grande entre as duas gerações, fica descartada então essa característica aqui pra mim como sendo essencial;

2. Outra questão também irrelevante, elenquei mais para não comprar uma mobo com tecnologia ultrapassada...mas até certo ponto, pois hoje é assim, só que nada impede que futuramente, pelo avanço tecnológico, essa limitação deixe de existir em novas placas de vídeo, vai saber...;

E sobre a configuração:

1. O SSD V300 é realmente inferior à linha Samsung 850 EVO, mas eu já possuo esse componente (esqueci de mencionar isso), comprei na baixa do dólar, trouxe de fora e foi bem mais barato do que se comprasse aqui. Tenho um SSD de 120GB no notebook (Kingston v300 também) e realmente dá e sobra para o sistema operacional e programas mais importantes. Talvez eu venda o SSD e pegue um Samsung 120GB 850 EVO, vou pesquisar a respeito. Mas mesmo o v300 me trouxe muito ganho na performance de disco rígido, SSD é uma coisa que eu não abandono mais, putz, voltar pro HD normal ficou difícil pra mim agora;

2. A CPU eu comprei usada, sai por 575 reais mais frete, preço bem abaixo da média do 4440 ou de qualquer i5 de 4ª geraçã,o e o cooler eu já tenho um Hyper T4;

3. As memórias também já possuo, são oriundas de promoção da sómemórias há mais de um ano atrás, demorou quase dois meses pra chegar, mas saiu por apenas 199+frete;

4. Eu comprei essa GTX 960 por cerca de 820 reais, tem cerca de 3 meses. A GTX era o meu sonho, mas, de lá para cá, com a alta do dólar (e olha que eu monitoro os preços e promoções diariamente, quase compulsivamente, esperando ter sorte de encontrar um bom preço nela), os preços da GTX 970 estão muito altos, é praticamente o dobro do valor da GTX 960. Sei do abismo que as separa, mas tive que tomar essa decisão por limitações no orçamento para montar o PC. Caso os preços baixem depois dos novos lançamentos da série 300 da AMD, eu repenso essa situação e posso vender a 960 e tentar comprar a tão sonhada 970.

A fonte eu também já tenho, uma Seasonic 520W plus bronze, que dá conta do recado. A sugestão de placa foi boa, obrigado, provavelmente será a minha escolha!

Obrigado, mais uma vez!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!