Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão para um PC para Jogos + Edição de Vídeo até R$6k


Posts recomendados

Estou querendo montar um desktop sem gastar "muito", tendo o melhor custo benefício e com um possível upgrade futuro caso veja necessidade!

 

Antigamente, eu entendia bem de desktops (sou da época que tudo era configurado por jumpers, irq, e essas coisas - não sou velho, só comecei bem cedo)!

Mas como ultimamente só ando usando notebook, fiquei por fora do que é bom e o que não é hoje em dia.

 

Resolvi montar um desktop porque meu notebook já deu o que tinha que dar e também preciso de um pc de verdade! Mas vamos lá para os requerimentos:

1. Edição básica de vídeo com o Adobe Premiere e After Effects (tenho como hobby a edição de video! não é o foco principal, isso não é meu serviço, é hobby)

2. Edição de fotos em modo RAW com o Photoshop e Lightroom (novamente, é hobby).

3. Jogos atuais.

4. Possibilidade de upgrade facilitada (colocar um SLI ou mais memória depois).

5. Possibilidade de fazer um overclock (principalmente pra jogos mais pesados e encodar videos).

5. Programação (esse sim é meu serviço, porém, em muitos caso uso Linux - programação PHP, Java, Python).

 

Periféricos e HD eu deixei de fora porque já tenho bastante aqui (inclusive SSD).

Atualmente tenho um notebook Dell 7520 SE, com i7 2.1GHz (8 threads), 8GB de ram, HD SSD de 500GB e video AMD Radeon 7730M. Roda alguns jogos (low, medio), e para as edições básicas de video que eu faço, atende muito bem (é um pouco devagar no after effects, mas nada que incomode). Digo isso devido aos requerimentos 1 e 2! ou seja, apesar de eu querer edição de vídeo e fotos, não é nada exagerado já q a config do meu notebook da conta do que preciso (mas podia melhorar um pouco).

 

Então, meu orçamento inicial era de R$4k, mas fazendo umas contas aqui, outras ali, consegui melhorar para R$6k (mas qto menor melhor).

 

Vamos as configurações que consegui fazer por um preço dentro da faixa:

- Processador:

i5 4690k (por mais R$200 pego um i7 4790k, o que seria bom para os vídeos, mas como disse, a edição de video e fotos é basica, e o ganho entre esse i5 e i7 não é tão grande no premiere pelo q olhei. seria mais pra renderização 3d).

 

- Memória:

2x4GB Kingston HyperX Beast 1866Mhz (ia pegar com clock de 2400, porém, vi que o desempenho ganho não compensa muito o custo e acho q ia sair do meu orçamento)

 

- Video:

MSI GTX 970 Gaming (tava de olho na EVGA GTX 980 Superclocked ACX 2.0, mas atualmente meu monitor é fullhd, e uma GTX 970 dá conta de jogos em fullhd com detalhes altos praticamente pela metade do preço e fazer 2 sli da 970 que sairia quase o mesmo preço da 980 parece ser melhor)

 

- Placa mãe: (aqui tá uma área q não entendo muito)

Asus VII Hero (peguei mais pela questão de overclock - só que ela ta bem cara se comparada com outras - R$1k)

 

- Fonte (não sei quanto realmente preciso.. calculei uns 500W e coloquei uma margem dentro do valor que quero pagar)

Corsair CX750M

 

- Cooler 

Corsair Hydro H90 (watercooler, mas pensando no silencio e overclock)

 

- Gabinete

Cooler Master CM690 III (preciso de algo organizado e que não pareça simplesmente uma caixa de metal).

 

 

 

Outras considerações:

Estou utilizando um monitor FullHD (resolução máxima de 1920x1080)! então não adianta nesse momento colocar uma placa de vídeo super boa, ou fazer SLI. Acho um desperdício colocar uma GTX 980, ou fazer um SLI nesse momento, porém, futuramente (daqui uns 3 ou 4 meses) pretendo comprar um segundo monitor com resolução maior, principalmente pra edição de vídeo e pensei, se for necessário, colocar uma segunda GTX 970 e fazer SLI.

Futuramente pretendo colocar mais 8GB.

 

 

Preço total:

R$5.5k (componentes em várias lojas diferentes).

 

 

O que vocês recomendam?

A configuração tá boa?

Existe placas mães de qualidade (gosto muito da Asus) com possibilidade de overclock facilitada e que principalmente tenham um bom som onboard de menores preços?

Se eu trocar o i5 pelo i7, ainda fico dentro do meu orçamento, mas esses ~R$200 poderia investir em outra coisa.

 

Coisas que podem reduzir bem o preço pra troca por outros componentes.

- Placa mãe (atualmente essa tá na faixa de R$1k)

- Gabinete (~R$500)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, essas mobos da Asus são um completo desperdício. A menos que você vá fazer OC em subzero, o que vai mandar no seu OC é puramente o processador, a mobo não vai influenciar em quase nada. Você poderia muito bem pegar uma placa z97 com suporte para SLI, e ser perfeitamente feliz com ela.

 

Inclusive, faça isso, e pegue o i7 4790k. Além do clock maior, tem também cache maior, e o HT pode ser extremamente útil; como programador, você deve saber que hoje o foco é conseguir paralelizar tarefas, e threads extras (mesmo que virtuais) são de grande ajuda nisso.

 

Você já tem um SSD, certo? Se não, compre um 850 EVO de 120gb, que você econtra por +/-300 R$ no mercado livre.

 

Por fim, quanto ao monitor, eu sugiro você pegar o Dell U2515h. Não fica grande demais pra games, mas ainda tem aquele boost do 1440p; e na hora da edição, é um painel IPS com calibração manual de fábrica, suas imagens vão ficar lindas! Considerando que tá 1575 R$, direto no site da Dell, é uma opção bem diferente das tradicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

Sim, a unica coisa que não me agrada nessa lista realmente é a placa mãe da asus! não sei se compensa o valor!

Vi algumas outras com chipset z97 muito mais em conta.

 

Sobre o SSD, eu tenho um da samsung de 500gb "sobrando" aqui (é o que estou usando no notebook, mas como tambem tenho um hd hibrido de 1tb e o foco do notebook agora vai ser somente trabalho, vou colocar esse de 1tb nele, e o SSD vai pro desktop).

É um Samsung 840 EVO! Tem muita diferença pro 850?

 

Por enquanto, as unicas modificações até o momento:

Trocar a placa mãe por um modelo mais em conta (vi algumas da Gigabyte e MSI por praticamente a metade do preço) = -~R$500

Trocar o processador pelo i7. = +~R$200

 

Uma economia de ~R$300 (o que poderia ser utilizado pra pegar um SSD de 120gb do modelo sugerido -> Samsung 850 EVO)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...