Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alteração de Circuito 12V


higorster

Posts recomendados

Muito bom dia(boa tarde ou boa noite :confused: ) aos companheiros. Possuo uma dúvida e ficaria extremamente grato a quem pudesse me ajudar.

Tenho um veículo, o qual vai ser agregado para uma empresa, e no contrato solicita a instalação de uma sirene, modelo X ou similar.

Obviamente fui na similar  :lol: por ser incrivelmente mais barata e ter os sons idênticos ao da outra, além de ter procedência. Comprei, e funciona perfeitamente, porém os caras são chatos, e a sirene adquirida não possui uma função: Um interruptor do tipo "vai e volta sem travar"(esqueci o nome) que tenha a função de habilitar apenas um toque na sirene, chamado por eles de Horn. Ou seja, um interruptor que faça um dos tons de buzina.

 

A sirene funciona da seguinte forma: Possui um interruptor do mesmo tipo citado acima, que pressionado uma vez aciona um tom 1 de sirene, pressionado de novo aciona tom 2, e pressionado novamente aciona tom 3, bastando apertá-lo de novo para silenciar após o último tom, ou deixá-lo apertado a qualquer momento. Tem um interruptor comum que serve para acionar as luzes do teto.

Abri o aparelho, porém entendo o básico do básico de eletrônica e fiquei perdido. Se fosse um botão para cada tom de sirene, eu faria a modificação com facilidade, mas como é apenas um que alterna entre os três tons, fica a pergunta:

 

- Como fazer para colocar outro interruptor que toque uma das sirenes(preferencialmente o segundo tom) apenas enquanto estiver pressionado? Diferente do de fábrica, que com um toque já dispara a sirene direto e alterna entre as 3.

 

Segue uma foto do circuito.

wvzx8j.jpg

 

O botão da esquerda é o da sirene, o fio à esquerda dele vai para a marcação GND(não sei se está montado corretamente), e o da direita vai pra perto de diversos resistores. Quando jogo 12V no polo da direita desse botão, ele dispara a sirene como se eu tivesse acionado normalmente pelo botão.

 

Muito obrigado a quem puder dar uma luz e me ajudar a economizar 1200 reais. Rs.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @higorster , seja muito bem vindo!

Na placa tem um CI, peça preta inferior a esquerda com 20 pinos.

Veja o código impresso nela e informe-nos.

Se possível, tire uma foto ou várias com zoom maior onde dê para ver o máximo de detalhes.

 

Primeiramente muito obrigado pelas boas vindas e pela atenção. Vou estar postando fotos mais detalhadas e com zoom melhorado.

O código do CI é ATTINY2313-20PU, sendo que logo acima dele vem ATMEL(Creio que seja isso) 1019. Outras duas peças, conforme as fotos, também possuem numeração.

 

ddnnnb.jpg

2sblri9.jpg

2wnmwes.jpg

 

Novamente muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conheço muito bem o microcontrolador ATtiny2313.

A questão é: É ele que gera o som (duvido!) ou é esta peça, antigamente muito usada para tocar aquelas musiquinhas chatas em caminhão de gás.. similar a esta:

http://www.engineersgarage.com/electronic-components/um66-ic

Veja se consegue ler o código dela.

pN5Pli.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha nem reparado essa peça, RS, tomara que seja ela. A numeração está um pouco difícil de ver, mas acho que consegui: MC340, abaixo 64P-5 e abaixo 524. Não consegui focar direito nela :/

Obrigado novamente! Já clareou bastante minhas idéias mesmo antes de saber do que se trata. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece ser apenas o MC34064, um supervisor de tensão para detectar se a tensão está baixa.

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/MC34064-D.PDF

 

Parece que o attiny faz todo o serviço.

A solução é reprogramá-lo para atender as suas necessidades.

Se souber como gravar ele, grave os tons que ele faz (pode gravar pelo próprio celular em MP3 ou outro formato de áudio) e poste em algum lugar pra gente ver, ou melhor, ouvir.

Vamos tentar refazer o programa do attiny do forma como quer.

Aí você adquire um gravador AVR e por menos de 50,00 (já com despesas postais)  você resolve o problema de vez.

edit:

Pra refazer o programa, obrigatoriamente terá que ver tudo que entra e sai nos pinos do attiny.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando diz gravar os tons é por um gravador de áudio externo ou vídeo pra gravar e por a sirene em funcionamento?

Pergunta leiga burra(rs): Esse controlador assume a função de enviar um dos tons para o sonofletor de acordo com a tensão que chega em cada um dos 3 contatos dele? Caso seja isso, funcionaria se eu puxasse 12v das luzes, passasse pelo interruptor e colocasse um resistor adequado, levando a tensão em contato com o pólo correspondente? Caso tenha falado completamente besteiras desculpe.

De qualquer forma, antes gastar 50 do que 1200, rs.

Obrigado novamente companheiro!

Vendo direito o arquivo do link e alguns vídeos percebi que falei besteira, kkkk...

Acho que isso vai além dos meus conhecimentos de levar 5 dias pra fazer umnpisca de led, hehehe...

Será que no RJ tem alguém ou alguma loja que faça esse serviço de reprogramar adicionando a função e o interruptor que preciso? Moro próximo a um bairro que tem diversas lojas de eletrônica e algumas de reparo, mas não sei se o pessoal lá tem esse conhecimento, além do valor cobrado que pode não ser muito justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Moleza!

Com um AT89C51, 12x mais lento,  já fiz melhor que isto.

Vou reproduzir (hoje a noite) os 3 tons no Arduino e vou gravar pra você ver se ficou. Depois é só compilar para o ATtiny.

Fica faltando saber qual pino sai para o amplificador.

Em que pino do attiny está lidado este fio do botão (push-botton NA) que vai a J5.

post-387879-0-45241700-1434304861_thumb.

 

E se tem mais pinos ligados a outros componentes.

O ideal seria teirar o esquema.

.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso, rsrs, ficou show... Obrigado, ajustando da forma certa eu conseguiria configurar ele pra além das sirenes da forma que são, ter o botão principal como Horn ou adicionar um botão para essa função com um dos tons?

Vendo pela corrosão ou com um multímetro consigo descobrir o pino referente ao J5 e os outros?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que fazer uma análise reversa do circuito.

Dá entrada do amplificador dá pra chegar ao pino que sai os tons, mesmo que passe por outros componentes.

O TDA1557Q é stereo... por acaso está com 2 alto-falantes?

Bom, em todo caso os pinos de entrada são 1 e 13.

Tem que seguir até o pino do attiny.

2Vq6X0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um falante mesmo, é um "driver de corneta" parecido com esses de som automotivo. Vou tentar chegar aos pinos referentes no TDA e no attiny e postar o que consegui descobrir amanhã, o carro todo escuro agora fica ruim, to sem fonte externa pra ligar a sirene fora dele. Vou ver se providenciou isso também. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...