Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com opamp (pré amplificador de audio)


Posts recomendados

@ChicoDaRave

 

 

 

Se for usar o amplificador proposto pelo mroberto98, remova o capacitor de derivação do emissor. Caso contrário, o ganho não será aproximadamente dado por -RC/RE, mas sim será maximizado (em valor absoluto) de acordo com a resistência intrínseca do emissor re (ou r'e).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

 

 

 

Certo, eu não havia reparado nesse resistor em série com o capacitor do emissor que você disse para adicionar ao circuito do diagrama. Você deve estar querendo esse resistor no cálculo do ganho em AC, mas não na polarização do transistor F5Rua4D.gif.

 

 

 

Bem, acho melhor explicar isso para o ChicoDaRave, visto que aparentemente ele quer saber sobre um ganho em torno de 5 e não mais em torno de 10 (em valores absolutos).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, me perdi pessoal!

Com ou sem cap C3? Com ou sem R5? Valores do desenho ou da explicação?

 

Mais um pepino, não tenho resistores de 1k5, nem 5k6.

Mais próximos 1k, 2k, 4k7, 5k1 e 6k8.

Também não tenho cap de 4.7uF, estou usando 10uF na saída

 

Montei o circuito do desenho com os valores originais (salvo exceções especificadas), coloquei um pot na entrada para ter controle de volume como o mostrado no circuito do MOR, ficou assim:

-Com R2 = 10k - deu forte perda de graves e grande perda de agudos, ganho extremamente sensível.

-Com R2 = 20k - parou de funcionar.

-Com R2 = 10k sem C3 - Amplifica ok porém dá perda de agudos.

-Com R2 = 20k sem C3 - parou de funcionar.

-Com R2 = 10k com C3 + resistor 680r - Deu perda de agudos e de graves de leve, a onda ficou meio ondulada visível de 70hz a 700hz.

-Com R3 = 5k1, R4 = 1k, R1 = 10k, R2 = 1k, C3 = 100uF + R5 = 680R - Perda de graves e agudos, ondulação na onda.

-Com R3 = 5k1, R4 = 1k, R1 = 10k, R2 = 2k, C3 = 100uF + R5 = 680R - Perda de agudos, perda de graves de leve, leve ondulação.

-Com R3 = 5k1, R4 = 1k, R1 = 10k, R2 = 2k, sem C3 - Leve perda de agudos e graves.

 

Estou usando um pot linear de 100k para controle do volume, o ajuste fica muito crítico pro lado do máximo.

 

Me perdi mesmo pessoal, desculpe e obrigado pela atenção.

 

Edit: PS: o circuito anterior (opamp) com 7809 + cap na alimentação do opamp praticamente zerou o ruido do carregador, se não tiver outro jeito vai assim mesmo, problema é que me aumentou o consumo nuns 5mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, montei assim:

1k5 = 2k (com 1k o sinal não chegava a 0dB)

5k6 = 5k1

220uF = 10uF, 100uF e 470uF (na prática não mudou nada).

O consumo ficou meio alto, em torno de 2,5mA (pra um canal só).

Resposta:

post-745707-0-42573600-1438574704_thumb.

 

Baixando o ganho um pouco deu pra notar um ruidinho entrando mas pode ser da fonte, não liguei no amplificador pra ouvir se é muito notável.

post-745707-0-54557200-1438575115_thumb.

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pratica e na teoria muda sim 10uF no lugar de 220uF, 10uF tera perda dos graves!

Sobre o ruido, sim é da fonte! Experimente ligar ele numa bateria isolada!

Esse circuito nao capta ruido de 60hz, nem 120hz facilmente!

Brinque com essa modificaçao:

Modificacao em anexo:

O indutor, pegue um fio fininho esmaltado ou se nao tiver, pode ser aqueles cabinhos finos mesmo!

Enrole em um lapis ou uma caneta, pelo menos umas 10 a 20 voltas...

*quanto maior o diametro do lapis/caneta, melhor! E quanto mais voltas, melhor tambem! E se puder, enrole as espiras uma em cima da outra, evite por uma do lado da outra, pois ai o comprimento aumenta e a indutancia diminui!

O capacitor de preferência ceramico!

post-668745-0-20827000-1438611964_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia prezados!

Desculpe a demora para dar um parecer, minha vida virou de cabeça pra baixo nesses últimos tempos, descobri que tenho algo no fígado, já passei por 2 médicos, vários exames de sangue, ultrassom, biopsia... ninguém sabe dizer o que é... antes que digam que é de cachaça já digo que bebo muito pouco e raramente. hehehehe

 

Seguinte, por acabar ficando com o prazo apertado na época eu acabei ficando com o que estava mais fácil/pronto e com o melhor resultado, que era o circuito do MOR e coloquei um LM317 na alimentação dele.

Acabei apresentando lá assim mesmo, foi bem, apareceu de leve só um ruidinho de um conversor DC-DC que estava ligado na mesma bateria.

 

Agora estou com outro problema que está envolvendo esse mesmo circuito.

Na mesma bateria vou ligar um notebook e amp (onde está o amp está também o preamp).

Pra facilitar a explicação eu fiz esse desenho simples:

post-745707-0-72382500-1447316678_thumb.

 

Eu estava com medo de ligar a "gambiarra", acabei ligando e aconteceu o seguinte: um ruido bem estranho e apareceu uma corrente "alta" (~500mA) entre o negativo da bateria para o amp mesmo com o volume no zero!

Não entendo da coisa, mas acho que tenho um problema de "ground-loop", que ai mesmo eu não entendo nada!

Pouco antes de ligar eu tinha feito umas medições no equipamento.

TODO ele compartilha o mesmo terra: entrada do DC-DC para a saída dele, da entrada de fonte do note para o conector USB, da entrada USB até a saída de audio da placa de som (externa), tudo deu 0R.

Pesquisei rapidamente e pelo que entendi se eu usar um OPAMP em modo diferencial eu consigo resolver o problema, pensei em modificar o meu pre-amp se posível for.

Posso contar com vosso auxilio?

Faço um novo tópico ou podemos continuar por aqui mesmo?

Os requisitos são os mesmos iniciais porém adiciona o diferencial (espero que facilite a coisa ufff).

 

Agradeço demais qualquer ajuda.

Obrigado novamente.

Um abraço a todos.

 

PS: Para facilitar estou postando o último circuito que desenhei na época que é o provido pelo MOR, creio que esse mesmo é o que está aplicado.

post-745707-0-90889200-1447317148.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...