Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
raulgrangeiro

FSB variando? É normal ou bug do software?

Recommended Posts

Galera, hoje percebi uma coisa que me deixou de orelha em pé e queria saber a opinião de vocês a respeito:

Quando eu coloco o GPU-Z pra fazer um teste de render em janela, e juntamente o Winrar pra testar o processador, o CPU-Z mostra o FSB variando: na maioria das vezes diminui e as vezes aumenta, fazendo o clock do processador ir de 500 MHz a 6 GHz. Em contrapartida o Aida64 não mostra nada disso, mostrando somente o clock normal de 2,83 GHz.

Confira no vídeo abaixo:

https://www.dropbox.com/s/kot84ftnr57rsjv/FSB variando no processador.wmv?dl=0

Obs: Baixe o vídeo para melhor qualidade. São somente 17 MB.

O que vocês acham disso? É bug do CPU-Z ou meu PC está com problemas?

Estou preocupado! Se puderem me ajudar agradeço demais!

Fiquem com Deus!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pequenas variações do FSB são permitidas, no entanto como a leitura do CPU-Z é via software pode ser algum problema de leitura mesmo.

Veja se desabilitando o EIST (BIOS) esta variação diminui, porque ele é quem faz a CPU entrar em modos mais econômicos, mas para este processador como o multi é limitado a economia é pequena. Como está usando uma GA-G41MT-S2P você deve conseguir um pequeno overclock se desejar extrair um pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Pequenas variações do FSB são permitidas, no entanto como a leitura do CPU-Z é via software pode ser algum problema de leitura mesmo.

Veja se desabilitando o EIST (BIOS) esta variação diminui, porque ele é quem faz a CPU entrar em modos mais econômicos, mas para este processador como o multi é limitado a economia é pequena. Como está usando uma GA-G41MT-S2P você deve conseguir um pequeno overclock se desejar extrair um pouco mais.

Até agora não senti necessidade de fazer over. Nenhum jogo que joguei houve gargalo de VGA devido a processador, mas caso haja farei sim =)

Também pensei ser erro de leitura, pois não sinto nenhum problema de performance aqui. Se isso realmente ocorresse eu deveria sentir lentidões e travamentos, não é?

Conhece algum outro software para medição de FSB em tempo real?

Fico aguardando. Deus o abençoe!

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Fiz o teste com o HWM Blackbox e ele registrou assim: o clock não diminui, ou seja, fica sempre em 2,83 GHz, mas as vezes vai pra 5 GHz em todos os núcleos e as vezes vai pra 5 GHz um único núcleo.

Também baixei o CPU-Z 1.70 e testei nele e registra o mesmo da versão mais atual.

Será que minha placa mãe está danificada?

Fico no aguardo. Deus os abençoe!

EDIT:

Fui no BIOS e fixei o FSB em 333 para testar, pois estava no automático. A mesma coisa acontece com FSB fixado.

Observei também que os programas não registram o "overlock temporário" do processador ao mesmo tempo, ou seja, enquanto um diz que ele tá em "over" o outro diz que ele está normal. Além disso só o CPU-Z registra os clocks abaixo de 2,83 GHz quando em full load.

Alguma opinião?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais