Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de dados de um HD defeituoso


Posts recomendados

Olá, pessoal. Tudo bom?

 

Essa semana um dos meus HDs Seagate Barracuda 7200.12 7200rpm 32MB Buffer SATA II de 1TB parou de funcionar. Eu estava mexendo no computador normalmente, mas de repente o HD começou a fazer barulhos e em menos de dois minutos "morreu". O sistema Windows (no caso uso o 7 Ultimate) não reconhece mais o HD e não dá boot se ele estiver conectado, mas sistemas Linux em Live CD reconhecem o mesmo, assim como a BIOS da placa-mãe. Ao entrar em alguma distro Linux através do Live CD o HD é reconhecido normalmente, dá para ver qual é o espaço total do HD, o espaço ocupado e o espaço livre do mesmo, tudo corretamente, mas não dá para acessar seus dados. Ao tentar montar e acessar o HD, demora um bom tempo para o sistema dar uma resposta e no final ele dá um erro e simplesmente abre uma janela vazia, como se fosse o conteúdo do HD. Parte dos dados eu possuo backups, mas infelizmente não de tudo, especialmente arquivos secundários que me são importantes.

 

Já encomendei novos HDs para substituir tanto esse HD defeituoso como o sadio, pois ambos são datados, fora um HD externo, para backups, cada um com 2TB de armazenamento e eles devem chegar semana que vem aqui em casa. Entretanto, preciso dos meus dados "perdidos" de volta. Baixei uma distro Linux especializada em recuperação de dados, a Redo Backup & Recovery 1.0.4 e a coloquei num Live CD, mas estou com dificuldades de usar. O receio de fazer alguma besteira é grande, mas preciso recuperar meus arquivos de alguma forma.

 

Levando tudo isso em consideração, gostaria de receber dicas de como proceder, seja eu mesmo aqui em casa ou mesmo recomendações de estabelecimentos especializados de confiança, pois desconheço sobre tais empresas. Moro no interior de Minas Gerais, então com certeza não há nenhum desses em minha cidade. Mas se alguma empresa trabalhar com envio pelos CORREIOS estou disposto a arriscar, se necessário. Se possível, algum de Belo Horizonte, mas se não for possível pode ser de outro estado, desde que seja um estabelecimento realmente digno de confiança. E por fim, dicas de como devo proceder com esse tipo de empresa, pois não tenho experiência com isso.

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Se são dados importantes aconselho a mandar para uma empresa especializada,( os custos serão elevados ) se quiser arriscar tente com o Hirens Boot, com o mini Xp, ou 7 dependendo da versão, se não conseguir dessa forma pode tentar também com o Hirens em alguns programas instalados no cd, note que em HDs de grande capacidade irá demorar muitas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Se são dados importantes aconselho a mandar para uma empresa especializada,( os custos serão elevados ) se quiser arriscar tente com o Hirens Boot, com o mini Xp, ou 7 dependendo da versão, se não conseguir dessa forma pode tentar também com o Hirens em alguns programas instalados no cd, note que em HDs de grande capacidade irá demorar muitas horas.

 

O HD só é reconhecido pela BIOS da placa-mãe ou por distros Linux. No Windows se o HD estiver conectado não dá nem boot. Você conhece alguma especializada em recuperação de dados em HDs defeituosos?

 

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Hirens dá pra usar programas como o Diskdigger, Recuva e etc. Perdi um hd de notebook há alguns anos atrás, e com muita paciência e usando os aplicativos do Hirens eu consegui recuperar bastante coisa.

Em relação à empresas, eu também não posso te indicar, mas à época eu conversei com um conhecido que trabalha em uma loja de informática, e ele me disse que a brincadeira poderia passar fácil dos R$ 5.000,00, dependendo do tipo de serviço a ser feito. Depois dessa notícia, óbvio que não procurei mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá mas já tentou pelo Hirens? É que dentro dele tem inúmeras ferramentas de recuperação de dados, quanto a empresas lamento mas não moro no Brasil.

 

Olá. Essa distro eu não tentei. Não conheço essa distro. Baixei a Redo Backup & Recovery 1.0.4 e francamente não sei usar. Esse Hirens é simples?

 

 

No Hirens dá pra usar programas como o Diskdigger, Recuva e etc. Perdi um hd de notebook há alguns anos atrás, e com muita paciência e usando os aplicativos do Hirens eu consegui recuperar bastante coisa.

Em relação à empresas, eu também não posso te indicar, mas à época eu conversei com um conhecido que trabalha em uma loja de informática, e ele me disse que a brincadeira poderia passar fácil dos R$ 5.000,00, dependendo do tipo de serviço a ser feito. Depois dessa notícia, óbvio que não procurei mais informações.

 

Ok, mas essas ferramentas são intuitivas e simples de se usar? Eu tenho um certo conhecimento de informática, mas esse tipo de procedimento nunca fiz, então estou com muita dificuldade. Tentei usar o Redo Backup & Recovery 1.0.4 e francamente não faço ideia nem de como usar. Esse preço de cinco mil reais realmente inviabiliza a brincadeira, mas sei que para fazer orçamento esse pessoal não cobra, então na pior das hipóteses eu teria prejuízo só do frete. Estou tentado a pelo menos orçar o serviço desse pessoal, mas não conheço nenhuma empresa de confiança que faça isso. Mandar para qualquer um não é opção.

 

Em todo o caso, agradeço a atenção. Se alguém puder me indicar alguma empresa boa para esse fim, ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é justamente esse: pelo alto custo do serviço, são poucas as pessoas (pelo menos pessoas físicas) que teriam disposição ($$$) para fazer o serviço e poder dar referências, então talvez seja difícil obter essa informação.

Cara, eu também tenho conhecimento apenas básico em informática, mas usando o hirens (rodando de um pendrive) e um hd externo eu consegui salvar mais de mil fotos de um hd que não era mais reconhecido pelo windows. Depois desmontei o hd do computador, coloquei-o em um case, e via usb consegui recuperar mais alguma coisa. Existem muitos tutoriais na internet para isso.

É importante lembrar, no entanto, que segundo algumas empresas de recuperação, dependendo do defeito do hd, a medida em que vai se tentando recuperar os dados (ainda mais de forma "amadora") maiores são as chances de danificar ainda mais o hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante lembrar, no entanto, que segundo algumas empresas de recuperação, dependendo do defeito do hd, a medida em que vai se tentando recuperar os dados (ainda mais de forma "amadora") maiores são as chances de danificar ainda mais o hd.

 

É por isso que estou cogitando me utilizar dos serviços de uma dessas empresas. Quanto mais eu mexer aqui, mais problemas pode apresentar. Eu não sei mais o que fazer.

 

Olá

Para ter uma ideia : 

 

Cara, meus dados não foram deletados. O HD deu foi zica mesmo. E o Windows não dá boot com ele conectado. Só é reconhecido pela BIOS da placa-mãe e por distros Linux, mas seus dados não podem ser acessados, apesar de mostrar corretamente a capacidade do mesmo, o espaço ocupado e o espaço livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...