Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Utreise

RESOLVIDO i3 4150 - Fan barulhenta

Recommended Posts

Comprei o i3 4150 com a placa-mãe H81M-C há alguns meses e desde o primeiro dia, o fan do processador faz um som insuportável.

Não é exatamente um barulho alto, é mais como um zumbido incessante, meio baixo até, mas sempre perceptível e que me incomoda demais.

Antes eu tinha um Athlon X2 4200 e era completamente silencioso, só se ouvia a placa de vídeo no momento que ia jogar. Mas esse i3 fica assim o tempo inteiro, jogando ou com todos os aplicativos fechados.

Mudei na BIOS a configuração para modo silencioso, o que melhorou um pouco, mas não muito.

Tenho o Windows 8.1 instalado também.

Queria saber se é normal e o que fazer para acabar com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende alguma vezes pode sim parecer normal pois como ja sabe a velocidade diminui ou aumenta conforme a necessidade do processador em uso mas se caso ele esteja dando este incomodo tente trocar de fan. mas se caso não tiver apto a comprar bom verifique a conexão junto a placa mãe se esta bem instalado em conectado a placa mãe, verifique também se a placa mãe esta bem posicionada no gabinete quando ela é acoplada nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que o fan esteja bem instalado porque ouvi os 'cliques' de quando ele trava. Eu pensei nisso de talvez a placa-mãe não estar bem fixada, mas estou para comprar um novo gabinete e testarei isso depois.

Ontem enquanto digitava o tópico, a CPU no gerenciador de tarefas estava oscilando entre 2% e 3%, com alguns picos de 10%, e o som da fan estava incomodando muito.

Só queria saber mesmo se é normal isso, porque me parece muito estranho. Estava vendo de comprar um fan nova e silenciosa caso não há nada a se fazer, alguma recomendação?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que o fan esteja bem instalado porque ouvi os 'cliques' de quando ele trava. Eu pensei nisso de talvez a placa-mãe não estar bem fixada, mas estou para comprar um novo gabinete e testarei isso depois.

Ontem enquanto digitava o tópico, a CPU no gerenciador de tarefas estava oscilando entre 2% e 3%, com alguns picos de 10%, e o som da fan estava incomodando muito.

Só queria saber mesmo se é normal isso, porque me parece muito estranho. Estava vendo de comprar um fan nova e silenciosa caso não há nada a se fazer, alguma recomendação?

E as temperaturas, como estão?

De qualquer forma, tente retirar o fan e instalar novamente. Hove um ocasião que só o fato de reinstalar o fan (eu nem tirei o heatsink, foi realmente só o fan) deixou muito mais silencioso, sei lá eu porque...

Outra coisa que você pode tentar, se tiver um espírito de gambiarra, é prender o fan usando fita (ou abraçadeiras) e uma esponja, para reduzir a vibração e o baralho. E, aproveitando, pode também jogar o fan fora e colocar um de 120 ou 140mm, que você pode fixar usando... bem, o mesmo que eu disse acima. Eu fiz um mod desses em um PC pronto da HP; a temperatura subiu uns 15º C em full load, mas ficou completamente silencioso, simplesmente fazia barulho ZERO.

Compartilhar este post

Link para o post

Temperaturas entre 34-40ºC.

Eu havia retirado o heatsink e o fan uma vez, fiquei até com medo de estragar a pasta térmica, e não havia resolvido.

Fiz agora de novo - não consegui entender como tirava o fan sem tirar o heatsink, então tirei tudo de novo, e então desacoplei o fan em seguida e mudei-o de posição. Mudei o heatsink de posição também e encaixei tudo de volta.

Nesse momento, digitando aqui, estou novamente com os 2-3% de uso da CPU e essa temperatura acima e, não sei se estou tentando me enganar ou se estou me esforçando para ouvir o som, mas me parece que o barulho parou. Fiz uns testes aqui, abri vídeos e tal para o processador trabalhar e continuo não ouvindo nada.

Depois dou uma atualizada no tópico caso continue assim ou volte a fazer barulho, mas por enquanto, muito obrigado! :D

Edit:

Fiz mais uns testes, agora com jogos e várias coisas abertas e realmente o barulho sumiu. Finalmente terei paz, e ainda não precisarei gastar com outras coisas.

Agradeço a ajuda novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais