Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posso saber se minha placa mãe está queimada?


Posts recomendados

Ola, tenho um computador aqui, ele precisa ser formatado mas não aceitou o driver de instalação do S.O. o sistema iniciava até a tela de logon, mas antes dela ele reinicia, mas no modo de segurança entra direto. Hoje eu fui liga-lo e ele nao apareceu mais imagem, nem o cooler do processador está funcionando, agora fico em duvida se queimou minha mobo, meu cooler, ou a entrada VGA ? Só para constar, ja troquei os slots de memoria testando com 2 memórias iguais alternando slots e deixando-as sozinhas, outra coisa que notei, é que os leds do gabinete (o de pc ligado e a vermelha do hd) ficam acesos, e o processador fica quente, o que me faz diminuir as esperanças da placa ter morrido.  Podem me ajudar nessa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum técnico conseguiria afirmar isso, somente após experimentar todos os procedimentos padrões, esses que voce já fez e o que foi sugerido, que é pegar outra placa compatível com seus hardware como processador e memória, colocar tudo nela e ligar, se funcionar ele irá afirmar que é a placa com certeza, então faça voce esse teste se tiver condiçoes e outra placa para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testou com outra fonte? Tentou resetar o Bios?

Ainda não testei com outra fonte, é o seguinte, o computador liga de boa, a fonte roda, os leds do gabinete para o HD acendem, mas não da imagem e aquela coisa do cooler não rodar, não consigo testar em outro monitor, porque o outro que eu tenho aqui é DVI e a placa só aceita VGA.

Nenhum técnico conseguiria afirmar isso, somente após experimentar todos os procedimentos padrões, esses que voce já fez e o que foi sugerido, que é pegar outra placa compatível com seus hardware como processador e memória, colocar tudo nela e ligar, se funcionar ele irá afirmar que é a placa com certeza, então faça voce esse teste se tiver condiçoes e outra placa para tal.

É o que pretendo fazer, amanhã tenho curso, e faço de hardware, la deve ter uns coolers de intel sobrando, vou pegar um emprestado e testar na minha placa, se não rodar poderia ter a possibilidade dela ter queimado mesmo '-' ...

 

Só uma pergunta, algum de vocês sabem, que se uma mobo queimou, se eu apertar o "power" a fonte vai ligar ? ou nem da sinal de vida ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A expressão "a placa queimou" ela é usada por padrão, mas ela não é muito adequada, para dizer isso teria que ser um tremendo regime de curto circuito que queimaria boa parte dela.

A estrutura física e  eletrônica do ponto de vista do diagrama, é muito complexa, então um pequeno componente pode dar defeito e paralizar apenas setores da placa mãe, mas vitais ao funcionamento da mesma, portanto mesmo com o cooler girando não dá para afirmar com certeza de que a placa "queimou" ou não.

Como ninguem consegue consertar uma placa mãe, salvo quando o defeito é muito visivel como capacitores estufados ou vazando, mesmo assim corre o risco de trocar e acontecer no mesmo instante, porque em eletrônica tem que pesquisar a causa para combater o efeito.

Por isso que se ve no lixo placas novíssimas do ponto de vista vizual, sem cheiro de queimado, mas não funciona por algum problema, às vezes em um pequenino componente ou dentro de um CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...