Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RQz

RESOLVIDO Java - Certificação Digital

Recommended Posts

Prezados, sei que a dúvida que trago não tem relação direta com programação, mas pelo fato de que esta é a área de java, e vários membros aqui tem bom domínio de Java, talvez possam me ajudar.

O fato é que muitos tribunais de justiça Brasil à fora utilizam a plataforma E-SAJ (softplan) para o processo judicial eletrônico/peticionamento eletrônico. Tal plataforma funciona com base em Java - tanto é que na verificação dos requisitos sempre pede a versão mais atual. Pouco mais de 2 meses atrás eu conseguia autenticar e passar no teste de requisitos do TJ SP sem problema algum, rodando em Win 8 x64 single language/antivirus AVAST/Mozilla Firefox/Java mais recente à época.

No entanto, devido à necessidade de trocar o Hd de meu computador (narrada em outro tópico aqui no Clube do Hardware), acabei efetuando um upgrade de SO, migrando para o Win 8.1 pro x64. Fora a substituição do Hd e do SO, nada mais foi alterado na máquina (software e hardware), exceto as necessárias atualizações dos programas, incluindo o Java. Após esta atualização, reinstalei os drivers do token de segurança da OAB, os certificados necessários, e não consigo mais autenticação.

O problema se torna um pouco mais complicado pois consigo tal autenticação, por exemplo, nos TJ´s do Acre e de Santa Catarina, que também usam E-SAJ, mas não consigo fazê-lo no TJ SP. Quando tento a autenticação, o sistema exibe uma caixa de diálogo afirmando que "a conexão com este site não é confiável" - Site: https://esaj.tjsp.jus.br:443. No campo observação, "o certificado não é válido e não pode ser usado para verificar a identidade deste site". Quando clico em continuar, o item Acesso ao servidor via Applet do E-SAJ exibe a mensagem "Não foi possível acessar o servidor para transmissão de dados. Verifique em seu navegador de internet as configurações de proxy e de segurança".

No firefox já selecionei todas as opções possível em relação ao proxy, adicionei o site esaj.tjsp.jus.br na lista de sites seguros, instalei o certificado do site, obtido junto à certisign e até agora nada. Já desativei firewall do windows, desinstalei o avast, e nada.

A versão Java instalada em meu computador é a 8 update 45 (instalação da x86 e x64), o firefox é o 38.0.5, e o único aspecto que eu não consigo me lembrar é se a caixa de mensagem "a conexão com este site não é confiável" - Site: https://esaj.tjsp.jus.br:443" aparecia antes, quando o sistema ainda funcionava.

Sei que o problema é bastante peculiar, mas agradeço por qualquer sugestão ou "luz" que puderem dar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complementando a dúvida acima com mais informações, tentei os mesmos procedimentos em um outro computador, rodando win 7 x64, e obtive os mesmos resultados.

No entanto, instalei o Ubuntu 14.10 x64 em uma máquina virtual, e depois de iniciá-lo, instalei o Java 8 através do terminal. Para minha surpresa, a parte Java da autenticação funcionou 100%. Só não fui adiante porque ainda não havia instalado os certificados necessários.

Ou seja, no Ubuntu o e-SAJ funcionou. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ola RQz,

Acabei de descobrir como corrigir este erro basta você abrir o as configuraçoes do java através do painel de controle e na aba geral que é a primeira que aparece você vai em (definiçoes) apos você clicar ira abrir um janela, va em (Excluir Arquivos...) marque todas aas opções e clique em ok pronto. pode testar seu navegador.

ate mais e tomara que certo pra você porque aqui deu.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Leanderson, és um gênio! Eu já havia tentado tudo (bom, quase tudo), e não conseguia fazer o sistema funcionar nem por decreto! Estava peticionando pelo Ubuntu em máquina virtual, mas agora está tudo 100%. Muito obrigado meu amigo!

Problema resolvido!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

Por favor, me ajudem com um problema que já não sei mais o que fazer. É o seguinte: Já instalei os certificados digitais, o java atualizado, tudo...

Meu token funciona no PJE, também já peticionei no PROJUDI, porém, quando vou usar o E-SAJ, aconteceo seguinte: consigo entrar, consultar processos, mas na hora de juntar, por exemplo uma contestação, até consigo ir progredindo, selecionado o tipo de petição, cateogoria, etc, o sistema identifica meu token, quando adiciono um arquivo em pdf e clico em "ASSINAR E ENVIAR", aparece a mensagem, depois de uns 2 segundos, "NÃO FOI POSSÍVEL ENVIAR OS DOCUMENTOS PARA O SERVIDOR". E já fiz o que o Rqz orientou, e não funcionou...

Quem tiver uma luz, ficarei muito grato... estou perdendo prazos de processos...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia. Também tenho o mesmo problema. Não sei mais o que fazer. É somente no applet. Dá o mesmo erro (https://esaj.tjsp.jus.br:443

Ele reconhece o token e tudo o mais, mas esse erro persiste.  Será alguma configuração no navegador?  já fui na aba de segurança, ativei o site tjsp e o esaj, tenho o java atualizado, já apaguei os dados do java, inclusive no registro. Reinstalei e nada. 

Alguém, por favor!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia!

Ola mistico hp, estou com o mesmo problema seu... erro 443.. você conseguiu resolver???

grata

Em 15/06/2016 às 10:22, mistico hp disse:

Bom dia. Também tenho o mesmo problema. Não sei mais o que fazer. É somente no applet. Dá o mesmo erro (https://esaj.tjsp.jus.br:443

Ele reconhece o token e tudo o mais, mas esse erro persiste.  Será alguma configuração no navegador?  já fui na aba de segurança, ativei o site tjsp e o esaj, tenho o java atualizado, já apaguei os dados do java, inclusive no registro. Reinstalei e nada. 

Alguém, por favor!

Compartilhar este post

Link para o post

@Lvarella e @mistico hp finalmente consegui instalar meu certificado e funcionar, mas fiz tantas coisas que nem sei o que realmente foi efetivo. 
Começando do 0: 
- desinstalei firefox e java 
- instalei firefox e java versão 32 bits (Obs. meu pc é windows 10 64 bits)
- no firefox fiz algumas alterações: coloquei a página inicial da certisign e do esaj como permitidos para tudo que aparecia. Então, vão em geral//pop-up e adicionem essas páginas como exceções e em segurança//exceções tb! 
- depois, abri o internet explorer 11 (pela cortana é possível abri-lo) fui em opções da internet e mudei também algumas coisas: em segurança, alterei para "médio". Nas configurações avançadas, permiti os certificados SSL 3.0 e permiti que os softwares sejam instalados e executados mesmo que as assinaturas sejam inválidas. 
- depois fui nas configurações de firewall e desativei tudo. Também desativei meu antivirus. 
Resumindo: deixe seu computador bem vulnerável =/ 
- na busca do windows procurem por "configurar java", na aba segurança adicionem as páginas da certisign e do esaj como exceções de segurança tb. 
- então, abri a página da www.acoab.com.br e comecei o procedimento tal como recomentava: verifiquei que meu java estava instalado, instalei o certisign, pulei o primeiro teste, instalei GDSetupStarSign e o SafeSign_Identity juntamente com as chaves que aparecem na página.
IMPORTANTE: TUDO ISSO EU CLIQUEI COM O BOTÃO DIREITO E PEDI P EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR! Ainda que estivesse logada como administradora. 

Depois de fazer tudo isso, o meu certificado foi reconhecido, mas o bendito do esaj ainda não entrava no mozilla. Numa ultima tentativa fui até o Explorer e lá deu tudo certo. 

Não sou nenhuma técnica em informática, só advogada entusiasta em tecnologia haha mas para mim deu certo =) 
Qualquer coisa entrem em contato. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Ivanildosilva77

Desculpe-me pela demora em ver sua mensagem e respondê-la, mas essa virada de ano me reservou alguns problemas, e acaba que me ausentei de grande parte dos fóruns e grupos que participo. 

Advogo com pouca frequência em SP, mas talvez possa ajudá-lo, já que o sistema nos obriga quase à uma graduação na área da informática. 

Compartilhar este post

Link para o post

Senti-me obrigado a me cadastrar aqui apenas para comentar e agradecer a Ananda.

Estou há oito meses tentando fazer essa tranqueira de e-SAJ rodar no meu computador. E nada. Contratei um técnico para tentar me ajudar. O coitado pediu desculpas, mas devolveu o computador dizendo que também não conseguiu.

Após meses sendo obrigado a fazer o protocolo lá no TJ, resolvi voltar nesse tópico para ver se alguém tinha conseguido.

Foi aí que vi o comentário da Ananda. Apesar de poder parecer óbvio para os usuários mais experientes aqui, ainda não tinha tentado desligar meu anti-vírus e firewall.

Então tentei. Desliguei o anti-vírus e o firewall e abri o Internet Explorer para tentar rodar o peticionamento no e-SAJ e, para minha surpresa... sucesso!

Para quem talvez estivesse passando pelo mesmo problema que eu, fica então aí a solução. Atualize seu Java normalmente, desligue o anti-vírus, desligue o firewall e vá PELO INTERNET EXPLORER. Creio que dará certo.

Ao que parece, a Softplan quer que nosso computador fique o mais vulnerável possível, mesmo, na hora de fazer os protocolos. Entenda desse jeito, portanto --aqui, ratificando o que disse a Ananda: deixe o seu computador o mais vulnerável possível. Abra as pernas dele completamente. Coloque todas as exceções de segurança possível e desligue todo o tipo de software anti-vírus que você tiver.

Informação para quem interessar possa: meu anti-vírus é o Avira.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais