Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar um centelhador de gás?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Existem testadores especiais para isso..

 Mas na prática uma fonte de tensão variável, monitorada para se saber de sua tensão, e que consiga sobrepor a tensão de disparo do centelhador e um limitador de corrente, com um medidor medidor dessa corrente, seriam o suficiente..

 

Cheque ai:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estava passeando e, quando passei próximo a um quadro de distribuição da rede de telefonia, encontrei um monte de peças de conexão (não sei o nome daquilo) descartadas. Certamente todas com algum defeito. Mas cada uma, que aliás é muito simples e suspeito que corresponda à habilitação de uma linha telefônica, tem um centelhador de gás. Como eu ouvira dizer que centelhadores podem ser difíceis de encontrar para compra, fiquei animado em tê-los comigo. O provável mesmo é que esteja tudo com defeito... e, pensando bem, as pernas são curtas, então é melhor deixá-los no lixo, não é?

 

Update

 

Parece que são módulos de proteção. Os que tenho aqui não são Clamper, são de outros fabricantes. Um centelhador de gás não é tão barato, se comparado a um resistor. ← Bobagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que sua base comparativa anda ruim..

Nem com 500 milhões de resistores conseguirias cumprir a tarefa que o centelhador a gás faz.. No meu conceito, por exemplo nessa comparação ai, e para proteger contra surtos de tensão, o centelhador está muito mais barato que o resistor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!