Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexandre.mbm

Como testar um centelhador de gás?

Recommended Posts

Existem testadores especiais para isso..

Mas na prática uma fonte de tensão variável, monitorada para se saber de sua tensão, e que consiga sobrepor a tensão de disparo do centelhador e um limitador de corrente, com um medidor medidor dessa corrente, seriam o suficiente..

Cheque ai:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não são componentes "consumíveis" tais como são os varistores?

Eles tem um tempo de vida útil mas não são insumos..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava passeando e, quando passei próximo a um quadro de distribuição da rede de telefonia, encontrei um monte de peças de conexão (não sei o nome daquilo) descartadas. Certamente todas com algum defeito. Mas cada uma, que aliás é muito simples e suspeito que corresponda à habilitação de uma linha telefônica, tem um centelhador de gás. Como eu ouvira dizer que centelhadores podem ser difíceis de encontrar para compra, fiquei animado em tê-los comigo. O provável mesmo é que esteja tudo com defeito... e, pensando bem, as pernas são curtas, então é melhor deixá-los no lixo, não é?

Update

Parece que são módulos de proteção. Os que tenho aqui não são Clamper, são de outros fabricantes. Um centelhador de gás não é tão barato, se comparado a um resistor. ← Bobagem!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que sua base comparativa anda ruim..

Nem com 500 milhões de resistores conseguirias cumprir a tarefa que o centelhador a gás faz.. No meu conceito, por exemplo nessa comparação ai, e para proteger contra surtos de tensão, o centelhador está muito mais barato que o resistor..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei. Antes de você escrever-me isso eu já tinha riscado minha bobagem. Veja acima. Mas a intenção original era descobrir se vale a pena guardar esses achados ou devo deixá-los no lixo. Devo ter uns dez centelhadores 230V.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais