Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda na modernização e segurança da rede de trabalho


Posts recomendados

Bom dia pessoal? tudo tranquilo? 

 

Pessoal estou precisando de uma ajuda de vocês, Trabalho em uma empresa do segmento de Factoring, comecei a menos de um mês e neste segmento a empresa faz transações onlines, compra e vendas de títulos, envio e recebimento de cheques, etc.... Vamos passar por uma reforma estrutural e de equipamentos. porém antes de eu dizer minha dúvida analisem os equipamentos em uso aqui na empresa, Logo depois irei postar o que eu sugeri.

 

8 Maquinas clientes.

1 Servidor Intel Xeon 2.40 Ghz, 8 Gb de Ram, 1 Hd de 500 GB, e alguns serviços instalados como os seguintes recursos instalados:

 *IIS

 *SQL SERVER 

1 Roteador Wi-fi Dlink 450mb Dual band  "TL-WR2543ND"

2 Links de Internet Vivo 8 MB e NET 30 MB

 

Bom pessoal, dá para ver que a infra-estrutura ai não é das melhores, Também trabalhamos com uma empresa chamada WBA que fornece um programa de Factoring para nossa empresa e fornece o acesso exclusivo a nosso site onde os clientes conseguem mandar títulos de dividas. Então está ai a necessidade do uso do IIS e do SQLSERVER.

 

Eu sugeri a compra de um Roteador Load Balance Cisco já que a troca de internet é manual e quando cai a internet o site da empresa também cai. ai é necessário ir no roteador e trocar a internet e depois dar um refresh no no-ip.

 

Sugeri a compra de um swith gerenciável CISCO para a troca da rede wifi por cabo CAT6 por causa da intensa transição de dados para o servidor e internet. 

 

Sugeri a compra de um Path Panel para a organização dos cabos, e a compra de um novo servidor para a instalação do Windows server 2012 com os seguintes recursos, ISS,SQL,ADDS,DHCP,DNS,COTA,TRIAGEM,EMAILS e mais alguns que ainda estou analisando se será necessário para a empresa.

 

Sugeri a Reultilização do nosso servidor para a instalação do Linux Debian e assim instalar o squid nele para gerenciar e fazer cach na rede. com proxy autenticado e relatório de usuários.

 

Agora começa a minha pergunta.....

 

Sou novo na área tenho 17 anos, porém sei bastante de cada coisinha más o meu medo é uma invasão a nossa rede e assim roubar dados dos clientes, temos backup do nosso servidor sql, porém se caso um dia alguém roube ele e o hd externo onde eu guardo o backup como a empresa fica? Existe alguma outra opção de guardar o backup em algum pc fora da empresa?.

 

Gostaria de alguns programas ou tutoriais no kali linux voltados a invasões de redes, já que a nossa e bem falha e em um vídeo do youtube eu consegui descobrir a senha do wifi e possivelmente a senha do roteador admin admin o que foi passado para meu patrão e depois foi pedido a mim a troca destes equipamentos.

 

vocês podem me ajudar ? podem deixar um email para contato ? me indicar algum programa para esse teste na nossa rede? obrigado desde de já se possível façam a correção da lista feita por mim para a compra de alguns equipamentos para a empresa. já que sou novo não sei exatamente se os equipamentos são esses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da minha parte só posso falar da infraestrutura:

1) antes de falar em configuração de servidor  seria bom saber exatamente como é a previsão futura, seria bom saber sobre o plano de negócios( vai expandir, vai retrair ? Em que volume ?)

Percebo que a rede é pequena( até 50 pontos é uma rede pequena), o servidor deve estar até superdimensionado.

A maior questão é o serviço de Internet. Se voce diz que vai ser permitido o acesso externo é inevitável ter uma máquina separada na minha opinião por questões de segurança.

Deveria ser feita uma consulta á empresa fornecedora do SW e ver o procedimento recomendado, normalmente seria feito um subconjunto do banco de dados principal que seria colocado nesse servidor IIS

2) Wireless NUNCA !

3) Qual o orçamento previsto ? pela natureza do negócio acredito que um novo servidor deve custar por volta de R$ 5.000,00( não precisa ser muito potente, desde que tenha RAID 1 ( o ideal é nível 5)pelo menos e discos HOTSWAP. O pesado mesmo deverá ser a parte de SW, com as licenças todas e mais o Internet Security, calculo uns R$15.000,00

Isso fora os serviços de infraestrutura de cabeamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...