Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de MOBO para o FX-6300


Kunitz

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Comprei um computador recentemente, e, em meio à pressa pra comprar acabei cometendo o erro de comprar uma mobo Asus M5A78L-M LX/BR pra um FX 6300.

Centenas de blue screens depois, consegui contornar o problema diminuindo o clock do processador e desativando o turbo core na BIOS da placa, mas ainda assim tá dando umas travadas e também não to aproveitando o máximo do meu processador, sendo que comprei ele justamente pelos 4.2GHz que ele atinge.

Gostaria de saber qual a placa mãe mais recomendada pro FX 6300, custando até uns 500 mangos de preferência :D

 

Minhas confs: 

 

AMD FX-6300

8gb de memória Corsair DDR3 1600mhz (2x4)

Sapphire R9 270 Dual-X 2GB

HD Seagate Pipeline 500GB

Fonte Corsair CX500 - 500w

 

e essa porcaria de placa mãe da ASUS aí, que é a unica peça que quero trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, 

Caso queira fazer overclock, pegue a Ga-990xa-ud3 (que possui 8+ 2 Fases, com mais recursos que o chipset 970), caso não vá fazer overclock pegue a Ga-970a-DS3P que o @NASCARBR citou acima.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666117322-placa-me-gigabyte-ga-990xa-ud3-chipset-amd-990x-sb950-_JM

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kunitz,para melhor aproveitamento do seu FX,troque as memórias de 1600 que você comprou por memórias de 1866mhz C(,porque estas é que são o padrão dos FX.Com 1600 voce perde 4,6 GB/s de dados enviados à placa de vídeo.Resultado:desempenho mais fraco e mais lento.

Boa sorte!

Acompanho o fórum e sempre vejo o pessoal falando sobre a frequência das memórias para o fx 6300..o controlador de memória do processador permite você colocar as memórias em 1600, sendo assim não vejo problema em usar memórias 1600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acompanho o fórum e sempre vejo o pessoal falando sobre a frequência das memórias para o fx 6300..o controlador de memória do processador permite você colocar as memórias em 1600, sendo assim não vejo problema em usar memórias 1600.

Problema não há, mas não aproveita todo o potencial do FX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vein,errado meu camarada.

Faltando dados à placa mãe,ela precisa"esperar" que os dados sejam em número suficiente para construir o quadro e não há tempo pra isso.

O Fx precisa de memos 1866mhz C9 para não ficar muito atrás do I5,que é mais rápido.Por isso não faz diferença para o I5 1600 mhz C9,que é padrão dele ou 1333mhz C9.

Mas para o FX além de perder dados,ele também perde porque demora mais tempo nos cálculos.Se perder dados vai ficar mais lento ainda sim,queira voce ou não.

A latẽncia das memos também é importante,as C9 são ideais para o FX,pelo menos até 1866mhz,acima disso só em overclock.EX: Fx9590+2133mhz C10.

Não é questão de ponto de vista,mas de necessidade do hardware.A entrevista do funcionário da Nvídia,sobre o DX12no canal do Adrenaline (youtube) explica muito bem isto.

Boa sorte!

obs: não confundir com a entrevista do engenheiro da AMD,2 dias atrás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob, valeu pela dica, parceiro, mas estou satisfeito com o desempenho assim e no momento não tô com grana pra comprar memo de 1866mhz, hehe. Só tô querendo ver a melhor opção pra repor essa placa mãe do * que eu comprei, mas lembrarei das dicas assim que pensar em fazer um upgrade. 

Dei mais uma pesquisada aqui e decidi comprar a GA-970A DS3P da Gigabyte, obrigado à todos pelas dicas.  :D 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vein,errado meu camarada.

Faltando dados à placa mãe,ela precisa"esperar" que os dados sejam em número suficiente para construir o quadro e não há tempo pra isso.

O Fx precisa de memos 1866mhz C9 para não ficar muito atrás do I5,que é mais rápido.Por isso não faz diferença para o I5 1600 mhz C9,que é padrão dele ou 1333mhz C9.

Mas para o FX além de perder dados,ele também perde porque demora mais tempo nos cálculos.Se perder dados vai ficar mais lento ainda sim,queira voce ou não.

A latẽncia das memos também é importante,as C9 são ideais para o FX,pelo menos até 1866mhz,acima disso só em overclock.EX: Fx9590+2133mhz C10.

Não é questão de ponto de vista,mas de necessidade do hardware.A entrevista do funcionário da Nvídia,sobre o DX12no canal do Adrenaline (youtube) explica muito bem isto.

Boa sorte!

obs: não confundir com a entrevista do engenheiro da AMD,2 dias atrás.

Eu não disse que não vai perder dados, se você rodar um benckmark claro que vai aparecer a diferença, mas na prática para uso digo que a diferença não é perceptiva ao usuário, apenas isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vein,também discordo de voce.Em jogos pesados vai dar alguma travada e é isso o efeito das memórias com frequencia mais baixas.Não é em tudo o tempo todo,mas quando a placa de vídeo mais precisa de velocidade,o processador  não suprir a demanda por dados,porque as memórias "carregam" pouca informação para isso.

São 4,6GB por segundo a menos na placa de vídeo,para ela te dar 60 quadros ,mas ela não tem meios suficientes pra isso,entendeu?

Então ou a VGA "espera até poder concluir os quadros e dá lag,ou envia o quadro "assim mesmo" faltando qualidade na imagem,o que for menos pior.

Boa sorte!

@Kunitz,ótima placa man,mas se voce puder pegue a GA 970A-UD3Pjá que voce quer fazer overclock ou usar o 6300 no limite dele.Ela tem 8+2 fases de energia com gerenciamento digital e a DS3p tem 4 fases+2.

As duas placas são iguais mas a UD3P é bem mais robusta e se a diferença for pouca ela é a melhor opção sem dúvida.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera, usando a dúvida do amigo acima gostaria de tirar uma duvida minha. pretendo comprar o FX 6300, mas não sei que placa mãe usar. Toh meio sem grana pra comprar uma placa de vídeo, então se tiverem uma dica de mobo com vídeo integrado como quebra galho. Eu tinha visto a M5A78L-M/USB3 mas como não conheço profundamente sobre o assunto gostaria da ajuda de vocês.

 

e essas placas da gigabyte não tem vídeo então por hora não serviria pra mim. quem sabe um dia.  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eae galera, usando a dúvida do amigo acima gostaria de tirar uma duvida minha. pretendo comprar o FX 6300, mas não sei que placa mãe usar. Toh meio sem grana pra comprar uma placa de vídeo, então se tiverem uma dica de mobo com vídeo integrado como quebra galho. Eu tinha visto a M5A78L-M/USB3 mas como não conheço profundamente sobre o assunto gostaria da ajuda de vocês.

 

e essas placas da gigabyte não tem vídeo então por hora não serviria pra mim. quem sabe um dia.  :P

FX é da Gigabyte GA-970A DS3P pra cima: http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-amd-am3-am3-ddr3-ga-970a-ds3p?origem=3&gclid=COCWtMivqMYCFUc8gQodZ78EVw

Abaixo desse chipset é tudo adaptação para o FX. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SidaoMD cara, sinceramente, depois dessa mancada que passei por causa da M5A78L-M LX/BR, não confio mais em placa mãe da Asus. Quanto ao seu problema, acho que vale mais você comprar uma mobo da Gigabyte e comprar junto uma placa de vídeo low profile, que são bastante baratas e melhores do que muita placa onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Hum entendi @Kunitz, essa placa que o @NASCARBR sugeriu é boa? porque achei o preço bem agradável. E abusando das perguntas (ja que nao sou muito fluente no idioma hardware) qual placa de video seria uma boa escolha? 

Sim, ela é o mínimo para usar o FX com desempenho pleno. Quanto a placa de vídeo, quanto pensa em gastar e o modelo da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SidaoMD por um pouquinho mais de 300 tem a 9800gt da GeForce, usei essa daí por anos e nunca tive do que reclamar, muito recomendada. 

 

http://www.kabum.com.br/produto/50166/placa-de-video-vga-evga-geforce-9800gt-1gb-ddr3-256-bits-pci-e-2-0-01g-p3-n988-l1

 

Por menos que isso, tem a R7 240 da AMD, que também já utilizei por um período de tempo e nunca me deixou na mão.

 

http://www.kabum.com.br/produto/47587/placa-de-video-vga-sapphire-radeon-r7-240-2gb-ddr3-128-bits-pci-express-11216-00-20g

 

Aí a escolha dependerá do seu gosto. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

GA-970A-DS3P parece ser uma substituta da GA-970A-D3P, que são placas com chipset 970 bem básicas (possui 4 fases no VRM - circuito de alimentação do processador) a GA-970A-UD3P é indispensável caso for utilizar um FX 8xxx ou fazer overclock no FX 6300, pois possui 8 fases no VRM, essa é a principal diferença. 

Se não for fazer overclock, pode pegar a GA 970A-DS3P que irá lhe atender bem, caso for fazer overclock parta pra GA 970A-UD3P que será uma ótima escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...