Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito ZVS


FelipeZ.

Posts recomendados

Não. Em AC, esse termo transitório some dos cálculos quando consideramos que os capacitores e indutores sempre estão inicialmente descarregados, sendo que este é o caso F5Rua4D.gif.

Além disso, a análise AC é equivalente à de Laplace com condições iniciais nulas (o que me referi acima) e σ = 0 (o que ocorre com sinais sinusoidais puros), ficando a variável da transformada de Laplace igual a s = σ + jω = jω. Não se trata de uma aproximação em regime permanente, mas sim de um cálculo preciso GbhmuXl.gif.

Enfim, para encerrar essa discussão faço questão de deixar aqui a demonstração de como afinal é encontrada a fórmula da frequência de ressonância de um circuito LC paralelo, tendo em vista os problemas que citei antes. Primeiramente, usamos o circuito AC abaixo.

zLPehoz.png

Fazemos então o que eu fiz no meu primeiro post neste tópico: encontramos a impedância complexa equivalente e igualamos sua parte imaginária (ou reatância) a ZERO.

szsnO6f.gif

Fazendo a igualação a zero, a resolução da equação obtida revela a expressão da frequência de ressonância do circuito usado:

agSIy9P.gif

Com isso, o grande truque para sair do BUG (paradoxo é um termo melhor) que mencionei antes é fazer RC = 0 e RL = 0 nessa equação encontrada. Vale frisar que o circuito LC paralelo não é um circuito AC quando alimentado com uma tensão sinusoidal pura, mesmo com esse artifício de cálculo sendo aplicável F5Rua4D.gif.

uGs9NFQ.gif

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Vou falar a real, voce esta dando e dando voltas... Usando formulas nada a ver pra uma questao estão simples.... Nada disso é necessario!

Ja foi provado, que pelo seu "jeito" com os valores que voce tinha calculado la no inico, é impraticavel, e faria os chaveadores explodir, pelo fato dos dois filtros estarem em ressonancia diferente...

A questao é muito simples, so que precisa ser entendida, ficar dando volta com tantas e tantas formulas Matematicas nao é solucao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Interessante o esqueminha, realmente nesse meio tempo parado andei dando uma olhada na teoria, e o lógico é mesmo que os dois estejam em ressonância...

Só queria dizer que eu não abandonei o projeto não, só fiquei meio enrolado nas ultimas semanas por causa de um experimento para feira de física do meu colégio, a gente tenta manter o nível alto nos experimentos, então estive trabalhando em um tubo de raios catódicos e um tubo de Rubens 2D (pyro board), os resultados são realmente fantásticos. Mas assim que os componentes chegarem volto a trabalhar nisso, e ai posto o progresso aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia senhores!

Estou aqui novamente para ressuscitar o tópico! Como eu havia dito anteriormente não abandonei o projeto, muito pelo contrário, prossegui com ele.Terminei de desenhar a PCI, que estarei disponibilizando nos links abaixo... caso alguém for usar este design note que não esta nem perto d perfeito, eu consideraria "usável", as ilhas estão muito pequenas e o espaço entre as pernas para resistores e diodos também, então recomendo usa-lo como base para mudanças que deveriam ser feitas... eu não fiz por mera comodidade hauhauha

Estarei também disponibilizando o arquivo DWG (AutoCAD) caso alguém faça as mudanças...

 

Fiz a compra dos componentes, e estou muito satisfeito com o que adquiri rsrs, mais tarde vou tentar fazer a PCI pelo método de transferência de toner, vamos ver no que dá.. Assim que eu obtiver um resultado bom posto as foto aqui!

Certamente vão surgir duvidas durante a montagem, então vou continuar atualizando aqui!

 

https://drive.google.com/file/d/0B3DU1dHEecdtVDVqc2xqNmNuTDA/view?usp=sharing (arquivoPDF)

https://drive.google.com/file/d/0B3DU1dHEecdtWXJsVHY1Z3FLRU0/view?usp=sharing(arquivo DWG)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite colegas!

Como havia antecipado, as duvidas surgiram, nada muito sério, mais um pouco de incerteza no que estou fazendo...

O meu problema é o matching inductor, o valor já esta definido e esta tudo ok (vou usar 5uH com um capacitor em serie de 880nF, para casar com os 2,2uF 2uH da bobina de trab) meu problema é no núcleo que vou usar para ele, tinha separado um núcleo de bobina yoke de CRT que tinha aqui que tinha o fator de indutância(Al) na casa do 380, porém por uma questão de espaço decidi usar um núcleo de flyback também de CRT, o que não sei é o Al dele, vi números na internet que ficam na casa dos 1000, porém não é uma informação muito cofiável, gostaria que, se alguém sabe, confirma-se a informação pra mim, se tiver a permeabilidade também serve!

Se for mesmo 1000 (esse é o valor com um gap de 0.6mm) daria 2 voltas, o que eu achei muito fora do normal, por isso a preocupação.

 

Muito Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, obrigado pela resposta! vou dar mais uma pesquisada enquanto isso pois vi gente usando núcleo de flyback nuns circuitos mais potentes. Talvez eu encontre o método pelo qual determinaram o gap.. Não custa nada ir atras...

Tinha tirado essa informação da copia de uma revista publicada em Portugal, acredito eu, onde o cara fez comparações de indutância por volta para um possível uso em baluns de corrente. Ele comparou os núcleos de yoke de deflexão, núcleos de flyback com e sem gap a um núcleo especifico, usado como padrão. Parece que funcionou bem para ele..  Deixo aqui o link caso alguém se interesse. 

http://pyland.dreamhosters.com/py2wm/balun/balun.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://cappels.org/dproj/Lmeter/lmet.htm

 

Eu uso um método parecido.

Eu uso um medidor de ERS caseiro. Este medidor emite uma freqüência, que serve para medir a resistência de capacitores. O meu gera 40Khz.

 

Porém mesmo pondo em indutores, o ponteiro irá defletir conforme reatância presente no indutor.

 

Aí que vem o pulo do gato:

Eu guardo aqui uns indutores daqueles tipo resistores. Utilizo como se fossem escala de amostra. 

 

Aí eu faço comparação: O número de espiras que fizer o ponteiro defletir igual ao indutor comercial, a indutância será igual ao do indutor comercial. 


Outro método:

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/como-medir-indutancia-de-forma-bem.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que por algum acaso estranho, tenho um oscilador com um 74hc14 pronto em funcionamento aqui, farei as alterações necessárias no circuito ( estava montando um boost converter com ele) e resolverei esse meu problema.. Indutores com valores fixos é o que não falta por aqui, tem milhares numas placas de tv CRT que eu guardo, aqueles verdinhos com uma capa plastica por cima.

 

Muito obrigado pela resposta, era exatamente o que eu precisava!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, que circuitinho incrível Albert!

Demorei um pouco para montar, mas funcionou bem, falta uma boa calibração ainda, mas isto é a parte fácil...

Ainda não tenho certeza se funciona melhor com corrente ou tensão, amanha farei uns testes adicionais e uma mudanças que acredito que o tornarão suficientemente preciso para minhas necessidades.

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite gente!

Montei o circuito que o Albert me passou, funcionou bem, porém não consegui estabelecer uma relação mV/uH constante,  os resultado variaram bastante, mas deu de 11mV/uH até 16mV/uH... fiz o teste com 4 indutores comerciais, anotando os valores que ia dando de acordo com cada indutância.

Apesar do valor inconstante deu pra usar tranquilo, peguei 3 indutores comerciais que retirei de uma placa de circuito, todos com o valor de 10uH, testei e todos deram o mesmo valor, 132mV. Com isso em mãos fiz 10 voltas exatas de fio de cobre por cima do núcleo de ferrite do flyback e fui aumentando o gap até chegar neste valor, que foi quando o gap atingiu 1mm. Calculei o fator de indutância, deu 100 obviamente. Não é um valor ruim para o uso como matching inductor, ia dar 5 voltas. Mas como eu preciso de uma corrente de saturação meio alta, 1mm não da. Fui afastando até chegar em 6.8uH, que foi por volta dos 2mm. E ai, o que acham? será que com o fator de indutância em 68 da para eu fazer o matching inductor?

 

UPDATE: por burrice minha, fiz a bobina num cano de pvc de 20 e coloquei por cima do núcleo para fazer as medições, e não me toquei de não deixar o enrolamento em cima do gap... com o enrolamento em cima do núcleo completamente o tamanho do gap para dar 10uH deu 6mm...

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O método mais confiável de medir indutância é o do MOR_AO pois mede o indutor sobre carga.:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbGV0cm9udGVjY29tYnJ8Z3g6M2RjZDIwZTY4NDIxODgyNQ

 

Só acho o circuito pulsador dele um tanto fraquinho hehehe.

Eu faria um circuito mais potente.

 

Outra coisa que eu mudaria no circuito pulsador é o PWM. 

Eu implementaria um circuito de um pulso só por vez, assim eu não teria problemas com aquecimentos devido as energias dissipadas do indutor em teste. 


@FelipeZ. Inclusive com este método dele, você pode ver se o indutor está saturando, o que é muito importante para você.

 

O problema é que exige o uso de um osciloscópio, que é um artigo de luxo hehehe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente osciloscópio não tenho, e como se trata de cidade pequena, duvido que alguém aqui tenha huehue

Até pensei em comprar, mas estudante e hobbysta ainda... muito investimento por enquanto huehue

Vou fazer mais alguns testes, e estabelecer um valor constante, por que ele esta mudando, volta e meia aparece uma medição completamente fora... Depois vou fazer a bobina e testar, o máximo que acontece é ela esquentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi numa página russa, o cara usou um resistor para limitar a corrente. Usou uma lampada incandescente de uns 1000 watts. 

 

O circuito era alimentado em 311V se não me engano. A lâmpada ficava em série. 

 

É possível usar um ferro de passar roupas, ou mesmo um secador ou coisa parecida. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto:

Vou te passar o comprimento,  até eu aprender como calcular isso ai a resposta sai só amanha.. é um retângulo de ferrite, o diâmetro da parte redonda ( que vai dentro do flyback) é de 15mm, o lado oposto é um retângulo de 15x10mm. O comprimento da abertura interna (do topo ao fundo, descontando a parede) da 53mm, o total (contando parede e tudo de cima a baixo) da 75mm, o mesmo vale para o lado oposto. 

 

Albert:

por que não huehue, aproveito e passo a roupa ao mesmo tempo huehue

 

Muito obrigado pelas respostas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja:

Variator na verdade é uma lâmpada de 1000 watts:

http://danyk.cz/induk2_en.html


@FelipeZ. Por que não usa aqueles núcleos amarelos de fonte ATX? 

Nem precisa ajustar gap. Aqueles são um tipo especial de núcleo, com pó de ferro misturado a materiais não magnéticos, para simular um gap 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até poderia, mas não tenho nenhum aqui comigo, então teria que comprar... 

Mas acho que achei um jeito de fazer. Vou colocar o enrolamento que vou usar definitivo, ainda não sei no que vou enrolar, por que tenho medo que se usar PVC e esquentar derreta tudo, mas vou dar um jeito, depois de enrolado o fio (a principio vai ser um pedaço de fio Litz que fiz com 30 pedaços de fio menor) vai ser umas 10 voltas, vou colocar no medidor de indutância aqui e comparar com um indutor de 5uH (que é o valor que preciso) vou aumentando o gap até chegar no valor, e nessa distancia fica.. Saturar não vai, por que se o cara que fez o circuito usou 22 espiras num núcleo de fonte chaveada com um gap de 3mm (o calculo dele deu 0.3 tesla de pico para o fluxo magnético, e 30A para corrente de saturação) e não queimou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...