Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Equipe Clube do Hardware

AMD revela placa de vídeo Radeon R9 Fury X, com interface de memória HBM de 4.096 bits

Recommended Posts

Olá,

Acabamos de postar uma nova notícia em nosso site.

Aqui está um trecho:

"A AMD revelou o lançamento da placa de vídeo Radeon R9 Fury X, que conta com memória com a tecnologia HBM (High Bandwidth Memory), cujo principal benefício é aumentar a largura da banda de acesso à me..."

Leia a notícia completa em: https://www.clubedohardware.com.br/noticias/amd-revela-placa-de-video-radeon-r9-fury-x-com-interface-de-memoria-hbm-de-4096-bits/4881

Comentários sobre esta notícia são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi o lançamento da nova família AMD e realmente as novidades ficaram por conta das R9 Fury, R9 Fury X e R9 Nano (essa para mim foi novidade, já que não li artigos a respeito). Os demais modelos, pelo que verifiquei, ainda são remarcações (renomeações, reciclagens, etc. vai da visão de cada um) de chips anteriores, porém, como acréscimos de clock na GPU e aumento da quantidade de memória VRAM. 

Outro lançamento marcante da AMD foi o Projeto Quantum , que pode ou não se tornar comercial (já que se trata de um protótipo). O hardware mostrado é relativamente pequeno e vem equipado com duas R9 Fury X em paralelo (mas pode ter versões Single GPU talvez), de fazer inveja a qualquer computador gamer hardcore. 

O engraçado é que no vídeo aparece uma mobo pelo visto da fabricante AsRock, equipado com um processador Intel Core (segundo alguns, trata-se de um i7 4790k), porém, suponho eu, foi um protótipo de caráter experimental, o que certamente vai sofrer alterações, é claro, se vier a ser comercializado.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1RdISWkIUmM&feature=youtu.be

De qualquer forma, tanto as novas Radeons Fury, Fury X e Nano quanto o Project Quantum mostram uma progressão da AMD e espero que isto seja apenas o começo de uma nova era para a empresa.

As R9 equipadas com memórias HBM pelo visto salvam a AMD em 2015, já que os modelos não HBM ainda são velhos conhecidos.

Parabéns CDH pelo artigo ;) . Abrçs...

Editado por wilsansilva
  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada de memória GDDR5 na placa como está na notícia.

 

4 GiB de memória GDDR5 com largura de banda(...)

Favor substituir GDDR5 por HBM (por exemplo).

Editado por Sleepwalker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, @marceloo beleza?!

Pois é man, eu vi os resultados parciais dos primeiros testes com este modelo da AMD neste site que você postou e não concordei com o resultado obtido.

No site, o autor deixa claro que se trata de um vazamento e que as informações contidas podem não ser de caráter oficial, visto que qualquer um em posse destas placas podem testar de sua forma e postar os seus resultados.

Mesmo que seja de site de comparativo, se formos julgar pela imagem, a plataforma utilizada é toda AMD, tanto a mobo (uma AsRock Fatality 990FX Killer) como o processador (na matéria não informa, mas deve ser um FX de alto rendimento). De qualquer forma, vejo que o conjunto usado nos testes (caso seja realmente a plataforma da imagem) não era bem o que estava esperando, visto que ele pode limitar bastante o desempenho das placas de vídeo testadas. 

Neste caso, espera-se que os testes sejam embasados na plataforma Intel, que é a mais atual e até o momento, a mais indicada.

Outro detalhe é que no tal "teste" não é informado que metodologia foi determinada, como as filters utilizadas (ou não), visto que tem jogos que tendenciam para a Nvidia e jogos que tendenciam para a AMD, sistema operacional utilizado, as versões dos drivers instalados, como foi testado, etc.

Como a matéria está muito enxuta, passa a impressão de que a Fury X não obteve o êxito que se esperava dela (o autor do artigo também relata isto). Outro fator é que a Fury X teoricamente é concorrente da GTX Titan X, logo os resultados deveriam apresentar as duas placas e não a GTX 980 TI.

Logo deverão aparecer mais benchmarks na net com metodologias mais precisas e então teremos uma noção mais clara do desempenho desta placa topo da AMD. 

O pior é que encontrei artigos aqui no Brasil com esta informação passada de forma incoerente, o que causará confusão em muitos quando verem o resultado apertado deste duelo.

E quanto ao Fury X2, ainda não li nada a respeito e muito menos se ela chegará no mercado com este nome.

Abrçs...

Editado por wilsansilva
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com você @wilsansilva

 

Eu também fiquei com um pé atrás quando vi esses benchmarks, pois como você disse, não diz nada de como foi testado. O negócio  é esperar sair os benchmarks oficiais mesmo.

 

Já essa "nova" série 300 não mudou praticamente nada em ralação a série 200 no quesito de desempenho. A novidade mesmo, como você disse no primeiro post, ficou por conta dessa linha Fury com memórias HBM.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@marceloo Realmente remarcar chips anteriores na R9 300 series ainda é a estratégia da AMD para 2015. As exceções ficam por parte das R9 Fury (sem WC), Fuxy X (com WC) e Nano (com PCB em torno dos 15cm, o que a deixa bem compacta). 

A Nvidia por outro lado apresentou a Maxwell, uma arquitetura que trouxe baixo consumo de energia e alto poder de GPU, além de um conjunto de aplicativos gráficos novos que tornaram os games ainda mais imersivos. Apesar de alguns contratempos, como uma queda de desempenho no uso total da memória VRAM na GTX 970 que causou bastante polêmica mundo afora, a Nvidia tem todos os motivos para comemorar, afinal, não é só de hardware que vive uma placa de vídeo, como das APIs que a gerenciam e nisto a Nvidia está de parabéns.

Em termos gerais, entre os lançamentos acontecidos nestes dois anos (2014-2015), a AMD (e os fanboys) que me perdoe, mas todos os meus créditos vão para a Nvidia.

Editado por wilsansilva
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@marceloo Obrigado pelo post. Vi a metodologia de análise e já digo que este sim tem um caráter mais elaborado que o do primeiro vazamento.

Verificando as análises, vi que a diferença entre a R9 Fuxy X, Titan X e a GTX 980 TI praticamente empatam na resolução Ultra HD (pela baixa diferença, neste quesito no meu ponto de vista não há vencedores), sendo que a terceira larga na frente quando duelando em resoluções menores.

Confesso que esperava mais da Fury X nos jogos, como um ganho em porcentagem (ou em FPS) bem mais expressivo, mas acredito que a AMD deve moldar drivers mais precisos para explorar o máximo possível desta placa, pois ela acaba de sair do forno.

Por outro lado, a AMD estréia as memórias HBM (dividindo espaço no mesmo interposer), lança uma placa gráfica topo com PCB reduzido e ainda mantém os preços abaixo da concorrente (fiquei preocupado que com as memórias HBM, o preço dela superasse a da rival), pelo menos fora das terras tupiniquins.

No geral, a AMD possui um hardware poderoso em suas mãos, só que se não houver um suíte de aplicativos favoráveis no gerenciamento deste pequeno "monstro", a placa será mal aproveitada.

Abrçs...

Editado por wilsansilva
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wilsansilva

 

Se você quiser ver outros reviews:

 

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/R9_Fury_X/

http://hothardware.com/reviews/amd-radeon-r9-fury-x-review-fiji-and-hbm-put-to-the-test

http://www.hardocp.com/article/2015/06/24/amd_radeon_r9_fury_x_video_card_review/#.VYrTvPmqpBc

http://www.legitreviews.com/amd-radeon-r9-fury-x-video-card-review_167134

http://www.tweaktown.com/reviews/7217/amd-radeon-r9-fury-high-bandwidth-memory-hbm-video-card-review/index.html

 

Eu também esperava um pouquinho mais dela. Pensei a mesma coisa quando vi os testes Full HD, mas em Ultra HD ela surpreendeu bastante mesmo tendo apenas 4 GB, como você disse. Se olhar por esse lado, vence quem tiver o menor preço. Agora é aguardar drivers melhores e acredito que ficará ainda melhor com o Directx 12. E realmente o PCB dela ficou muito pequeno, deixando ela bem compacta e muito bonita, é um monstrinho. Teve testes que ela ficou perto do desempenho da R9 295 x2, agora quero muito ver como será o desempenho da Fury X2.

 

Bem interessante da parte da AMD estrear as memórias HBM mesmo estando na crise que ela está passando e tendo um valor de mercado muito menor que a Intel e a Nvidia (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/analise-comparativa-entre-amd-intel-e-nvidia/3089), bom saber que ela não pensa em simplesmente desistir. Espero também que ano que vem ela consiga voltar ao mercado de processadores topo de linha lançando a nova arquitetura Zen, e quem sabe assim poder competir de novo com a Intel do mesmo jeito que ela está fazendo agora no ramo de placa de vídeos com a Nvidia. 

 

Abraços!

Editado por marceloo
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@marceloo Valeu pelos Posts. Vamos ver o desempenho dela em DX 12 e Vulkan, APIs que prometem entregar um desempenho muito superior que as APIs atuais e como informaram que esta placa está preparada para DX 12 (além da própria Vulkan e Open GL 4.5), então só nos resta esperar os testes em games que rodam nesta API de forma nativa.

Quanto ao Zen temos mesmo que esperar, pois é provável que se estes processadores prometerem desempenho extremamente superior aos atuais Vishera, provavelmente serão eles que veremos no Project Quantum da AMD como produto oficial, mas tendo modelos equipados com CPUs Intel como produto opcional, claro se vier a ser comercializado.

http://www.techpowerup.com/213682/amd-doesnt-trust-its-own-processors-project-quantum-driven-by-intel-core-i7-4790k.html

abraços...

Editado por wilsansilva
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×