Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
cassiocesar

qual melhor formar de colocar cooler no gabinete

Recommended Posts

é o seguinte galera

meu gabinete é daqueles simples de pc montado, ai só tem espaço para um cooler atrás e outro do lado, tenho dois coolers de 90mm, atrás esse é o maior tamanho que cabe e do lado ainda sobra espaço na grade, ai qual seria a melhor formar de colocar esses coolers? posso colocar os dois jogando ar pra dentro do gabinete, ou melhor um colocando e o outro tirando?

desde já agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma correção, esses "coolers" na verdade se chamam FANs, porque cooler é a junção de um ou mais FANs a um dissipador, ou seja, é outro meio de refrigeração. Eu acho que dos dois jeitos ficara bom, mas os 2 FANs jogando o ar pra dentro irão refrigerar melhor o interior, não? Eu colocaria os 2 refrigerando as peças, virados pra dentro. Paz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@cassiocesar

 

Existe dois métodos de resfriamento...  Uma consiste em retirar o ar quente para fora e outro colocar o ar frio para dentro.

 

O ideal é você mesclar os dois.

 

Para isso, você precisa entender o posicionamento certo.

 

Então vamos lá:

 

Para jogar o ar frio para dentro, deve-se colocar os fans no painel frontal, lateral ou inferior.

Para tirar o ar quente, deve-se colocar um fan no painel traseiro ou superior.

 

Por que a física diz que o ar quente tende a subir... então obviamente se quer tirar o ar quente, os fans serão posicionados no painel traseiro  ou no painel superior( topo do gabinete)

 

Ainda assim, precisas notar que tem uma posição correta no fan, vide as setas estampadas no fan...  o lado da armação é por onde o ar sai... e o lado que está a ventoinha do fan é o lado por onde entra o ar.

então se quer tirar o ar quente o lado da armação tem que ficar para fora do gabinete

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • pra mim cooler e fan eram as mesmas coisas kkkk valeu pela dica

     

    @dif isso das setas e pra onde vai o ar eu tava sabendo, mas o meu gabinete só tem espaço na lateral e atrás, e esses dois locais estão na mesma altura, ai como seria o melhor jeito? fazer como o @Mahzin da certo?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @cassiocesar

     

    Não. Em hipótese alguma use painel traseiro para empurrar o ar para dentro.

    No caso do seu gabinete.. eu colocaria apenas 1 fan   tirando o ar quente.. no painel traseiro.

     

    No painel lateral só iria atrapalhar o fluxo de ar.

     

     

    Já vi casos, que a pessoa recorre ao casemoding.. onde ele faz alguns furos no painel superior(topo) e de alguma forma encaixam ali para retirar o ar..  mas isso é complicado.. e meio "chato" de fazer.. 

    O ideal seria você trocar o gabinete por outro que  tenha mais opções de inclusão de fans adicionais.

     

    O meu por exemplo, possui um fan na frente puxando o ar frio, um no painel inferior( do lado da fonte) puxando o ar frio e um no painel traseiro jogando o ar quente para fora.

     

    Se eu quisesse eu poderia acrescentar um fan na lateral puxando o ar frio e dois no topo jogando o ar quente para fora... mas não tem necessidade de colocar em todos os lugares.. pois isso atrapalharia o fluxo do ar.

     

    Então pelos meus testes, foi mais eficiente eu usar 1 tirando o ar, e 2 empurrando para dentro, sendo que o que está no painel traseiro joga o ar frio diretamente em cima da placa de video. enquanto o da frente joga o ar frio direto nos hds e por consequência passa pelo processador. Um detalhe é que eu uso um air cooler, com a ventoinha virada para frente, justamente para pegar o ar frio vindo do fan frontal.

    Editado por dif

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Porém colocar 2 FANs na lateral jogando o ar pra dentro é uma boa, caso a lateral do gabinete proporcione essa possibilidade. Paz!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • nao da pra colocar dois na lateral nao, ai fui tentando de alguns jeitos e o que ficou melhor foi o da lateral colando e de tras tirando ar. valeu pela ajuda galera

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @cassiocesar

     

    Que bom que resolveu. Mas lembre-se,  maior número de fans não é sinônimo de eficiência.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×