Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Phillips

Como funciona um controlador de cooler?

Recommended Posts

Galera, quero comprar um PC daqui a umas duas semanas e queria saber de umas coisa sobre o controlador de coolers e coolers em geral.

Ouvi falar que AMDs(Quero um FX8350 e não vou fazer O.C) em geral esquentam muito e o aquecimento alem de lesar o desempenho pode queimar a CPU ou a placa mãe. No caso dei uma estudada sobre esses coolers e gabinetes bem ventilados. Vi muito sobre pinos e controladores. Pretendo usar quatro coolers no gabinete(PCYES Gamer rhino), mas já vem um nele. Então são cinco. E como eu não gosto muito de barulho, pensei em usar um controlador para acalmar os ânimos do meu "parque eólico". A mobo é uma GA 970A ds3p. Mas como funciona a plugagem de um controlador, funciona como uma extensão? Liga um cabo de energia nele e esse sustenta os coolers que pegam nele? Muito obrigado!

Sugestões de coolers e controladores são sempre bem vindas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, geralmente os controladores possuem uma entrada MOLEX e depois derivam as tomadas para cada ventilador separado. Como é um ventilador DC o controlador faz apenas uma variação na tensão do mesmo... 

Agora existem diversos controladores... alguns com visores mostrando informações, outros que podem ser ligados com placas USB e controlados por software, etc.

Enfim, sabe quanto deseja gastar?

Compartilhar este post

Link para o post

Com o controlador pode ser até 100-150. Os cooler pede ser uns 200. Se você conhecer algum bom me diz aí.

Compartilhar este post

Link para o post

A MB já vem 2 Sysfan para ventoinhas. O principal cuidado que voce deve tomar primeiro é comprar ventoinhas com PWM(varia o passo conforme o sinal do controle.Elas tem 4 pinos, uma é do controle). Por exemplo as AKASA VENON. Em segundo lugar, a quantidade não é o importante, primeiro estude o gabinete e projete a colocação das ventoinhas para que elas cumpram a função de renovar o ar do gabinete. Normalmente 3, no máximo 4( se tiver lugar para colocar na tampa superior do gabinete). 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais