Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir corrente de carregador de bateria automotiva


mafinotti
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Olá.

 

Fiz um carregador de baterias automotiva ligando 3 fontes ATX em série (utilizando somente as linhas de +5V), gerando tensão de 15V a 20A(corrente da menor das fontes).

 

A questão agora é:

 

Como reduzir a corrente de 20A para 6A?

 

Vou carregar bateria de 60 Ampéres, por isso não gostaria de ter corrente superior a 6A(10% da capacidade total da bateria).

 

Pensei em colocar um diodo 6A6, mas tenho medo dele aquecer em excesso, o que acham? Sugestões??

 

 

Obrigado.

 

P.s.: Pensei em resistores também, mas como a bateria automotiva tem a sua resistencia interna variável( quase 0 quando MUITO DESCARREGADA), acho que os resistores não seriam boa saída...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Projete um regulador de tensão com limitador de corrente utilizando transistores de potência. Esse tipo de circuito faz exatamente o que você quer: define um limite superior para a corrente que pode ser entregada e também regula a tensão sobre a carga.

 

 

 

Um problema é que ele é um tanto complexo F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes atx tem protecao de corrente, voce pode alterar e ajustar um limite para 6A...

(Isso so funciona se a protecao for do tipo limitante de corrente, se ela for do tipo que desliga a fonte, ai nao funciona)

Tem como ajustara proteção limitante de corrente?? COMO??? nuuussa, isso ia vir a calhar demais!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Fiz um carregador de baterias automotiva ligando 3 fontes ATX em série (utilizando somente as linhas de +5V), gerando tensão de 15V a 20A(corrente da menor das fontes).

 

A questão agora é:

 

Como reduzir a corrente de 20A para 6A?

 

Vou carregar bateria de 60 Ampéres, por isso não gostaria de ter corrente superior a 6A(10% da capacidade total da bateria).

 

Pensei em colocar um diodo 6A6, mas tenho medo dele aquecer em excesso, o que acham? Sugestões??

 

 

Obrigado.

 

P.s.: Pensei em resistores também, mas como a bateria automotiva tem a sua resistencia interna variável( quase 0 quando MUITO DESCARREGADA), acho que os resistores não seriam boa saída...

 

Obrigado

Seu carregador é de até 20 A, mas isso não significa que será essa corrente em todos equipamentos a serem carregados, isso quer dizer que não irá entregar os 20 A a tudo que foi conectado nele, a corrente será a que for solicitada pelo elemento que está sendo carregado sendo 20 A a capacidade máxima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu carregador é de até 20 A, mas isso não significa que será essa corrente em todos equipamentos a serem carregados, isso quer dizer que não irá entregar os 20 A a tudo que foi conectado nele, a corrente será a que for solicitada pelo elemento que está sendo carregado sendo 20 A a capacidade máxima.

 

Se preferir, tem um meio mais simples de fazer isso:  http://anjobarro.blogspot.com.br/2009/12/carregador-de-bateria-12v-automotiva.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu carregador é de até 20 A, mas isso não significa que será essa corrente em todos equipamentos a serem carregados, isso quer dizer que não irá entregar os 20 A a tudo que foi conectado nele, a corrente será a que for solicitada pelo elemento que está sendo carregado sendo 20 A a capacidade máxima.

John, considerando que é para carregar baterias e a mesma possui uma resistencia interna relativamente baixa, se a fonte gera os 20A, provavelmente pelo menos 15A passarão sim....

 

Se preferir, tem um meio mais simples de fazer isso:  http://anjobarro.blogspot.com.br/2009/12/carregador-de-bateria-12v-automotiva.html

Esse método da lampada já utilizei. Fiz esse esquema da fonte por ser mais estável e com menos ruídos, além de ser muito mais eficiente... O da lampada você utiliza (por exemplo) uma lampada de 100w em 110v, o que dá menos que 1A, resumindo, você está carregando a bateria com 14W (14v a 1A) mas está gastando 100W, resumindo, você só está aproveitando 14% do que está consumindo... sem falar da PO(*#(@!# da lampada ligada o tempo todo.. kkkkkkkkkk

 

ligue uma lâmpada de farol uns 100W em série. Monitore a tensão. 14V desligue. Ou deixe umas duas horas carregando: suficiente pra dar partida. Depois o regulador do carro se vira pra terminar a carga

abç

 A lampada 12v em SÉRIE não vai baixar a tensão que nem naquele esqueminha simples com ponte de diodos (ou ponte refiticadora) e lampada 110v???

 

Curti sua ideia, mas acho q nesse caso teria que ligar a lampada em PARALELO e não em série, para não diminuir a TENSÃO! Estou errado? sou totalmente leigo, mas acho que é isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se limita a corrente, a tensão cai. Se tu colocar uma bateria 12v 7ah e aplicar 12A de carga, consequentemente a tensão cairá para uns 9v. Existem reguladores de tensão usadas em fontes chaveadas que regulam a tensão e oferecem uma corrente tal que se ultrapassar essa corrente "tal" entra em proteção. Mas tu queres um limitador de corrente, então, quanto mais perto da corrente máxima oferecida, menor a tensão.

Me Corrigan se eu estiver errado, estou aprendendo e compartilhando o que aprendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se limita a corrente, a tensão cai. Se tu colocar uma bateria 12v 7ah e aplicar 12A de carga, consequentemente a tensão cairá para uns 9v. Existem reguladores de tensão usadas em fontes chaveadas que regulam a tensão e oferecem uma corrente tal que se ultrapassar essa corrente "tal" entra em proteção. Mas tu queres um limitador de corrente, então, quanto mais perto da corrente máxima oferecida, menor a tensão.

Me Corrigan se eu estiver errado, estou aprendendo e compartilhando o que aprendi.

Na verdade, se a corrente < corrente limite, então a tensão oferrcida sera = tensão nominal, sem queda...

Corrente > corrente limite, então a tensão caira...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom de fato é em série mesmo. A lampada agiria com limitadora de corrente = resistor de potência. Quem vai limitar a tensão é a própria bateria que aje como um zener de potência. Mas (always have a but) você tem que monitorar com voltímetro e quando estiver com 14V, terminou a carga. Se passar disso , no seu caso 15V, pode detonar a bateria. De fato  qualquer solução acima deve se monitorar a tensão

Ve se isso te ilumina

carregador.jpg

bed042cef6db30effff800bffffd523.JPG

Um bom exemplo pra não se copiar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, se a corrente < corrente limite, então a tensão oferrcida sera = tensão nominal, sem queda...

Corrente > corrente limite, então a tensão caira...

 

Então se colocar uma lampada de 12V 100W em minha fonte de 15V e 20A, ela diminuirá 8A e a tensão ficará estável em 15v e a bateria receberá 20-8= 12A??

 

MUUUITO OBRIGADO!

 

Bom de fato é em série mesmo. A lampada agiria com limitadora de corrente = resistor de potência. Quem vai limitar a tensão é a própria bateria que aje como um zener de potência. Mas (always have a but) você tem que monitorar com voltímetro e quando estiver com 14V, terminou a carga. Se passar disso , no seu caso 15V, pode detonar a bateria. De fato  qualquer solução acima deve se monitorar a tensão

Ve se isso te ilumina

carregador.jpg

bed042cef6db30effff800bffffd523.JPG

Um bom exemplo pra não se copiar

Conheço beeeem esse esquema, tenho um montado aqui, mas a corrente é MUUUITO baixa e o consumo MMMUUUITO alto... por isso fiz as 3 fontes em série...

 

A lampada ligada em série nesse caso que você citou serve para baixar a tensão da tomada de 127v para 15v(em media, depende da "tomada)... no caso do meu circuito, vai acabar baixando a tensão tambem, nao??

Interessante. Ja tinha lido tal artigo... unica coisa é que a minha tensão vai variar um pouco dependendo da carga da bateria, por isso fica meio complicado fazer com resistores.. outra questão é que a temperatura dissipada será ENORME, uma vez que tenho 15v a 20A e preciso de 15v a 6A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro colega mafinotti..

Tua concepção da corrente e tensão anda um pouco prejudicada. Na ação de carga de uma bateria, para regular a corrente, se mexe mesmo é com a tensão do carregador, que subtraído da tensão da bateria e dividido pela resistência interna da mesma, vai resultar na corrente de carga efetiva da bateria..

 

Não tem essa de ajustar a tensão para 15 Volts e a corrente para 6 Amperes.. Seja o que for para fazer isso vai usar a redução da tensão para poder ajustar a corrente.. E isso é dinâmico pois a tensão da bateria sobe em função da carga assumida e a resistência interna varia conforme a temperatura da mesma..

 

O que podes é fazer um limitador de corrente e um sensor de tensão que ao atingir 14 Volts (em 15 Volts sua bateria já estará fervendo e isso será prejudicial a mesma) desative ou reduza a corrente de carga para uma corrente chamada de flutuação..

 

Como limitador de corrente poderia ser o circuito mostrado pelo colega lauro, no post #8 ai acima, esse dai:

8da4cd7af40fab7d202dcf7cfd67e325.jpg

Só trocaria o Tip 31 por um TIP 142, colocando como resistor de emissor um de 0,1 ohms de fio, por 5 Watts (vai aquecer um pouco)..

Colocaria o Tip 31 no lugar do BC548C..

Trocaria o resistor de 470 Ohms por um de 100 Ohms e usaria duas fontes de alimentação 12V + 5V = 17 Volts, para alimentar isso dai

 

O Tip 142 num bom dissipador por favor...

 

 

Depois disso é só se preocupar com o desligamento do conjunto quando a tensão da bateria ao chegar em 14 volts. Esse tipo de comparador tem a dar com pau, pesquise no Tio Google..

 

É dispensável se você ficar controlando, no multímetro, para fazer essa operação, desligar quando a bateria chegar aos 14 volts..

 

Mudando o valor do resistor de emissor do TIP142 se pode alterar a corrente de carga..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega mafinotti..

Tua concepção da corrente e tensão anda um pouco prejudicada. Na ação de carga de uma bateria, para regular a corrente, se mexe mesmo é com a tensão do carregador, que subtraído da tensão da bateria e dividido pela resistência interna da mesma, vai resultar na corrente de carga efetiva da bateria..

 

Não tem essa de ajustar a tensão para 15 Volts e a corrente para 6 Amperes.. Seja o que for para fazer isso vai usar a redução da tensão para poder ajustar a corrente.. E isso é dinâmico pois a tensão da bateria sobe em função da carga assumida e a resistência interna varia conforme a temperatura da mesma..

 

O que podes é fazer um limitador de corrente e um sensor de tensão que ao atingir 14 Volts (em 15 Volts sua bateria já estará fervendo e isso será prejudicial a mesma) desative ou reduza a corrente de carga para uma corrente chamada de flutuação..

 

Como limitador de corrente poderia ser o circuito mostrado pelo colega lauro, no post #8 ai acima, esse dai:

8da4cd7af40fab7d202dcf7cfd67e325.jpg

Só trocaria o Tip 31 por um TIP 142, colocando como resistor de emissor um de 0,1 ohms de fio, por 5 Watts (vai aquecer um pouco)..

Colocaria o Tip 31 no lugar do BC548C..

Trocaria o resistor de 470 Ohms por um de 100 Ohms e usaria duas fontes de alimentação 12V + 5V = 17 Volts, para alimentar isso dai

 

O Tip 142 num bom dissipador por favor...

 

 

Depois disso é só se preocupar com o desligamento do conjunto quando a tensão da bateria ao chegar em 14 volts. Esse tipo de comparador tem a dar com pau, pesquise no Tio Google..

 

É dispensável se você ficar controlando, no multímetro, para fazer essa operação, desligar quando a bateria chegar aos 14 volts..

 

Mudando o valor do resistor de emissor do TIP142 se pode alterar a corrente de carga..

Olá Faller!

 

Obrigado pelos ensinamentos. Realmente estou tentnado aprender os conceitos básicos... só estudei sobre eletricidade e etc no colegial (fiz faculdade de ADM de empresas e pós em gestão de equipes) e o máximo de contato com elétrica e eletrônica que tive do colegial até hoje(pouco mais que 1 década) foi trocar a resistência (220v 8800W) dos meus maxi turbo que as vezes(a cada 3 ou 4 anos) queima....

 

Tenho lido vários tópicos do fórum para aprender, mas esse esquema da bateria realmente me parece um pouco mais complexo pelo falo da resistencia dela variar (conforme sua carga).

 

"Não tem essa de ajustar a tensão para 15 Volts e a corrente para 6 Amperes.. Seja o que for para fazer isso vai usar a redução da tensão para poder ajustar a corrente.. E isso é dinâmico pois a tensão da bateria sobe em função da carga assumida e a resistência interna varia conforme a temperatura da mesma.." <<<<<< ÓTIMA EXPLICAÇÃO!!

 

Ficarei sempre monitorando a bateria. Para queda de tensão posso utilizar um diodo de silício de 20A? Ou acha que essas 3 fontes em série quando carregando as baterias não atingirão os 15v, considerando a resistencia interna da mesma?

MUITO OBRIGADO A TODOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

 

Ficarei sempre monitorando a bateria. Para queda de tensão posso utilizar um diodo de silício de 20A? Ou acha que essas 3 fontes em série quando carregando as baterias não atingirão os 15v, considerando a resistencia interna da mesma?

 

A fonte de 3 x 5 Volts deve aguentar pelo menos uns 10 Amperes em 15 Volts, sem nenhum problema..

A queda de tensão pode não ser suficiente com um diodo, poderás ter de colocar mais de um, e é dinâmico..

Vou te dar um exemplo..

Uma bateria de 12 Volts completamente descarregada se aplicares nela 15, 14 ou 13 Volts poderá pedir mais de 6 Amperes, de cara...

A mesma bateria mas com somente 10% descarregada poderá aceitar bem 14 volts e sem pedir esses 6 Amperes, pedindo 2 ou 3 Amperes..

 

Por isso que te sugeri aquele limitador de corrente que com a bateria descarregada vai regular os 17 Volts da entrada entregando somente 7 ou 8 Volts, o suficiente para regular a corrente em 6 Amperes. Com o tempo e com a tensão da bateria se carregando e subindo o regulador irá elevando sua tensão de modo a sempre entregar 6 Amperes. Essa é a função dele..

 

Mas veja ai, se desejares ir colocando e tirando diodos, faça como quiser... Não existe uma única solução em eletrônica, o que é ótimo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte de 3 x 5 Volts deve aguentar pelo menos uns 10 Amperes em 15 Volts, sem nenhum problema..

A queda de tensão pode não ser suficiente com um diodo, poderás ter de colocar mais de um, e é dinâmico..

Vou te dar um exemplo..

Uma bateria de 12 Volts completamente descarregada se aplicares nela 15, 14 ou 13 Volts poderá pedir mais de 6 Amperes, de cara...

A mesma bateria mas com somente 10% descarregada poderá aceitar bem 14 volts e sem pedir esses 6 Amperes, pedindo 2 ou 3 Amperes..

 

Por isso que te sugeri aquele limitador de corrente que com a bateria descarregada vai regular os 17 Volts da entrada entregando somente 7 ou 8 Volts, o suficiente para regular a corrente em 6 Amperes. Com o tempo e com a tensão da bateria se carregando e subindo o regulador irá elevando sua tensão de modo a sempre entregar 6 Amperes. Essa é a função dele..

 

Mas veja ai, se desejares ir colocando e tirando diodos, faça como quiser... Não existe uma única solução em eletrônica, o que é ótimo..

Muito obrigado, mestre!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...