Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando, Placa mãe ou Processador?


Joffrey

Posts recomendados

Olá!
Á dois dias atrás estou com um problema no meu computador, eu ligo ele, vou ver jogar, ou ouvir musicas ou qualquer tipo de coisa e depois de um tempo ele "Trava" Ele não reinicia nem desliga, somente trava.

Também estava com um problema bem esquisito, ainda estou é claro além desse travamento, quando estou dando upload de 2 ou mais fotos ou carregando um vídeo, qualquer coisa do tipo ele automaticamente trava, o que poderia ser?

Procurei pelo Google e não achei nada que pudesse me ajudar nessa questão, enquanto a limpeza em geral eu fiz, mas somente a pasta térmica no processador eu não efetuei porque não há possuo neste momento para saber se vai diminuir a temperatura.
Instalei programas como o Speccy e o CPUID HWMonitor para ver a temperatura de ambos componentes.
Então deixei o pc ligado por uns 5 a 10 minutos e começou a subir a temperatura, Do processador chegou a 62C meu processador é AMD Phenom x4 9650.

A da placa-mãe chegou a 76C, nome da placa mãe é ASUSTEK m3a - AMD.

Depois desses problemas eu tentei ver se poderia ser a fonte que não estava dando energia suficiente para placa, troquei a fonte de maior potencia e logo persistiu.
Troquei as memorias e e também nada.
HD está normal

Tenho Cooler para refrigerar também, mas não adianta muito.

Coloquei um Mini Ventilador na frente da placa, o computador não Trava mais, mas a temperatura continua a mesma coisa.

Computador tem uns 4~5anos já, utilizo placa de vídeo NVdia Geforce 9400GT* não sei se pode afetar em algo, temperatura fica 50 a 60C em jogos. Não sei se a placa de vídeo pode afetar em algo, mas estou falando dos componentes caso isso for algo que possa estar afetando.
Logo que entro em jogos que precisa de um gráfico um pouco melhor fica dando um "lag Gráfico" digamos que fica travando, mas acontece isso com decorrência do aquecimento da placa mãe.

 

Bom o fato é que realmente não tenho ideia do que pode ser, fiz a limpeza de memorias, a poeira do cooler do processador, mas sem pasta térmica ainda. *Não sei se isso pode afetar tanto*
OBs: A pasta está totalmente seca e não faço ideia de quanto tempo não trocaram, pois este computador era do meu irmão.~

 

Bom espero que alguém me ajude pois está difícil ficar dependendo do ventilador  haha, Também utilizarei pasta térmica amanhã para ver se melhora em algo.

post-771254-0-16650400-1434932715_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu ia dizer que o problema estava no HD (hd defeituoso causa esse tipo de travada) mas se você diz que ele está bom pode ser mesmo a temperatura do processador, trocando a pasta térmica com certeza você vai baixar uns 10ºc (suficiente para resolver seu caso), apesar do problema não ser na placa mãe achei meio alta a temperatura dela isso geralmente é causado por gabinetes mal refrigerados, de uma olhada nisso talvez seja bom adicionar mais um cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O temperatura máxima de operação para processadores é de 70°, se a placa mão esta aquecendo tanto não é de se espantar que esteja dando problema, ainda mais porque normalmente o processador aquece mais que a placa mãe, no entanto o correto seria o computador se desligar sozinho e quando você ligasse ele novamente apareceria um aviso que o sistema se desligou para proteger o hardware de superaquecimento.

Se a pasta térmica está seca já passou da hora de troca-lá.

Outro item que as pessoas dão pouca importância na hora de montar o PC é o gabinete, quando fui ver review da APU A10 7850k da AMD muitos reclamavam de superaquecimento com o cooler box, no entanto quando falei com um vendedor que tinha esta APU ele me disse que não esquentava mesmo ele usando o cooler box, por problemas de entrega acabei tendo que ficar com uma a10 7700K mas ela também é quadcore com 3.4ghz (300mhz a menos que o 7850k) e usando um gabinete Abaddom 6070GS o temperatura de operação fica em torno de 30º no verão pode ser que ele aqueça mais, porém deve ficar num máximo de 60° quando roda a full a APU.

Como seu pc é antigo verifique se o gabinete tem uma ventilação adequada, mais um item a confirmar é se a fonte está corretamente instalada, nos computadores novos as fontes são em baixo e puxam o ar de fora para se resfriarem diferente das antigas que ficavam em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...