Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jubarius

Duas Redes - Win7 Ok - WinXP com Problema de DNS

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Primeiro de tudo, gostaria de falar que meu nível de conhecimentos em rede varia entre o nada e o iniciante.

Eu trabalho numa escola onde temos redes (uma PRD - Paraná Digital - e outra que vem do mec). Até o momento as duas redes estão separadas fisicamente. Como a gente possui agora uma impressora com interface de rede, eu estou tentando juntá-las no mesmo switch. Como as duas redes estavam trabalhando com o mesmo gateway eu alterei o modem que recebe a internet do MEC (no caso, alterei o gateway de 192.168.1.1 para 192.168.2.1).

Após esta mudança, juntei as duas redes no mesmo switch. Começou a dar conflito nas máquinas, pois todas só pegavam a rede do PRD (é uma internet com proxy e cheia de bloqueios) e ignorar a do MEC. Consegui resolver este problema fixando os IPs em quase todas as máquinas (Não sei se é o certo, mas configurei o roteado para distribuir somente os endereços de IP entre 100 e 255).

Na máquina com Win7 eu configurei assim:

IP: 192.168.2.65

Máscara: 255.255.0.0

Gateway: 192.168.2.1

DNS 1: 8.8.8.8

DNS 2: 8.8.4.4

Esta configuração funcionou, a máquina consegue se comunicar tanto com a impressorar quanto com um sistema FTP da rede PRD. O meu problema se encontra no WinXP (Pior que não tem como por outro sistema nesta máquina por causa de um sistema legado):

IP: 192.168.2.60

Máscara: 255.255.0.0

Gateway: 192.168.2.1

DNS 1: 8.8.8.8

DNS 2: 8.8.4.4

Está máquina não consegue se comunicar com a internet e não enxerga a impressora, mas consegue realizar o ping nos demais computadores da redes.

Se eu não alterar as configurações, mas separar fisicamente as redes, o WinXP funciona normalmente.

Em anexo tem o relatório da ferramenta de diagnóstico da rede do WinXP.

Não sei o que pode ser, aceito qualquer sugestão.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais