Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luminaria de Leds


Rvs

Posts recomendados

Boa noite amigos, 

gostaria de saber se alguem tem, ou sabe onde encontro um circuito de uma luminaria, tenho 27 leds brancos de auto brilho, gostaria de fazer esse circuito,  e que o mesmo, fosse alimentado via usb e/ou por uma fonte de 5v.

 

Obrigado desde de ja!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Em 5V poderia ligar todos os leds (em série com cada respectivo resistor) em paralelo. Não seria nada eficiente, pois estaria perdendo uns 40% da potencia fornecida pela fonte.

O mais usual seria utilizar um drive que converteria esses 5V em uma fonte de corrente.

Segue algumas imagens:

li-ion-white-led-driver-by-lt1618.jpg

 

 

cat4106-led-driver-circuit.jpg

 

 

isl97671a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite amigos, 

gostaria de saber se alguem tem, ou sabe onde encontro um circuito de uma luminaria, tenho 27 leds brancos de auto brilho, gostaria de fazer esse circuito,  e que o mesmo, fosse alimentado via usb e/ou por uma fonte de 5v.

 

Obrigado desde de ja!!!

Interessante este led com brilho automático :rolleyes:

Brincadeira... sei que quis dizer alto brilho.

Alimente um led com uma fonte de 5V com um resistor de 100R em série.

Meça a tensão sobre o LED (após o resistor).

Suponhamos que dê 3,5V.

Basta multiplicar por 27: 3.5 x 27 = 94,5V

Se tiver uma fonte de 100V, basta calcular um resistor para fazer uma série única de 27 LEDs.

100V - 94,5V = 5,5V

5,5V / 0,02A = 275R

Pode usar tranquilo o valor comercial de 270R (para o exemplo de 100V).

Se for alimentar diretamente da rede elétrica, pode fazer uma fonte usando a reatância capacitiva.

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/1560-fonte-sem-transformador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe nao vi o erro, era mesmo alto brilho, bom, o amigo que me pediu, (dei a a sugestao da rede eletrica), ele falou que nao queria, ele quer que funciona pela entrada USB e/ou por uma fonte de 5V, acredito tmb que deva ser de um carregador de celular, os projetos sao bem interessantes, mas estava procurando os componentes e nao conseguir encontrar nenhum, existe algum similar que posso usar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom... USB só pode fornecer 500mA (padrão).

No caso usando estes 500mA daria para alimentar 25 LEDs.. mas isto "sugando" o máximo de uma porta USB... o que não aconselho.

Já uma fonte de 5V com conector tipo USB, de 1A baratinha, dá pra alimentar tranquilamente todos os 27 LEDs em paralelo, claro que com resistores de 75ohm em cada um deles.

 

Será que fui claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um bom tempo que eu não vejo PC com portas limitadas a 500mA. Parece que essa parte da especificação ninguém se importa, corrente limitada a 700mA, 1A, mais do que isso às vezes e equipamentos consumindo mais de 500mA não são incomuns (já que é muito raro ver portas USB limitadas a 500mA hoje). Então se quiser testar, o máximo que pode acontecer é não funcionar. As portas possuem limitação ativa de corrente, se você consumir mais do que o limite a alimentação da porta fica ligando e desligando de forma intermitente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...