Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rvs

Luminaria de Leds

Recommended Posts

Boa noite amigos, 

gostaria de saber se alguem tem, ou sabe onde encontro um circuito de uma luminaria, tenho 27 leds brancos de auto brilho, gostaria de fazer esse circuito,  e que o mesmo, fosse alimentado via usb e/ou por uma fonte de 5v.

Obrigado desde de ja!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Em 5V poderia ligar todos os leds (em série com cada respectivo resistor) em paralelo. Não seria nada eficiente, pois estaria perdendo uns 40% da potencia fornecida pela fonte.

O mais usual seria utilizar um drive que converteria esses 5V em uma fonte de corrente.

Segue algumas imagens:

li-ion-white-led-driver-by-lt1618.jpg

cat4106-led-driver-circuit.jpg

isl97671a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu ALDSS, vou analisar os circuitos postados e ver o melhor, depois postarei o resultado.. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigos, 

gostaria de saber se alguem tem, ou sabe onde encontro um circuito de uma luminaria, tenho 27 leds brancos de auto brilho, gostaria de fazer esse circuito,  e que o mesmo, fosse alimentado via usb e/ou por uma fonte de 5v.

Obrigado desde de ja!!!

Interessante este led com brilho automático :rolleyes:

Brincadeira... sei que quis dizer alto brilho.

Alimente um led com uma fonte de 5V com um resistor de 100R em série.

Meça a tensão sobre o LED (após o resistor).

Suponhamos que dê 3,5V.

Basta multiplicar por 27: 3.5 x 27 = 94,5V

Se tiver uma fonte de 100V, basta calcular um resistor para fazer uma série única de 27 LEDs.

100V - 94,5V = 5,5V

5,5V / 0,02A = 275R

Pode usar tranquilo o valor comercial de 270R (para o exemplo de 100V).

Se for alimentar diretamente da rede elétrica, pode fazer uma fonte usando a reatância capacitiva.

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/1560-fonte-sem-transformador

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe nao vi o erro, era mesmo alto brilho, bom, o amigo que me pediu, (dei a a sugestao da rede eletrica), ele falou que nao queria, ele quer que funciona pela entrada USB e/ou por uma fonte de 5V, acredito tmb que deva ser de um carregador de celular, os projetos sao bem interessantes, mas estava procurando os componentes e nao conseguir encontrar nenhum, existe algum similar que posso usar???

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... USB só pode fornecer 500mA (padrão).

No caso usando estes 500mA daria para alimentar 25 LEDs.. mas isto "sugando" o máximo de uma porta USB... o que não aconselho.

Já uma fonte de 5V com conector tipo USB, de 1A baratinha, dá pra alimentar tranquilamente todos os 27 LEDs em paralelo, claro que com resistores de 75ohm em cada um deles.

Será que fui claro!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim amigo, bem claro, vou explicar pra ele, q no caso de usar pelo micro nao seria aconselhável, mas com uma fonte da pra fazer, você teria algum projeto q posso disponibilizar???

Compartilhar este post

Link para o post

Sim amigo, bem claro, vou explicar pra ele, q no caso de usar pelo micro nao seria aconselhável, mas com uma fonte da pra fazer, você teria algum projeto q posso disponibilizar???

Me informe que fonte tem disponível.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um bom tempo que eu não vejo PC com portas limitadas a 500mA. Parece que essa parte da especificação ninguém se importa, corrente limitada a 700mA, 1A, mais do que isso às vezes e equipamentos consumindo mais de 500mA não são incomuns (já que é muito raro ver portas USB limitadas a 500mA hoje). Então se quiser testar, o máximo que pode acontecer é não funcionar. As portas possuem limitação ativa de corrente, se você consumir mais do que o limite a alimentação da porta fica ligando e desligando de forma intermitente.

Compartilhar este post

Link para o post

@victhor393

Você está certo quanto a USB, mas veja o contexto do tópico.

Sacrificar uma porta?

São 27 LEDs... porque não usar alimentação externa?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma observação. O autor mencionou USB no post original, de qualquer forma é desperdício de uma porta e seria melhor usar uma fonte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

a fonte e uma padrão dessas de celular, 5V por 850ma.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais