Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores em fonte para carga em bateria automotiva. Usar ou não?


mafinotti
Ir à solução Resolvido por cesardelta1,

Posts recomendados

Boa noite a todos.

 

Conforme posts anteriores, liguei 3 fontes de pc em série utilizando as linhas de 5V, portanto tenho 15v e 20A de corrente máxima. Vou utilizá-la para carregar bateria automotiva.

 

Como a saída estava em 15,2V, coloquei um diodo de 6A para reduzir 0,7V. Até aí Ok.... funcionou perfeito, mas a tensão está chegando a 40V  :eek:  quando não tenho carga alguma no sistema... Se ligo um ventilador(fan) de baixo consumo(0.2A) essa tensão já cai para 14,5V B)  (15,2 - 0,7V do diodo). Imagino que esse excesso de tensão seja ripple por causa do diodo....

 

Primeira dúvida: É recomendado colocar capacitores na saída da fonte ?  :confused:

 

Segunda dúvida: Se for útil/recomendado adicionar capacitores na saída conforme a primeira duvida, eles podem ser de 25V? (tenho dois aqui de 25v / 4.700uF cada).

 

Obrigado pela atenção.

 

Atenciosamente, Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não não é necessário colocar capacitor e se o fizer pode ser pior. Fontes chaveadas usam capacitores especiais, de baixo ESR (para operar em alta frequência).. Mantenha uma carga constante a saída, por exemplo um resistor de 47 ohms x 10 Watts que vai aquecer bastante..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não é necessário colocar capacitor e se o fizer pode ser pior. Fontes chaveadas usam capacitores especiais, de baixo ESR (para operar em alta frequência).. Mantenha uma carga constante a saída, por exemplo um resistor de 47 ohms x 10 Watts que vai aquecer bastante..

Obrigado novamente, mestre!

 

Não entendi o porque de usar o resistor. Poderia me explicar?

 

Deculpe-me pela falta de conhecimento e excesso de curiosidade.

 

Atenciosamente, Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...