Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jade Fernandes

Problema com vírus em Netbook Acer Aspire One

Recommended Posts

(desculpem se criei o tópico no lugar errado)

Uma introdução antes de apresentar o problema:

O netbook que eu uso, antes de ser meu, era da minha mãe. Ela não só instalou coisas como o Baidu (nada contra quem usa por livre e espontânea vontade (se é que existe gente que faça isso)) como decidiu se aventurar assistindo séries online, então vocês imaginam o estado do coitadinho quando chegou na minha mão...
Eu não tenho dinheiro pra um antivirus decente, então fiz varredura com o que tinha na época e peguei aquela licença de 30 dias do Kaspersky pra tentar dar uma limpada mais efetiva, mas, como vocês devem imaginar, não foi suficiente. Tive que excluir MUITA coisa manualmente e mesmo assim muito frequentemente me deparo com mais coisas esquisitas instaladas por aqui.
Venho tendo problemas com a data e hora, que se mudam sozinhas constantemente, e alguns processos bizarros no gerenciador que se renovam independentemente de quantas vezes eu encerre. Sou bem leiga sobre vírus e de como me livrar deles, então fiz o que tava no alcance do meu conhecimento.

Hoje investigando mais processos bizarros, descobri que dava pra abrir a pasta onde o arquivo que gera o processo se encontra. Fazendo isso, encontrei uma pasta em meu sistema que não sabia que existia (pra variar) de um programa instalado que agora esqueci o nome (desculpem por isso, não lembrei de gravar), e nessa pasta tinha o desinstalador. Abriu um setup em coreano (???), desinstalei e o processo sumiu. Se excluiram alguns arquivos mas no mesmo diretório ficaram três pastas que pareciam ser do conteúdo do programa. Tentei "subir" pras pastas anteriores e descobri que não tinha acesso (pediu o administrador, que teoricamente deveria ser o único usuário do sistema, que sou eu). Tentei excluir elas manualmente, e quando abriu a caixa de dialogo da exclusão de arquivos começou a mostrar todos os arquivos do net, inclusive quando eu abri a pasta Imagens deu conflito na exclusão por o arquivo estar aberto. Tava indicando gigas e gigas, e eventualmente aparecia outra pasta a qual eu não podia excluir porque não tinha acesso. Com medo de perder todos os meus arquivos, eu preferi cancelar. E agora não consigo encontrar a pasta.

E agora, gente? O que foi isso? Tem algo que eu possa fazer pra salvar o net ou só formatando mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais