Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
carlosad

Melhor placa que fiz até hoje

Recommended Posts

Galera, eu só vim mostrar a placaquinha que acaba de "sair do forno". Esta é a melhor placa que fiz até hoje (em relação à apresentação).

 

Espero que gostem... Segue as imagens:

 

post-645365-0-54639000-1435180080_thumb.

post-645365-0-44102700-1435180085_thumb.

post-645365-0-91441600-1435180089_thumb.

 

 

 

Carlos Duarte

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria interessante dizer qual o método que usou?

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, ficou ótima. Mas qual técnica utilizou?

Editado por LMolinari

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Poxa gente, achei que não iriam perguntar... kkk

     

    Brincadeira, é que esqueci mesmo...

     

    Eu utilizei acetato impresso e tinta fotossensível. Para a "máscara de solda"*** fiz da mesma forma. A diferença foi na hora de pintar a placa. A grande maioria que usa este método (eu já utilizei muito tmb) pinta a placa com uma quantidade generosa de tinta e espalha usando um motor ou mini retífica. A diferença desta é que utilizei um aerógrafo para fazer a pintura (desperdício bem reduzido).

    *** A máscara de solda não é uma máscara propriamente dita, visto que fiz com a mesma tinta de proteção para corrosão. Apenas fiz para deixar um acabamento melhor e também para proteger a camada de cobre...


    Grande abraço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Muito boa a placa!

     

    Responda, por favor:

     

    1 - Qual foi a tinta (marca) fotossensível? Foi a FastPCB?

    2 - Qual foi o produto corrosivo?

    3 - Quanto tempo de trabalho, desde o layout pronto, até a placa?

    4 - Qual foi a ferramenta de corte da placa? As laterais estão bem retinhas.

    5 - Qual foi o aplicativo para o Layout, ou foi cópia de arquivo para impressão?

    6 - Qual foi a largura mínima do filete?

    7 - Qual foi o acetato?

    8 - Foi impressora Laser ou jato de tinta?

    9 - Quantas camadas de acetato, que você usou?

     

    Desculpe todas essas perguntas, hehehe!

     

    MOR_AL

    Editado por MOR
    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Respostas:

    1: Sem marca. Pote preto de 100g (chinesa) Comprado pelo ebay pelo vendedor/loja "Goldpart"

    2: Cloreto de ferro (III), cloreto férrico, FeCl₃ ou Percloreto de ferro, como preferir;

    3: 1 dia pro layout + 1 tarde e início da noite pro restante;

    4: Arco de serra (+ lixamento)

    5: Eagle

    6: Não entendi a pergunta

    7: Transparência para impressora laser;

    8: Já respondido na anterior;

    9: 1 só;

    10: Eu mesmo kkkkkkk...

     

    Mais perguntas, estou disposto a respondê-las...

     

     

    Valeu, grande abraço.

    Carlos Duarte

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se já não estivesse proficiente com o método "transferência térmica", esta seria uma boa opção.

     

    No item 6 perguntei qual foi a largura mínima do filete. Na medida que evoluímos na confecção de PCIs, começamos a tentar passar filetes por entre dois pinos de CIs do tipo DILP. Isso exige alguma perícia na confecção de placas e filetes com cerca de 0,3mm de largura. Daí a pergunta da largura mínima do filete.

     

    Durante muito tempo investi muitas horas, mais de 100, em tentar fazer uma placa por este método. Sempre esbarrava no produto da tinta sensibilizadora. Comprei praticamente uma tinta de cada fabricante nacional, sem sucesso. Outro inconveniente era que a umidade em minha casa era altíssima. Às vezes ficava mais de um dia só para secar a tinta na PCI. A qualidade da tinta era suficiente para silk-screen, mas era péssima para PCI. Tinha toda uma parafernália para controlar cada parâmetro do procedimento. Durante este processo aprimorei minha técnica com o método de transferência térmica. Hoje levo cerca de 30 minutos entre o layout pronto e a placa corroída... E o material é bem mais simples e barato.

    Não costumo acrescentar o verniz isolante.

    Sua placa realmente ficou muito boa. Parabéns. :)

    MOR_AL

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @carlosad,

     

    Caramba, realmente ficou muito boa, passa por produçao profissional !

     

    Parabéns !

     

    Paulo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá amigo, parabéns sua placa ficou ótima, queria saber se você conseguiu fazer a parte escrita em cima da placa, ou seja, o top silk. Você vai fazer tutorial desse metodo ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • beleza galera? Valeu pelos elogios e comentários.

     

    Vamos às respostas!

    No item 6 perguntei qual foi a largura mínima do filete. Na medida que evoluímos na confecção de PCIs, começamos a tentar passar filetes por entre dois pinos de CIs do tipo DILP. Isso exige alguma perícia na confecção de placas e filetes com cerca de 0,3mm de largura. Daí a pergunta da largura mínima do filete.

    ...

    Sua placa realmente ficou muito boa. Parabéns. :)

    MOR_AL

    beleza MOR?

    Cara, caso você esteja se referindo as trilhas, elas estão com aproximadamente 0,3mm ou (conforme a unidade que usei, 15 mil) e a espessura da parte corroída tmb 12 mil.

     

     

    Ficou otima!

    Oi jessica, beleza?

    Obrigado mesmo, que bom que gostou.

     

     

    @carlosad,

     

    Caramba, realmente ficou muito boa, passa por produçao profissional !

     

    Parabéns !

     

    Paulo

    beleza aphawk? (Desculpe-me, não sei ainda colocar o link do perfil aqui... kkkk)

    Valeu mesmo. O ideal é sempre praticarmos para conseguir resultados cada vez melhores.

     

     

    Olá amigo, parabéns sua placa ficou ótima, queria saber se você conseguiu fazer a parte escrita em cima da placa, ou seja, o top silk. Você vai fazer tutorial desse metodo ?

    beleza Lucas?

    Cara, sobre a escrita, não tem nenhum segredo, coloquei o texto na camada bottom, conforme os componentes, então foi corroído juntamente com os espaços isolantes das trilhas. ;)

     

     

    Valeu aí galera.. Sempre leio todos os comentários...

     

    Carlos Duarte

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Galera, eu só vim mostrar a placaquinha que acaba de "sair do forno". Esta é a melhor placa que fiz até hoje (em relação à apresentação).

     

    Espero que gostem... Segue as imagens:

     

    attachicon.gif_CAD0277.JPG

    attachicon.gif_CAD0278.JPG

    attachicon.gif_CAD0279.JPG

     

     

     

    Carlos Duarte

    Olá amigo, como você consegue deixar a placa azul ? e deixar a parte para o furo certinho para solda ?

    Editado por Lucas Pereira de Souza

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • beleza Lucas?

    Olá amigo, como você consegue deixar a placa azul ? e deixar a parte para o furo certinho para solda ?

    Utilizando o mesmo método utilizado para a corrosão, após a corrosão... Só que desta vez utilizando uma impressão somente dos Pads e Vias (sem as trilhas). Entende?

     

     

    Grande abraço.

    Editado por carlosad

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×