Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do i7 4770k


Posts recomendados

Voltei a desmontar o dissipador e a aplicar a pasta térmica a temperatura esta a cerca de 76º com as tampas desmontadas ou seja esta praticamente igual, deixarei também aqui umas imagens da pasta térmica aplicada, e desta vez tenho a certeza que os parafusos estão bem encaixados e o dissipador bem preso.

Quanto aquilo de experimentar o dissipador noutro computador, neste momento é impossível pois nenhum conhecido meu tem um computador recente o suficiente para este cooler. Desculpem as imagens mal tiradas mas foi o que melhor consegui.

IMG_20150626_221822.jpgIMG_20150626_221850.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você aplicou pasta exageradamente, como falei no máximo uma gotinha do tamanho de 1 graozinho de arroz no centro do CPU. Após encaixar o dissipador na base do CPU não remova e recoloque ele, pois vai criar bolhas de ar se o fizer.

 

Olha essa imagem: http://techreport.com/r.x/system-build-howto/dollop.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você aplicou pasta exageradamente, como falei no máximo uma gotinha do tamanho de 1 graozinho de arroz no centro do CPU. Após encaixar o dissipador na base do CPU não remova e recoloque ele, pois vai criar bolhas de ar se o fizer.

Olha essa imagem: http://techreport.com/r.x/system-build-howto/dollop.jpg

Farei isso. Obrigado por ajudar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta térmica serve para preencher as imperfeições das bases do metal, e não criar uma barreira entre o metal do CPU e do cooler, pois o que transfere calor é metal tocando metal e não uma parede de pasta térmica impedindo que os 2 metais se toquem.

 

Com certeza suas temperaturas são fruto desse exagero de pasta impedindo que o calor seja transferido para a base do cooler, já que você colocou uma barreira entre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de voltar a colocar pasta térmica desta vez coloquei menos como podem ver na imagem. Mas os resultados mantém-se. IMG_20150626_234030.jpg

Acabei de ler agora um tópico de uma pessoa com o mesmo problema e lembrei me que há uns 2 meses a minha fonte fazia um zumbido quando eu estava a jogar ou a fazer algo pesado poderá ser a fonte que está a causar o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miguel987

 

Poderia caprichar na limpeza da CPU, hein? Tem muita pasta térmica ali ainda.. Faça o mesmo com a base do dissipador, usando álcool isopropílico..

 

Te aconselharia a espalhar a pasta térmica.. EU faço isso aqui, usando um Hyper T4.. Um pingo no centro da CPU e espalhando com uma espátula pequena, deixando meio centímetro, mais ou menos, entre a borda da CPU e a pasta.. Talvez, uma limpeza caprichada aí, faça mais efeito..

 

 

E qual a sua fonte??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não espalha pasta que deixa fissuras de ar beleza, use um pano de microfibra daqueles de óculos para limpar com álcool isopropílico, tanto a CPU como a base do cooler, não use algodão ou pano de algodão pois depreendem fiapos, arranham o cooler e CPU e nem tiram a sujeira direito, e não coloque o dedo nelas depois de limpas, pois a gordura do dedo atrapalha a dissipação de calor. As marcas de pasta térmica recomendam espalhar para vender mais pasta OK, pode conferir aqui a falha do método de espalhar.  

Tem até um tutorial de como passar a pasta térmica de um cara passando no dissipador, CPU e tirando com Álcool isopropílico KKK, para depois passar na CPU, o álcool isopropílico vai tirar quase toda a pasta, vai sobrar tão pouca que já seria preenchida pelo pontinho de pasta, metal não é pele com poros para absorver, ele tem pequenas fissuras que um ponto de pasta já prenche quase que por completo, e adivinha o site do "Tutorial" era um que vende pasta térmica e cooler para PC KKK, é igual se basear em propaganda de pasta de dente para colocar na sua escova beleza, metal não é pele para absorver, o pontinho de pasta quando sofre pressão do cooler vai preencher as microfissuras OK, Pasta de Silicone é um pontinho, de metais como prata se faz um X, pois a viscosidade é maior, pode ver que a AS5 de prata não espalhou direito, mas um X de uma vez só e rápido, se colocar muito vai vazer e queimar a CPU e Placa Mãe, já se a pasta for daquelas não condutivas vai gastar mais dinheiro em pasta e esquentar mais a CPU, se ele fisese um X no teste com a AS5 ficava legal. Na outra vez você usou pasta pra dedeu, muita pasta só faz dissipar menos calor, até se fosse de ouro, pois é uma camada a mais de metal para o calor passar, tanto que se usa mantas finas de metal para pessoas acidentadas para ocorrer menos perda de calor OK. A pasta é usada para cobrir as microfissuras do metal e não para adicionar uma camada de metal a mais. Se tudo isso não baixar as temperaturas para menos de 80 graus, troque a CPU na garantia que deve ter vindo "bichada", a Intel dá 3 anos, e assim como a AMD acho que eles nem testam, já mandam para a reciclagem que sai mais barato que pagar gente para testar KKK. Se nem uma CPU nova resolver tem este Watercoler bom e barato beleza. http://www.kabum.com.br/produto/49226/coolermaster-watercooler-seidon-120v-120mm-rl-s12v-24pk-r1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler box não sei exatamente, mas trabalhando em 3.5ghz e 1.05v aqui meu 4770k não passa de 50-55° com cooler parecido com seu. Faça o que o LFSO falou sobre limpeza e aplicação mas não use Arctic Silver 5, escolha outra pasta térmica. Tente comprar uma pasta térmica de maior qualidade que não seja condutiva, já que você demonstrou ser um artista é muito arriscado passar uma pasta condutiva ai e acabar danificando sua mobo ou CPU. Sem falar que arctic silver 5 é menos efetiva que outras pastas não condutivas.

 

Vou dar exemplo de 3 pastas térmicas boas não-condutivas: Cooler Master Extreme Fusion x1, Gelid GC-extreme e MX-4. Existem outras boas do mesmo padrão mas essas são as que conheço. Tente adquirir uma dessas 3 pastas se tiver disponível, são melhores que a padrão que vem com seu cooler e deve ganhar ai uns 3-4° pelo menos.

 

Mas como LFSO falou, talvez seu chip tem problema de fabricação. Digo, como a intel aplicou pasta térmica internamente entre o die e IHS ao invés de soldar eles e manter grudado, o material que eles usaram para selar o ihs no pcb acaba as vezes criando um certo espaço maior entre o contato do die com IHS, e no caso dos Ivy e haswell tiveram muito relatos de chips que esquentavam mais ou menos simplesmente porque alguns eram melhores finalizados na aplicação do selamento e mantinham um contato apertando melhor o die no IHS e outros acabavam ficando com a cola mais grossa e dificultando o contato do die com IHS assim  e atrapalhando a transferencia de calor.

 

Logo nos chips Ivy e Haswell teve algumas discrepancias nas temperaturas de chip para chip pelo fato que ocorria no acabamento de selar o ihs no pcb. Além dessa possível causa ainda pode ser outro fator como próprio chip interno estar ruim e esquentar tanto.

 

Se não melhorar a temperatura manda para garantia pra trocarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renderizando é de 60-65

Jogando é de 60-65 embora o sensor da Placa mãe registe 53.

 

São temperaturas um pouco altas, porém aceitáveis. Isso não causará danos à seu processador ou placa mãe.

 

Se por acaso chegar aos 70ºC então você deve se preocupar. Deverá testar outros air coolers, ou até um water de alto desempenho caso os air coolers não sejam suficientes.

 

Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo assim irei manter este cooler até porque quando criei este tópico as temperaturas eram de quase 90 graus renderizando e 85 jogando. Quando poder irei vender este cooler e comprar um water cooler de alto desempenho para também começar a fazer overclock. Obrigado a todos aqueles que me ajudaram a resolver o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho só mais uma questão a fazer antes de encerrar este topico. Porque é que tenho leituras diferentes do sensor da motherboard e do sensor do processador?

 

Não tenho certeza, mas acho que é porque a mobo lê a temperatura da case do processador, enquanto o processador lê as temperaturas dos núcleos.

 

Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...