Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP G42-371BR- HD 6370M não funciona mais, apenas ATI Mobility Radeon HD 4250)


EdiLight164

Posts recomendados

Bem, eu tenho um notebook HP G42-371BR. Ele, apesar de ser um pouco antigo (4 anos atrás), ele é um computador bem interessante, na sua faixa de preço. As especificações são essas:

 

Processador: AMD Turion II Dual Core P560 de 2.5 GHz

Memória: DDR3 2 GB (1 x 2048 MB)

Monitor: LED 14” de resolução 1366x768

Disco rígido: 320 GB SATA (7200 rpm)

Unidade óptica: SATA DVD±R/RW com LightScribe e suporte a dupla camada

Placa de rede: Ethernet 10/100BT

Sem fio: Bluteooth, LAN 802.11 b/g/n

Touchpad: Botão liga/desliga integrado e suporte para pad de rolagem de 2 vias

Portas externas: 1 HDMI, 1 VGA (15 pinos), 3 USB 2.0, 1 saída de fone de ouvido e 1 entrada para microfone

Webcam: Integrada com microfone

Quero dar atenção especial a um recurso deste computador: ele possui duas GPUs (unidades de processamento gráfico):

 

· Uma GPU redutora de energia, que é uma GPU onboard, que está no processador, que é uma ATI Mobility Radeon HD 4250. Ela é ativada automaticamente, quando o computador está ligado a bateria.

· Uma GPU de alto desempenho, que é uma GPU offboard, que é uma ATI Mobility Radeon HD 6370 (também conhecida como AMD Radeon HD 6370M), que é ativada quando o computador está ligado a tomada.

 

Tudo está funcionando bem, até que, durante a comutação (troca) entre as GPUs, a energia elétrica caiu e, como a bateria não estava mais no notebook (ela foi descartada, porque não carregava mais), o notebook apagou. Quando fui ligá-lo de novo, ele não trocava mais as GPUs (só permanecia na GPU redutora de energia e, quando eu tentava alterar para a de alto desempenho, nada acontecia, mesmo aparecendo o balão de Alternância concluída na barra de notificações) e a GPU de alto desempenho aparecia que estava com problemas no Gerenciador de Dispositivos.

 

post-771797-0-53692700-1435336369.png

 

Antes de procurar ajuda, tentei resolver o problema de diversas maneiras:

 

1.   Atualizar e reinstalar os drivers

post-771797-0-22194200-1435337211_thumb.

 

A primeira coisa que eu suspeitei que fosse era problema de drivers, já que a ATI Mobility Radeon HD 6370 aparecia com aquele triângulo amarelo com exclamação, então fui eu, primeiro, reinstalar os drivers OEM (fornecidos pela HP) da GPU. Primeiro, desinstalei e instalei-o novamente, usando o instalador, nas configurações expressas.

 

Não funcionou então eu baixei os drivers do site da AMD e realizei o mesmo procedimento acima. Também não funcionou, então, em vez de reinstalar os drivers pelo instalador, resolvi reinstalá-los pelo próprio Gerenciador de Dispositivos. Então abri o instalador, extraí os arquivos de instalação, sem instalar, abri o Gerenciador de Dispositivos, selecionei a GPU defeituosa, cliquei em Atualizar Driver, fui em Procurar software de driver no computador > Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador > Com disco... e selecionei o arquivo .inf do driver de vídeo. Ele conseguiu instalar o driver, mas não conseguiu ativar, permanecendo com aquele símbolo de erro.

 

Depois de repetir várias vezes os procedimentos acima, pensei que o problema não estava relacionado aos drivers, mas sim ao sistema operacional, então fui para a próxima etapa.

 

2.   Reinstalar o sistema operacional de fábrica

post-771797-0-18425900-1435336800_thumb.

 

Já que o problema não era de drivers, mas sim do sistema operacional, resolvi reinstalar o Windows 7 Home Basic (sistema que veio originalmente no notebook). Eu não quis fazer uma instalação limpa (sem os programas e personalizações) para não quebrar a originalidade do sistema (como o sistema já veio instalado de fábrica, é original), então resolvi reinstalar o Windows 7 através do Recovery Manager, já que ele vai reinstalar o sistema de fábrica do notebook. De fato, ele também irá formatar da mesma maneira. Então fiz o procedimento.

 

Reiniciei o notebook, entrei no menu de inicialização, selecionei a opção Reparar o computador. Após iniciar, fui em Recovery Manager > Recuperação do sistema, segui as instruções na tela e ele formatou a unidade C:, copiou a imagem do sistema e reiniciou. Digitei meu nome de usuário, nome do computador e ele terminou a instalação.

 

Após restaurar a backup que eu fiz, voltei ao Gerenciador de Dispositivos, e eu tive uma agradável surpresa: a GPU de alto desempenho não estava funcionando. Como o problema não estava no sistema operacional, pensei que o problema estava na BIOS, mais especificamente na CMOS. Então fui para a próxima etapa para recuperar a GPU.

 

3.   Restaurar a CMOS

post-771797-0-46942300-1435336917_thumb.

 

Depois de reinstalar os drivers e reinstalar o SO, estava na hora de ver se o problema estava na CMOS (aquela memória que a BIOS tem, onde grava a data e a hora do computador, além das informações dos dispositivos instalados).

 

Infelizmente, este modelo não possui um jeito fácil para restaurar a CMOS, sendo necessário retirar a bateria da CMOS e recoloca-la. Mas aí tinha outro problema: olhando fotos da placa-mãe deste notebook, percebi que aquela bateria ficava embaixo da entrada para cartão SD. Neste lugar, não existe nenhuma tampa que possa desparafusar e acessá-la facilmente. Para acessá-la, é preciso desmontar o notebook inteiro, precisando retirar todos os parafusos que prendem a carcaça, retirar a parte de cima da carcaça, desconectar todos os cabos da placa-mãe, virará-la e, enfim, acessar a bateria.

 

Então, com bastante cuidado e equipado, abri o notebook e consegui acessar a bateria. Retirei-a e deixei-a fora por 30 minutos (tempo suficiente para que a CMOS perca as suas configurações). Tentei aproveitar esse tempo para limpar a ventoinha (que estava imunda), porém não consegui soltá-la da placa-mãe (estava bem presa).

 

Depois de passados 30 minutos, recoloquei-a na placa-mãe. Remontei o notebook, prestando muita atenção para que nenhum cabo fique solto, liguei-o. Quando apareceu a mensagem de que a CMOS foi restaurada para as configurações originais, fiquei feliz, mas essa felicidade durou pouco, quando cheguei ao Gerenciador de Dispositivos e vi a GPU com defeito.

 

Ainda tentei restaurar a CMOS da GPU (nem sabia que isso existia), mas não deu certo, porque a GPU não tem suporte a leitura da BIOS, e eu não encontrei a imagem correta para a GPU.

 

RESUMO

Para quem não entendeu, não tinha tempo ou teve preguiça de ler, vou resumir tudo o que aconteceu o que eu fiz:

 

· A GPU de alto desempenho (a AMD Radeon HD 6370M) não funciona mais.

· O problema, provavelmente, começou após uma queda de energia durante a comutação das GPUs.

· Tentei reinstalar os drivers, reinstalar o sistema operacional, restaurar as configurações da CMOS e reinstalar a BIOS da GPU de alto desempenho, sem sucesso.

 

Com esse problema na GPU, eu não consigo jogar jogos 3D simples com mais de 30 fps (até mesmo alguns jogos em 2D ficam lentos). Estou com muito medo de ter perdido parte do poder gráfico de meu notebook. Se alguém puder me ajudar com uma solução, ficarei muito agradecido. Se quiser saber sobre mais alguma coisa (como o meu notebook fica, se a tela pisca em algum momento, etc.) pode avisar que eu posto aqui.

post-771797-0-03492000-1435336364_thumb.

post-771797-0-82869300-1435336368_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vendo tudo que você fez não vejo muita solução pro seu caso. Muito provavelmente a VGA queimou. Faça o seguinte: procure uma assistência especializada em notebooks, não para que ele o abra o faça tudo que você fez, mas pra ele testar, com voltímetro, os pontos da VGA offboard pra saber se ela realmente queimou. Acho que essa é a única solução viável.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vendo tudo que você fez não vejo muita solução pro seu caso. Muito provavelmente a VGA queimou. Faça o seguinte: procure uma assistência especializada em notebooks, não para que ele o abra o faça tudo que você fez, mas pra ele testar, com voltímetro, os pontos da VGA offboard pra saber se ela realmente queimou. Acho que essa é a única solução viável.

 

Fique com Deus!

Mas o que acontece é o seguinte:

 

Enquanto o sistema está iniciando, quando chega na tela Bem-vindo, a tela pisca.

 

Acredito que isso seja a troca entre as GPUs. Quando o notebook está ligado a tomada, ele inicia já com a GPU de alto desempenho. Quando chega nessa parte em que a tela pisca, deve ser ela trocando para a GPU redutora de energia.

 

O que deve estar acontecendo é isso! A placa está confusa, porque, enquanto que a GPU de alto desempenho reporta que está ativa, a placa-mãe reporta que, na verdade, está desativada. Então está acontecendo um conflito, o que faz com que a placa-mãe pense que a GPU está "com defeito".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que acontece é o seguinte:

 

Enquanto o sistema está iniciando, quando chega na tela Bem-vindo, a tela pisca.

 

Acredito que isso seja a troca entre as GPUs. Quando o notebook está ligado a tomada, ele inicia já com a GPU de alto desempenho. Quando chega nessa parte em que a tela pisca, deve ser ela trocando para a GPU redutora de energia.

 

O que deve estar acontecendo é isso! A placa está confusa, porque, enquanto que a GPU de alto desempenho reporta que está ativa, a placa-mãe reporta que, na verdade, está desativada. Então está acontecendo um conflito, o que faz com que a placa-mãe pense que a GPU está "com defeito".

 

Amigo, eu acho, veja bem, eu acho que ela realmente está com defeito.

 

Faça o seguinte: baixe o Ubuntu 15.04 do site oficial, grave num DVD, e dê boot em LiveCD por ele. Veja qual VGA está ativada e em funcionamento. Geralmente o Linux deixa as duas ativadas, a não ser que você instale programas para alternar entre elas.

 

Dessa maneira você poderá saber se sua VGA foi danificada ou não.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu acho, veja bem, eu acho que ela realmente está com defeito.

 

Faça o seguinte: baixe o Ubuntu 15.04 do site oficial, grave num DVD, e dê boot em LiveCD por ele. Veja qual VGA está ativada e em funcionamento. Geralmente o Linux deixa as duas ativadas, a não ser que você instale programas para alternar entre elas.

 

Dessa maneira você poderá saber se sua VGA foi danificada ou não.

 

Fique com Deus!

Infelizmente, não sou familiarizado com sistemas Linux, então não sei como faço para verificar as GPUs no Ubuntu (sistema Linux).

 

Por favor, pode me passar o passo a passo de como verifico o estado das GPUs no Ubuntu e qualquer outro sistema Linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, não sou familiarizado com sistemas Linux, então não sei como faço para verificar as GPUs no Ubuntu (sistema Linux).

 

Por favor, pode me passar o passo a passo de como verifico o estado das GPUs no Ubuntu e qualquer outro sistema Linux?

 

Certo. Encontrei esses dois tutoriais que com certeza te ajudarão:

 

http://www.dominiotxt.com.br/2015/04/como-testar-placa-de-video-no-linux.html

 

http://www.binarytides.com/linux-get-gpu-information/

 

Há maneiras de fazer tudo isso sem linhas de comando, porque Linux não é só um terminal, mas queremos fazê-lo mais rápido, pois a finalidade é somente testes, então usaremos mesmo o terminal.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu acho, veja bem, eu acho que ela realmente está com defeito.

 

Faça o seguinte: baixe o Ubuntu 15.04 do site oficial, grave num DVD, e dê boot em LiveCD por ele. Veja qual VGA está ativada e em funcionamento. Geralmente o Linux deixa as duas ativadas, a não ser que você instale programas para alternar entre elas.

 

Dessa maneira você poderá saber se sua VGA foi danificada ou não.

 

Fique com Deus!

 

 

Certo. Encontrei esses dois tutoriais que com certeza te ajudarão:

 

http://www.dominiotxt.com.br/2015/04/como-testar-placa-de-video-no-linux.html

 

http://www.binarytides.com/linux-get-gpu-information/

 

Há maneiras de fazer tudo isso sem linhas de comando, porque Linux não é só um terminal, mas queremos fazê-lo mais rápido, pois a finalidade é somente testes, então usaremos mesmo o terminal.

 

Fique com Deus!

Eu coloquei o iso do Ubuntu no pendrive e iniciei o Ubuntu sem instalar. Também segui as dicas do site que você me passou e descobri que o comando lspci conseguiu pegar algumas informações da GPU com defeito (a AMD Radeon HD 6370M) e de outros componentes de hardware, como pode ver na imagem anexa. Só não sei se é ela que está ativa, ou se é a Mobility Radeon 4230 (a redutora de energia).

 

Eu também não consegui instalar o mesa-utils para fazer aqueles testes. Ao tentar instalar, acusa o erro que também está na imagem:

 

Package mesa-utils is not available, but is referred to by another package.

This may mean that the package is missing, has been obsoleted, or

is only available from another source

 

E: Package 'mesa-utils' has no installation candidate

 

Mesmo eu dando o # sudo apt-get update que foi pedido, parece que precisa instalar outra coisa, antes de instalar o mesa-utils.

 

PS: Eu usei o Ubuntu 15.04 64 bits, bootado em LiveCD (ou live pendrive).

post-771797-0-30435500-1435526302_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei o iso do Ubuntu no pendrive e iniciei o Ubuntu sem instalar. Também segui as dicas do site que você me passou e descobri que o comando lspci conseguiu pegar algumas informações da GPU com defeito (a AMD Radeon HD 6370M) e de outros componentes de hardware, como pode ver na imagem anexa. Só não sei se é ela que está ativa, ou se é a Mobility Radeon 4230 (a redutora de energia).

 

Eu também não consegui instalar o mesa-utils para fazer aqueles testes. Ao tentar instalar, acusa o erro que também está na imagem:

 

Package mesa-utils is not available, but is referred to by another package.

This may mean that the package is missing, has been obsoleted, or

is only available from another source

 

E: Package 'mesa-utils' has no installation candidate

 

Mesmo eu dando o # sudo apt-get update que foi pedido, parece que precisa instalar outra coisa, antes de instalar o mesa-utils.

 

PS: Eu usei o Ubuntu 15.04 64 bits, bootado em LiveCD (ou live pendrive).

 

Amigo, como o Ubuntu conseguiu puxar informações da VGA possivelmente ela esteja funcionando.

 

Desse modo, somente instalando pra testar o funcionamento da VGA.

 

Tente isto para ver o mesa-utls: http://www.ubuntuupdates.org/package/core/vivid/universe/base/mesa-utils

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como o Ubuntu conseguiu puxar informações da VGA possivelmente ela esteja funcionando.

 

Desse modo, somente instalando pra testar o funcionamento da VGA.

 

Tente isto para ver o mesa-utls: http://www.ubuntuupdates.org/package/core/vivid/universe/base/mesa-utils

 

Fique com Deus!

Eu consegui usar o mesa-utils e gerei um arquivo de texto, contendo todas as informações da GPU. Eu percebi, nas linhas da arquivo, que a GPU ativa é AMD RS880. Depois fui pesquisar e vi que era apenas um codinome para a ATI Mobility Radeon HD 4250 (aquela GPU redutora de energia).

 

Agora fiquei com medo de ter perdido grande parte do desempenho gráfico do meu notebook. Talvez as informações da GPU com defeito estão corrompidas a nível de hardware.

 

Será que é possível ativá-la manualmente, alterando as entradas da CMOS e colocando a AMD Radeon HD 6370M (alto desempenho) como primária? Ou será que, mesmo o sistema e a BIOS conseguindo extrair as informações dela, ela está queimada ou se soltou da placa-mãe?

GPU.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consegui usar o mesa-utils e gerei um arquivo de texto, contendo todas as informações da GPU. Eu percebi, nas linhas da arquivo, que a GPU ativa é AMD RS880. Depois fui pesquisar e vi que era apenas um codinome para a ATI Mobility Radeon HD 4250 (aquela GPU redutora de energia).

 

Agora fiquei com medo de ter perdido grande parte do desempenho gráfico do meu notebook. Talvez as informações da GPU com defeito estão corrompidas a nível de hardware.

 

Será que é possível ativá-la manualmente, alterando as entradas da CMOS e colocando a AMD Radeon HD 6370M (alto desempenho) como primária? Ou será que, mesmo o sistema e a BIOS conseguindo extrair as informações dela, ela está queimada ou se soltou da placa-mãe?

 

Amigo, está complicado... Geralmente o Linux usa as duas GPU's ao mesmo tempo, por isso pedi pra você usá-lo pra testar. Há uma maneira de ligar só uma delas, mas nunca usei GPU AMD, então nem sei como se faz nesse caso.

 

você já tentou ir na BIOS desse note e desativar a VGA onboard?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei de tudo.

 

Entrei nas configurações da BIOS e encontrei nada que possa alternar entre as GPUs.

 

Eu já tentei fazer de tudo com o Linux, porém ele é muito confuso (não dá para saber corretamente se a placa está ativada ou não). Tentei desativar e ativar a GPU pelo Linux, mas nada acontecia, nenhuma mensagem era exibida e a tela não piscava ou algo do tipo (sinal que não estava fazendo absolutamente nada).

 

Por favor, será que existe algum programa que inicie antes do Windows, que possa ativar ou desativar as GPUs manualmente, ou algum método eficiente de alterar o funcionamento das GPUs que não use Linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei de tudo.

 

Entrei nas configurações da BIOS e encontrei nada que possa alternar entre as GPUs.

 

Eu já tentei fazer de tudo com o Linux, porém ele é muito confuso (não dá para saber corretamente se a placa está ativada ou não). Tentei desativar e ativar a GPU pelo Linux, mas nada acontecia, nenhuma mensagem era exibida e a tela não piscava ou algo do tipo (sinal que não estava fazendo absolutamente nada).

 

Por favor, será que existe algum programa que inicie antes do Windows, que possa ativar ou desativar as GPUs manualmente, ou algum método eficiente de alterar o funcionamento das GPUs que não use Linux?

 

Entendo. Amigo, tenho um notebook com duas GPU's também: A Intel HD Graphics 4400 e GeForce 820M, mas o sistema alterna entre elas automaticamente igual o seu. Só consigo alternar manualmente com o Linux usando o Bumblebee.

 

No Windows não sei como faz, mas tenho uma última sugestão: instale o GPU-Z e selecione a VGA offboard, então mande ele fazer um teste de render. Espero que isso ajude em algo.

 

Só mexo em configuração avançada em Linux. Se fosse o caso, eu mandaria você desinstalar o driver da placa onboard do sistema, ou desativaria ela através do kernel, deixando somente a offboard funcionando, mas esse tipo de teste não funciona em LiveCD. Além disso, o senhor não quer usá-lo, então ficamos restritos a essa opção.

 

Vamos ver se mais alguém se manifesta para poder ajudar.

 

Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...