Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
xKhan

PC liga quando quer; as vezes desliga e não liga mais

Recommended Posts

Opa.

Meu computador está com um comportamento estranho. Isso já vem acontecendo há algum tempo, mas as vezes a frequência é maior, e parece que agora ele resolveu pirar de vez, pois está acontecendo toda hora.

Acontece que as vezes, após eu o usar, desligo-o e depois ele não quer ligar mais. O cooler não gira, os leds frontais não acendem, nada, sem vida.

Então eu tiro o cabo de força da tomada, espero algum tempo, coloco novamente e ele volta a ligar. O tempo que eu deixo sem o cabo varia; as vezes eu tiro e coloco e já volta a ligar, mas já aconteceu dele ficar 1 dia inteiro sem ligar e depois ligou novamente. Se eu não tirar o computador da tomada, ele não volta a ligar.
O led da placa mãe fica aceso quando ele está ligado na tomada. Já desmontei ele todo, tirei o pó, limpei as placas, limpei a memória, e o problema persiste. Uma vez tentei ligar fechando o curto com uma chave de fenda e não funcionou; tirei o cabo da tomada, desliguei o cooler e ele ligou; coloquei o cooler novamente e ele ligou.

Resetar a bios não funciona. Também verifiquei se haviam alguma daquelas torrezinhas (esqueci o nome) estufadas na placa mãe e não era o caso. A placa parece estar intacta, a menos que algo tenha queimado e não seja possível visualizar.

Nunca aconteceu dele desligar do nada, nunca apareceu nenhum erro. As vezes ele não quer ligar, as vezes ele liga e funciona normalmente. Nesse momento estou o usando, mas só depois de ter passado pelo procedimento já descrito.

A placa mãe, memória e processador tem mais ou menos 2 anos. A fonte e o gabinete já são mais velhas.

Não tenho outro computador para testar peça por peça, e estou pensando em trocar a fonte, mas quero ter um mínimo de certeza antes de gastar dinheiro nisso, pois a grana está curta :( . 
Seria possível a fonte estar defeituosa não a ponto do computador não ligar nunca, mas acontecer esse fenômeno aí?

Eu utilizava essa fonte com uma máquina mais fraca (intel dual core 1.6ghz; 2gb de ram ddr2 e a placa mãe já esqueci). Poderia ser o caso da fonte não estar suportando a configuração nova (athlon 2 x2 3,2ghz; 4gb de ram ddr3; placa mãe Asus M5a78l-m Lx)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Sim, troque a fonte por uma de qualidade pelo menos 430w pra sua config acho que já é o ideal. Nunca é demais priorizar a segurança do seu PC 

você ja testou ela?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais