Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
densyy

Microcontrolador + sensor perimetral de feixe duplo (Ajuda)

Recommended Posts

Olá, pessoal!
Comprei um sensor infravermelho daqueles passivo / ativo... Marca: IPEC; Modelo: IR 15, mas no site do fabricante não há informações do circuito...
Procurei o Datasheet, mas também não achei nada.

O que eu preciso mesmo é que o microcontrolador saiba quando o sensor for ativado/desativado...
Aqui vão algumas fotos do circuito ativo e do passivo...

Circuito 1:
http://postimg.org/image/lakwu1pnt/

http://postimg.org/image/w9tnt5x0l/

Circuito 2:

http://postimg.org/image/kvnecsoof/

http://postimg.org/image/6tjwrtonr/

Imagino que se fosse só para acionar o sensor através de um microcontrolador seria só alimentá-lo com 12V.
Mas como eu preciso receber o sinal do sensor para saber quando foi acionado... não sei como prosseguir...
Provavelmente deve ser ali nos pinos nc/nf do relê.
Se alguém puder me dar uma força...
Agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que pude entender, o circuito 2 é um emissor? Dentro do plástico transparente é um Led emissor?

Se entendi direito, o circuito 2 é alimentado com 12V e emite o sinal.

O circuito 1 recebe esse sinal.

Bom, no caso do circuito 1, ele possui entrada de 12V que provavelmente é sua alimentação. No caso, serve também para atracar ou não o relé se chega o sinal infra no plástico preto.

Se no caso meu raciocínio estiver correto, para saber se o relé estiver atracado ou não, alimente os contatos NA ou NF e com a ajuda de um divisor resistivo o uC poderá sentir o sinal.

Aguarda mais respostas.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Estou começando a entender @MatheusLPS
Acho que é isso mesmo. Tentei por o polo positivo no 12V e o negativo no 24V... Aparentemente ligou o led do emissor.
Fiz o mesmo no receptor e n ligou o led... 
Primeiramente estou tentando fazer eles funcionarem sem microcontrolador mesmo, mas nem isso tô conseguindo kkkk
Alguma ideia de como tentar ligar eles?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, ligando eles já estão. Eu coloquei o positivo no encaixe 12V e o negativo no encaixe 24V do emissor e do receptor.

Agora o emissor fica o tempo todo com o led aceso dizendo q está emitindo... Já o receptor,

só acende o led quando está bem alinhado em direção ao emissor.

Mas ainda não faço ideia de como saber se o receptor recebeu o sinal ou se está sendo interrompido...

Queria ao menos fazer um outro led verde acender se caso o receptor estivesse recebendo.

Alguém aí tem alguma ideia?

Compartilhar este post

Link para o post

@densyy,

Bom ... eu uma vez comprei um sensor perimetrlal de duplo feixe. O meu era um conjunto dois transmissores em uma placa, e dois receptores em outra. Havia uma lógica que fazia acionar o alarme APENAS quando os dois sensores estiverem interrompidos no mesmo instante, e durante cerca de 50 milisegundos. Isso é feito justamente para evitar que uma chuva forte possa causar um falso alarme devido às gotas de chuva.

Agora, no seu caso, embora o seu título seja esse, não é o caso de seu sensor ....  Para ver o funcionamento, eu usaria um osciloscópio para achar os sinais.....

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi @aphawk!
Eu até consegui detectar quando o receptor recebe o sinal, coloquei como entrada analógica, mas é muito instável... vária muito, n existe precisão nenhuma kkkk

Acho que ficou inviável usar esse componente.

Qual você acha q seria o componente indicado para detectar carros que passam pela entrada de um estacionamento?

Compartilhar este post

Link para o post

@densyy,

A melhor maneira ( eu diria menos "falível")  é colocar um tipo de catraca na entrada, onde o motorista tem de apertar um botão para levantar a porteira, semelhante aos estacionamentos de shopping center .... por que que você acha que isso virou uma unanimidade ??????

voce também pode fazer um sensor indutivo, do tipo que o DSV usa em vários locais no meio das pistas, um tipo de bobina que acusa a presença de um carro ( como se fosse o movimento de um núcleo de uma bobina ) , mas se entrarem dois carrosa colados, é uma falha com certeza.

Complicado viu .....

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais