Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
André Luiz 78

PC liga mas não aparece imagem e não dá bip

Recommended Posts

Olá pessoal!

Antes de tudo, pesquisei na internet , inclusive aqui no Clube do Hardware, que tiveram vários casos idênticos ao meu e resolvi postar só por causa de uma dúvida que nesses diversos posts que li a respeito desse problema, não achei uma resposta.

E o seguinte:

Remontei um pc Pentium 4 que estava encostado há alguns anos.

Usava 2 pentes de memória de 1 GB cada, da marca Markvision DDR400 (PC3200)

No início tudo funcionava bem, até que do nada começou a apagar a tela ( mas o pc continuava ligado). Eu reiniciava e voltava ao normal. Depois começou a dar tela azul com uma mensagem que não lembro exatamente. Mais tarde, começou a reiniciar e depois começou a desligar do nada e por último a dar tela azul com a seguinte mensagem: "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL". Pesquisei sobre esse erro e vi que é relacionado à memória RAM. Testei esses 2 pentes de memória separados e vi que uma delas estava dando essa tela azul. Então retirei essa memória e deixei apenas uma de 1GB e o pc voltou a funcionar normalmente.

De repente do nada a tela se apagou mas o pc continuou ligado (Não era descanso de tela), resolvi mexer no mouse e teclado e o pc não respondia, porém ficava ligado. Só aparecia a imagem e dava o bip depois que reiniciava.

Agora ele liga a nada aparece na tela e não dá mais aquele bip que diz que está tudo ok.

Percebi que as luzes do teclado não acende, porém as luzes indicadoras na frente do gabinete (HD e Power) acendem normalmente, o cooler gira normal, o gravador de DVD também funciona. (A luz acende e ele abre e fecha) O mouse acende também. Só o teclado que não funciona.

Já realizei os seguintes testes:

- Já verifiquei cabos e conexões, desconectei e reconectei tudo de novo várias vezes.

- Já limpei os contatos dos pentes de memória

- Quando o pc ligava, eu monitorava a temperatura da CPU com o Speed Fan e pelo Setup e estava tudo normal. ( na faixa dos 40° e até menos)

- Troquei o monitor

- Troquei o cabo do monitor

- Toquei a fonte ( testei com 2, uma genérica que sei que está boa e a minha Corsair CX 430 que uso no meu pc que estou escrevendo agora)

- Já Resetei a Bios ( Retirei a bateria e também com jumper na placa-mãe) Inclusive coloquei uma bateria novinha em folha que ainda estava na embalagem.

- Já troquei de processador (Tenho outro igual - Pentium 4 socket 775 )

- Testei com  3 pentes de memória (os 3 que eu usava de forma alternada) Testei uma de cada vez e alternando entre os 2 slots.

- Já Tentei ligar somente com a memória e processador ( desconectei o HD e gravador de DVD)

- Já tentei ligar sem a placa de vídeo (liguei o monitor na entrada onboard)

- Verifiquei os capacitores e não encontrei nenhum estufado, queimado ou coisa parecida

NADA DISSO RESOLVEU ! O problema continua o mesmo!

Com esses testes feitos, eu estava quase certo de que o problema seria na placa-mãe até que fiz o teste sem as memórias instaladas na placa e ela começou a dar vários bipes curtos e muito rápidos em sequência.

Então isso significa que a placa mãe está boa ? Acredito que se estivesse queimada, ela não daria os bips mesmo sem as memórias.

Se eu pressionar o botão de power por uns 4 segundos, o pc desliga normalmente. Li um post que disseram que se a placa estivesse queimada, o botão power não desligaria o pc.

Gostaria de saber se isso procede. Caso minha placa esteja boa, o problema então é nos módulos de memória mesmo! ( o azar é que logo meus 3 pentes de Ram estarem com defeito, se for o caso)

Desculpem se escrevi um texto muito longo, pois que quis fornecer o máximo de detalhes possíveis pra facilitar.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais