Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Dell Inspiron 15R SE 7520


PFelipe23

Posts recomendados

Boa tarde meus caros!
 
Meu bebê já tem mais de 2 anos, e aguenta tudo de pesado que rodo na faculdade (AutoCAD, SAP2K e outros programas de baseados em MEF, bem pesados, por sinal) e roda ainda joguinhos legais, para minha diversão nos tempos livres (BF4, CS:GO, etc).
Agora quero dar um up nele, para que aguente até eu trocar de notebook (tenho em vista o Razer Blade Pro 17'', mas isso é conversa pra outra hora), e quero a opinião de vocês do quê ele aguenta, e do quê pode ser trocado.
 
Desde já agradeço a ajuda e atenção!
 
** DADOS DO COMPUTADOR **

OS: Windows 8.1, 64 bits
Processador: Intel Core i7-3632QM 2.2GHz
8 GB de memória RAM DDR3 1600 MHz 2x4
Placa de Vídeo Dedicada AMD Radeon HD 7730M 2GB

Placa de Vídeo Integrada Intel Graphics HD4000
1 TB SATA Seagate (5400 rpm)
SSD mSATA Samsung de 32GB com Intel Smart Response

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Fala Felipe, tudo bem?

 

Como já faz um tempo que postou, não sei se já trocou o laptop ou ainda está pensando nos upgrades...

Bom, eu tenho um 7520 também há 3 anos e fiz todos os upgrades possíveis nele. Virou uma máquina super forte e ainda roda alguns principais jogos atuais quase no maximo, como Diablo 3, Starcraft 2, X-COM, Civilization Beyond Earth e outros do gênero. Não espere rodas FPSs fortes mesmo com a 7730.

Enfim, me avise se ainda estiver interessado nos upgrades que te explico melhor tudo o que fiz.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
13 horas atrás, dudafc13 disse:

Até onde eu sei placa de video não dá... dá? Talvez por ter 2, a onboard Intel e a Radeon?
Desenvolva, please...rs

 

 É o seguinte: As VGAs dedicadas usam um formato "padrão(mas com quatro tamanhos diferentes)", mas seu tamanho pode variar de placa pra placa. Se a placa de vídeo tiver o tamanho igual da que você quer substituir, dá pra trocar sim! Vide o saudoso Philco PHN 15008, o queridinho da minha época!

 

 Mais instruções aqui: http://www.notebookcheck.info/Atualizacao-Troca-da-Placa-de-Video-de-Notebook.3333.0.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, EL ETRO disse:

 

 É o seguinte: As VGAs dedicadas usam um formato "padrão(mas com quatro tamanhos diferentes)", mas seu tamanho pode variar de placa pra placa. Se a placa de vídeo tiver o tamanho igual da que você quer substituir, dá pra trocar sim! Vide o saudoso Philco PHN 15008, o queridinho da minha época!

 

 Mais instruções aqui: http://www.notebookcheck.info/Atualizacao-Troca-da-Placa-de-Video-de-Notebook.3333.0.html


Po, legal, entendi o raciocínio... é que achei que essas placas fossem soldadas.

 

Procurei na lista do notebookcheck.com e não achei nenhum modelo da Dell listado. Quando você falou do 7520 você falou na certeza? Sabe onde posso achar as infos detalhadas?
 

Achei também uma resposta sobre esse assunto em um canal confiável do youtube:

 

can i add a nvidia 260m gtx 1gb de mxm 3.0 on this model ?
+GameplaysRD No you cannot. The GPU is built onto the motherboard on this laptop and cannot be changed."
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, dudafc13 disse:


Po, legal, entendi o raciocínio... é que achei que essas placas fossem soldadas.

 

Procurei na lista do notebookcheck.com e não achei nenhum modelo da Dell listado. Quando você falou do 7520 você falou na certeza? Sabe onde posso achar as infos detalhadas?
 

Achei também uma resposta sobre esse assunto em um canal confiável do youtube:

 

can i add a nvidia 260m gtx 1gb de mxm 3.0 on this model ?
+GameplaysRD No you cannot. The GPU is built onto the motherboard on this laptop and cannot be changed."
 

 

 Pode haver casos em que soldaram os suportes da placa no note, daí não dá pra trocar. O que eu não sei é se os notes sem essa solda são ou não a maioria. O link deixado no site(http://www.mxm-upgrade.com/Table.html) ajuda um pouco, mas ainda não soluciona tudo. Acredito que só abrindo mesmo pra saber se dá pra trocar a dedicada do note.

 

 Desnecessário dizer que tem que ter boa experiência como técnico pra fazer isso, alguns notes(LG, Samsung, Philco, Lenovo, Acer... geralmente) são fáceis de desmontar pra trocar/substituir peças, outros notes(Dell, Avell, Apple.. geralmente) são muito difíceis de se abrir pra substituir peças. Bem por isso que eu geralmente só recomendo Samsung, LG, Lenovo e Acer por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, EL ETRO disse:

 

 Pode haver casos em que soldaram os suportes da placa no note, daí não dá pra trocar. O que eu não sei é se os notes sem essa solda são ou não a maioria. O link deixado no site(http://www.mxm-upgrade.com/Table.html) ajuda um pouco, mas ainda não soluciona tudo. Acredito que só abrindo mesmo pra saber se dá pra trocar a dedicada do note.

 

 Desnecessário dizer que tem que ter boa experiência como técnico pra fazer isso, alguns notes(LG, Samsung, Philco, Lenovo, Acer... geralmente) são fáceis de desmontar pra trocar/substituir peças, outros notes(Dell, Avell, Apple.. geralmente) são muito difíceis de se abrir pra substituir peças. Bem por isso que eu geralmente só recomendo Samsung, LG, Lenovo e Acer por aqui.

 

Bom, já abri o meu algumas vezes para trocar CPU e a placa de rede e nunca vi. Pode ser por também nunca ter procurado... Vou abrir e ver de novo.
Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 12/02/2016 às 15:20, dudafc13 disse:

 

Bom, já abri o meu algumas vezes para trocar CPU e a placa de rede e nunca vi. Pode ser por também nunca ter procurado... Vou abrir e ver de novo.
Valeu.

 

 

 Precisa ver onde está a placa MXM pra entender como fazer. Olha num note um pouco mais antigo como é: https://www.youtube.com/watch?v=TD6WDt-goiU (procure a parte dois também!).Muitos projetos de note complicam um tanto mais a localização da placa de vídeo, mas o conector é o mesmo. Só não tente colocar um placa de vídeo maior no lugar da sua, o sistema de refrigeração do note é milimétricamente calculado pra refrigerar aquela placa de vídeo, com os mesmos pontos de contato e posicionamento da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada rápida aqui, achei um vídeo onde um cara desmonta. Se eu não me engano, a placa de vídeo está soldada ali do lado do cooler.

 

 

Um outro vídeo, vi um cara adicionando um segundo HDD de 500 Gb no lugar da unidade ótica.

 

 

E neste aqui, tem as configurações que esse jovem fez:

 

 

Portanto, quais são as customizações possíveis, até o momento:

  1. CPU: i7 3632QM para i7 3840QM. (~R$ 1300,00)
  2. Adição de outro HDD.
  3. SSD, que não faço ideia de como dar upgrade.
  4. Memória: 8Gb para 16Gb. (~R$ 600,00).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra dar mais upgrade que isso sim, Felipe.

O meu está assim:

- i7 3820QM - quase máxima performance para as opções compatíveis, mas a com melhor custo benefício.

- Memória RAM Corsair Vengeance 16GB

- SSD mSATA Kingfast 128GB (Windows) - troquei a placa filha pois o meu veio sem entrada mSATA

- SSD Samsung EVO 850 250GB (programas e jogos) - no lugar do HDD original

- HDD WD 1TB (rmazenamento) -o lugar do blu-ray.

 

Enfim, depois de todos os upgrades o ranking passmark subiu mais de 1200 pontos, de uns 2300 (nao lembro direito) para 3590.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, PFelipe23 disse:

Portanto, quais são as customizações possíveis, até o momento:

  1. CPU: i7 3632QM para i7 3840QM. (~R$ 1300,00)
  2. Adição de outro HDD.
  3. SSD, que não faço ideia de como dar upgrade.
  4. Memória: 8Gb para 16Gb. (~R$ 600,00).

 

 1 - Não é boa ideia fazer isso, não há custo-benefício nisso;

 

 2 - Seu notebook é high-end, deve ter espaço pra mais um HDD;

 

 3 - É só colocar numa baia de HDD ou de driver de DVD, bem moleza;

 

 4 - Acho que só compensa caso você for usar toda essa capacidade de memória disponível, coisa que muitos aplicativos não precisam e só poucos profissionais que eu ví aqui precisavam. Mas dá uma checada no gerenciador de tarefas, se a memória estiver chegando nos 8GB durante o uso pesado/trabalho acho boa ideia sim colocar os 8GB. Jogos não usam tudo isso, 8Gb tá bom por hora ao menos pra jogar;

 

 

 

 De todas então, as opções 3, 4 e a 5(trocar sua placa de vídeo) são boas idéias e tem custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EL ETRO disse:

 

 1 - Não é boa ideia fazer isso, não há custo-benefício nisso;

 

 2 - Seu notebook é high-end, deve ter espaço pra mais um HDD;

 

 3 - É só colocar numa baia de HDD ou de driver de DVD, bem moleza;

 

 4 - Acho que só compensa caso você for usar toda essa capacidade de memória disponível, coisa que muitos aplicativos não precisam e só poucos profissionais que eu ví aqui precisavam. Mas dá uma checada no gerenciador de tarefas, se a memória estiver chegando nos 8GB durante o uso pesado/trabalho acho boa ideia sim colocar os 8GB. Jogos não usam tudo isso, 8Gb tá bom por hora ao menos pra jogar;

 

 

 

 De todas então, as opções 3, 4 e a 5(trocar sua placa de vídeo) são boas idéias e tem custo/benefício.

 

1. Eu troquei o meu de um 3612QM para um 3820QM por 500 reais (na época o dólar ainda estava 2,2). A maior parte do jogos melhorou bastante, pois alguns fatores dependem só do processamento ao invés da placa de video ou RAM.

2 e 3. Já abri o meu inúmeras vezes; não tem espaço para outro HD, só tirando o drive óptico mesmo. Existe a opção de um SSD mSATA, que acho que vale mais a pena. Se não quiser perder o drive óptico a melhor opção seria trocar o seu HDD por um maior e instalar um mSATA para windows e programas.
4. Concordo, melhor ter 8GB de umavengeance por exemplo do que 16 de um modelo mais simples, pois pode ser que nem chegue a usar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, dudafc13 disse:

 

1. Eu troquei o meu de um 3612QM para um 3820QM por 500 reais (na época o dólar ainda estava 2,2). A maior parte do jogos melhorou bastante, pois alguns fatores dependem só do processamento ao invés da placa de video ou RAM.

2 e 3. Já abri o meu inúmeras vezes; não tem espaço para outro HD, só tirando o drive óptico mesmo. Existe a opção de um SSD mSATA, que acho que vale mais a pena. Se não quiser perder o drive óptico a melhor opção seria trocar o seu HDD por um maior e instalar um mSATA para windows e programas.
4. Concordo, melhor ter 8GB de umavengeance por exemplo do que 16 de um modelo mais simples, pois pode ser que nem chegue a usar tudo.

 

 1 - Beleza, falo porque o outro amigo aqui disse que tá 800 pilas mais caro, não há aumento de performance(nos games ao menos, nos programas de arquitetura vai ser muito boa a dieferença) que vai justificar o investimento tão alto num processador mais caro. Fora que o i7 original tem 6MB de cache versus os 8MB do i7 3820QM, e o último ainda tem TDP de 45watts, dá medo do processador sobrecarregar o sistema de refrigeração do note em carga pesada. Pode ser um note mais high-end(e high-ends tem melhor construção, vão ter menos problemas com isso), mas ainda assim há a possibilidade e ela é no mínimo considerável.

 

 2 - Da minha experiência: tiraria o HDD pra botar no seu desktop, colocaria um SSD(Sata 3 de 240Gb, não precisa de mais na maioria dos casos) e usaria um HDD externo pra guardar a maioria dos seus arquivos. Os tempos de acesso dos HDs externos de hoje em dia são bons demais, eles já rivalizam em velocidade com os HDs de desktop. Você não precisa de tantos Gigabytes extras no seu note na minha opinião;

 

 4 - Upgrade de memória só recomendo caso ela já esteja estourando em uso pesado, é coisa que um game não vai fazer. Pode ser que os programas de arquitetura/engenharia façam isso, mas eu vejo mais isso acontecer é com programas pra designers(photoshop, editores de vídeo, editores de aúdio/música).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, EL ETRO disse:

 

 1 - .... Fora que o i7 original tem 6MB de cache versus os 8MB do i7 3820QM, e o último ainda tem TDP de 45watts, dá medo do processador sobrecarregar o sistema de refrigeração do note em carga pesada. Pode ser um note mais high-end(e high-ends tem melhor construção, vão ter menos problemas com isso), mas ainda assim há a possibilidade e ela é no mínimo considerável.

 

Você tem razão, os 36XXQM tem um TDP de 35W, enquanto os 38XXQM tem 45W e os 39XM 55W. Quando comecei a pesquisar meu objetivo eram os 3920XM ou 3940XM, mas logo vi o preço absurdo pelo pequeno benefício extra de um 3820QM ou 3840QM e também o TDP altíssimo. Com certeza, pular de 35W para 55W em uma estrutura que foi feita para suportar 35W é loucura, mas arrisquei nos 45W e até agora está tudo funcionando perfeitamente bem. Providenciei um cooler stand da Cooler Master (também existe a opção do cooler externo Cool Cold, muito bom tb) e geralmente jogando a temperatura do processador não passa de 70º-72º. Para arriscar sem cooler, só navegação básica mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo alguns programas que requerem muito do processador e da memória, por causa dos cálculos e respostas gráficas que eles geram, facilmente gero arquivos de dados com pouco mais de 5Gb.

 

A minha ideia é dar um "up" nesse note, segurando a barra do mestrado, para adiar em pelo menos 2 anos a montagem de um computador de mesa mais parrudo.

 

No quesito de temperatura, desde que comprei, utilizo fans inferiores e um exaustor, fazendo um fluxo contínuo de ar não utilizado adentrar o notebook, em 1 ou 2 minutos a temperatura da CPU estabiliza legal (45ºC - 55ºC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, PFelipe23 disse:

Eu utilizo alguns programas que requerem muito do processador e da memória, por causa dos cálculos e respostas gráficas que eles geram, facilmente gero arquivos de dados com pouco mais de 5Gb.

 

A minha ideia é dar um "up" nesse note, segurando a barra do mestrado, para adiar em pelo menos 2 anos a montagem de um computador de mesa mais parrudo.

 

No quesito de temperatura, desde que comprei, utilizo fans inferiores e um exaustor, fazendo um fluxo contínuo de ar não utilizado adentrar o notebook, em 1 ou 2 minutos a temperatura da CPU estabiliza legal (45ºC - 55ºC).

 

Bom, se já sabe que usa e já tem coolers extras, sugiro mesmo o i7 3820QM, muito superior aos 36XXQM e com uma diferença entre 0,1 e 0,3 MHz abaixo dos seguintes (mais caros): 3840QM, 3920XM e 3930XM. Todos tem no Aliexpress para vender, só cuidado com os títulos pois muitas vezes colocam o nome de vários no mesmo anúncio... tenha certeza que é o que escolheu mesmo.

Com uma memória boa (Vengeance, por ex), um i7 3820QM e um SSD já vira outro computador, praticamente. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, PFelipe23 disse:

Eu utilizo alguns programas que requerem muito do processador e da memória, por causa dos cálculos e respostas gráficas que eles geram, facilmente gero arquivos de dados com pouco mais de 5Gb.

 

A minha ideia é dar um "up" nesse note, segurando a barra do mestrado, para adiar em pelo menos 2 anos a montagem de um computador de mesa mais parrudo.

 

No quesito de temperatura, desde que comprei, utilizo fans inferiores e um exaustor, fazendo um fluxo contínuo de ar não utilizado adentrar o notebook, em 1 ou 2 minutos a temperatura da CPU estabiliza legal (45ºC - 55ºC).

 

 Só faz a gambiarra do SSD e colocar o HD na baia pro Gravador de DVD, acho que é o que vai te servir melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, PFelipe23 disse:

Eu utilizo alguns programas que requerem muito do processador e da memória, por causa dos cálculos e respostas gráficas que eles geram, facilmente gero arquivos de dados com pouco mais de 5Gb.

 

A minha ideia é dar um "up" nesse note, segurando a barra do mestrado, para adiar em pelo menos 2 anos a montagem de um computador de mesa mais parrudo.

 

No quesito de temperatura, desde que comprei, utilizo fans inferiores e um exaustor, fazendo um fluxo contínuo de ar não utilizado adentrar o notebook, em 1 ou 2 minutos a temperatura da CPU estabiliza legal (45ºC - 55ºC).

 

 Só faz a gambiarra do SSD e colocar o HD na baia pro Gravador de DVD, acho que é o que vai te servir melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Pessoal, boa noite !

 

Estou querendo fazer um upgrade e achei as ideias bem interessantes e não sabia que dava para colocar um segundo HD no local do DVD.

 

Então o meu tem o SSD de 32Gb + 1T HD + 8Gb Ram, então eu posso trocar:

  • SSD 32Gb => 500Gb ou maior ? Instalo o SO nele e deixo o HD para arquivos.
  • 8Gb RAM => 16Gb Ram

Obrigado pelos cometários !

 

Leandro...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Leandro B. Garcia disse:

Pessoal, boa noite !

 

Estou querendo fazer um upgrade e achei as ideias bem interessantes e não sabia que dava para colocar um segundo HD no local do DVD.

 

Então o meu tem o SSD de 32Gb + 1T HD + 8Gb Ram, então eu posso trocar:

  • SSD 32Gb => 500Gb ou maior ? Instalo o SO nele e deixo o HD para arquivos.
  • 8Gb RAM => 16Gb Ram

Obrigado pelos cometários !

 

Leandro...

 

 

Fala Leandro, td bem?

 

Para deixar o SO no SSD mSATA, não precisa de mais de 64Gb. O meu tem 120Gb com o SO e o Office e sobra bem mais da metade. SSD mSATA hoje ainda é bem caro então não vale gastar muito, a não ser que jogue diversos jogos e queira deixar os eles lá também (vale muito a pena nos tempos de loading).

Memória pode aumentar para 16 mas se não for usar realmente tudo (rendering de video etc) não precisa. Eu tenho 16Gb mas nunca passei de 9-10. Então para nã ogastar dinheiro à toa, troque somente 1 pente de memória, o outro mantenha de 4Gb mesmo.

 

Sua tela é Full HD? Vi que tem algumas versões desse laptop que não vem com 1920x1080, então esse sim seria um upgrade legal para se fazer.

 

Abs


Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!