Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Henrique Lyra

Dúvida - Troca de Processador.

Recommended Posts

Boa noite,

Galera seguinte estou dando um upgrade no meu computador e tudo começou na veradde para poder jogar GTA V :eek:

Começou eu trocando meu GTX 550ti por uma 980, depois tive que trocar minha Fonte para uma Cosair 500. Por ai tudo bem, porém comecei a jogar o GTA V e percebi que estava tendo umas quedas de FPS e comentei na Steam para saber o que poderia ser, depois a galera me falou que meu processador é ultrapassado e esta forçando a minha placa de vídeo. Atualmente meu processador é um i5-2500 (Sem K), estou a procura de um processador scoket 1155 e vi o i7-3770 que esta saindo 899 conto (http://www.boadica.com.br/produtos/f22/96860.html) porém vi também um i5 3330 que ta uns 600 reais.

Eu queria o que vale mais a epna pagar por um i7 ou um i5 ta de bom tamanho? meu perfil é voltado para jogos, se tiver algum outro modelo também que atenda minhas necessidade e seja mais em conta seria muito bom, pois ja gastei um grana boa nesse upgrade e queria economizar um pouco se possível.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

né melhor pegar um haswell não? tipo o 4440... e trocar de mobo também... 

aliás qual sua mobo?

e sei lá, sair de um sandy prum ivy é um up meio baixo...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não está forçando sua VGA, na verdade não está usando toda ela OK, se eu fosse você colocaria um i7 3700K ai que é muito bruto até Hoje, procura um bom usado beleza, mesmo sendo de 2012 estrupa FX da AMD e é bruto de Over, com um Over vai bater até i7 4790K, se seu i5 fosse K um Over nele o deixaria bem perto até do potente i7 4790K. Seu i5 é melhor que um 3330, terá muito gasto e pouco ganho mudando para qualquer i5 novo, compre um i7 e seja feliz beleza pois vi que sua placa mãe custa uns 450 reais ou seja se trocar de CPU vai perder os 450 da PM e ainda a grana que vai ter que comprar PM nova, um i7 usado deve sair + ou - o mesmo de um i5 novo e é mais forte OK.

Compartilhar este post

Link para o post

aliás, pense antes em trocar a ram antes de trocar  o processador, gta come muita ram, quanto de ram você tem e qual frequencia?

Compartilhar este post

Link para o post

Está estranho isso. I5 2500 é mesma coisa que de 3ª e 4ª ainda mais se você fizer a besteira de trocar um i5 bloqueado por outro i5 bloqueado. Se for trocar tem que pegar logo i5 serie K pra botar em 4.5ghz para tirar o máximo de desempenho da 980 em certas ocasiões que o CPU pode segurar 1 pouco, mas é raros os casos.

Primeiro você precisa relatar melhor sua experiência com mais jogos e colocar sua configuração completa. Como está o desempenho em outros jogos e quais jogos são.

Liste suas memórias, resolução e frequência do monitor, todos discos de armazenamento e como está dividido a instalação do sistema e do jogo entre os discos, exemplo:

2x 8gb 2400mhz

1x SSD sistema windows 8.1

1x HD 500gb Gta 5 instalado

1920x1080@60hz

Só para constatar, o GTA 5 tem um problema de stutter que afeta certos usuários, e a causa disso é um pouco aleatória podendo ser causado pelo pagefile, driver de video. As gtx 900 parecem estar com drivers não muito bons para o GTA 5 ainda pois vejo muitos donos de serie 900 relatar essas engasgadas e não arranjam solução. Pode ser CPU, mas só é CPU se ele for muito fraco o que não deveria ser o caso do 2500.

http://gamegpu.ru/images/remote/http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Grand_Theft_Auto_V_-test-2-GTA5_proz.jpg

Veja que com 2x 980 ele perde 8fps no minimo em relação ao i5 4670 e no fps médio ele perde 17, mas você tem que entender que quanto menor for a potencia da GPU menor será a diferença do gargalo que o CPU causa, logo se comparassem apenas 1 gtx980 rodando em cima de um 2500 e um 4670, essa diferença de 8fps no minimo diminuiria para algo como 4fps e o médio cairia para uns 8-10fps de diferença ou ainda menos. Talvez não gere mais que 2-4 fps de diferença com apenas 1 gtx980.

Falo isso porque você pode trocar seu i5 por outro i5 e o problema persistir, pois me inclino a achar que os drivers da serie 900 ainda não estão maduros suficiente e estão causando certos problemas em certos jogos. Minha Kepler gtx770 faz mais draw calls que a gtx 980 no teste de API DX12, isso demonstra a imaturidade dos drivers para essa serie. Tem que esperar mais alguns meses ai para ter um amadurecimento deles e resolver certos problemas. Claro, não é certeza que a causa seja os drivers mas se seu problema ocorre só no GTA 5 então tem que analisar melhor.

Agora se quiser muito fazer "upgrade", melhor ir de i5 desbloqueado K para fazer overclock ou pegar i7, um i7 tanto faz bloqueado ou desbloqueado.

Edit: Veja nesse bench que quando usam apenas uma gtx970 a diferença de 2500@3.3ghz para 4670k@3.4ghz, ambos em stock cai para 5 FPS na minima e 4fps na média:

http://pclab.pl/zdjecia/artykuly/chaostheory/2015/04/gtav/charts9/gtav_n_cpu2.png

Esses benchs são 1080p pois considero que você esteja jogando nessa resolução, se estiver jogando em 1440p a diferença entre CPU's fica nula.

Compartilhar este post

Link para o post

galera, obrigado pela força primeiramente.

Tenho quase certeza que é a minha Memoria mesmo, por que baxei o Advanced system care, e nele fica o quanto uso de memoria. e quando jogo GTA V ela fica em 89%, hoje estorou 92%, então estou achando que é a memoria, amanhã irei comprar uma Memória 4GB DDR3 1600 MHz (PC3-12800) da Hynix. 1 Pente de 4 acho que deve resolver?

Atualmente tenho 2x4GB da Markvision

grato.

Compartilhar este post

Link para o post

não vai resolver, vai é piorar... compre dois de 8 gb se puder, se não puder compre só um de 8 gb e depois compre outro, e eu acho que a p8h67 não pega 1600 mhz... pegue uma ou melhor duas de 8 gb de 1333mhz

Compartilhar este post

Link para o post

Tente arranjar pente de 4gb igual da sua atual(marca e modelo), estando com pelo menos 12gb de RAM totais no sistema para rodar GTA 5. Se você comprar de 1600 ela deve rodar em 1333 sem problemas, mas sendo modelos e marcas diferentes as vezes pode gerar incompatibilidade. Maioria dos casos funcionam mas vai que acontece...

O ideal seria comprar mais 1 ou 2 pentes markivision/4gb/1333 e que sejam mesmo modelo da sua, ou comprar um conjunto novo de memórias de mesma marca/modelo com 16gb para evitar possíveis complicações, e dai venderia seu atual conjunto.

No mercado livre ainda se encontra modelos markivision/4gb/1333 de vendedores com boa reputação.

Compartilhar este post

Link para o post

ah eu não vi que sua mobo aceita 4 slots :D compre mais 2 de 4 gb mesmo, vai dar sim

procure mais dois pentes da mesma marca, é bom ter todas iguais

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, então comprei 2 pentes de 4 GB da mesma marca e mesma frequencia. Porém minha placa tem essa parada de MemoriaOK nao sei o que é, quando eu coloco os 4 pentes ela nao liga e fica come sse LED da MemoriaOK ligado, não da BIOS, nao apita achando a memoria nao sei o que fazer. Agora estou usando as 2 memorias novas que comprei e reconheceus os 4 GB de cada. é algum tipo de configuração?

OBS só o ultimo Slot que fica assim. eu ligado somente 3 pentes também nao liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, então comprei 2 pentes de 4 GB da mesma marca e mesma frequencia. Porém minha placa tem essa parada de MemoriaOK nao sei o que é, quando eu coloco os 4 pentes ela nao liga e fica come sse LED da MemoriaOK ligado, não da BIOS, nao apita achando a memoria nao sei o que fazer. Agora estou usando as 2 memorias novas que comprei e reconheceus os 4 GB de cada. é algum tipo de configuração?

OBS só o ultimo Slot que fica assim. eu ligado somente 3 pentes também nao liga.

Com o pc desligado faça um Clear CMOS na mobo após adicionar os 4 pentes e então ligue para ver se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

ce apertou o botão do memok?

tem na página que eu enviei, o segundo link, fala sobre um botão que você aperta e ele instala e corrige as memórias

aqui também https://www.asus.com/br/Motherboards/P8H67V/HelpDesk_QVL/

aqui os manuais em varias linguas, menos portugues https://www.asus.com/br/Motherboards/P8H67V/HelpDesk_Manual/

e eu só vi o video agora, você precisa colocar as memórias nos slots de mesma cor, e se for só dois precisa ser no mais distante, no caso os dois azuis, a não ser que com placas mais antigas seja diferente das 97 de hoje em dia e tal...

Compartilhar este post

Link para o post

@nowinskit

Cara eu fiz atrasvez da bateria, retirando pro 30 segs e nao deu em nada

da um look:  https://www.youtube.com/watch?v=JOEqJFitCiM

Instala ela no slot azul, mais próximo da CPU..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria ja instalei em todas 1 por 1 somente os 2 primeiros funcionam.

a questão de 1 em cada cor eu nao testei, mas se eu coloquei as 4 e nao ligou, acho que nao tem muito a ver. ja tinha apertado esse botao do memOK porém nada adianta.

Entrei em contato com a ASUS e me responderam isso:

"Lembramos que a marca Markvision não é testada ou homologada para total compatibilidade com Motherboards ASUS.

Segue a lista QVL(Qualified Vendors List) de marcas/modelos de Memória RAM
testados e certificados conforme slots instalados, chips utilizados e part numbers,
para total compatibilidade:

LISTA

Marcas/modelos ausentes da lista, não podemos afirmar quanto a compatibilidade.

O uso de memórias ausentes ou diferentes da lista fica ao risco do usuário, podendo ser ou não compatíveis. Caso não seja, sempre é recomendado trocá-las no prazo determinado pela revenda da qual adquiriu o produto, de preferência por modelos presentes na lista QVL."

Sinto que gastei dinheiro a toa ahahhaha

Compartilhar este post

Link para o post

Cara já passou 7 dias da compra? Entra em contato onde comprou e pede devolução se estiver no prazo. É norma do código do consumidor. E vai atrás de 2 pentes de 8gb de marcas mais renomadas.

Compartilhar este post

Link para o post

mano tenta trocar as markvision por alguma outra... usa duas markvision e duas de outra mesmo,  porque antes já funcionava...

mas essa conversa aí da asus tá estranha, porque antes já eram duas markvision e já funcionava... ou então tenta trocar por duas de 8gb mesmo, e quando for usar em dual channel use dois slots da mesma cor

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é dual channel se usa com slots de mesma cor, pelo jeito você usava de forma incorreta, mas só agora foi descobrir que os 2 slots não funcionam? Meio estranho esse defeito. Você tem certeza que utilizou esse memok de forma correta? Nunca utilizei essa funçao e não sei exatamente o procedimento mas pelo que vi se deve segurar o botao por alguns segundos(3-4) e não apenas cutucar ele como você fez no video. Leia o manual para ver qual a forma exata de usar ele, se precisa segurar o botão por algum tempo e se deve estar com pc em standby ou ligado. Pelo que vi você pressionou ele enquanto o pc estava ligado e acredito que não seja forma correta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais