Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Hbadotti

RESOLVIDO Fórmula média mensal

Recommended Posts

Gostaria de saber se tem uma fórmula da qual eu possa calcular a média mensal, ou seja, um fórmula que pegue os valores da coluna Data e os valores da coluna Dados e faça uma média mensal disso

Exemplo:

Data | Dados

14/03 | 10

29/03 | 15

03/04 | 8

25/04 | 22

Logo a média mensal será de ((10+15/2)+(8+22/2))/2 =  13,75

Mas gostaria de saber se existe uma fórmula que detecte o mês e faça esse cálculo...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Dá para usar a função SOMARPRODUTO junto com a função Mês.

Se não conseguir fazer, anexe uma planilha de exemplo demonstrando o resultado esperado.

Se a dica foi útil, clique em Curtir.

[]s

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui amigo!! Muito obrigado!! 

Amigo, estou tendo um problema, eu consegui fazer uma fórmula para achar o gasto médio de um mês, mas gostaria de fazer uma fórmula do qual eu consiga fazer o gasto médio mensal durante todo o periodo revisado...

Compartilhar este post

Link para o post

Anexei minha planilha da qual estou trabalhando agora... Gostaria de criar essa fórmula para a tabela da aba "banco de dados", a fórmula basicamente pegaria desde a primeira data até a data atual (hoje), somaria todos os valores e dividiria pelo número de meses transcorridos...

Controle Combustivel.rar

Compartilhar este post

Link para o post

Habadotti

Se os teus dados estão tabulados por dia, como você quer dividir por meses.

Para facilitar o entendimento, você deveria ter demonstrado manualmente no exemplo o que você deseja, pois esta bem confuso.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, não me atentei a esse detalhe, mas basicamente eu quero com esses valores que estão em DD/MM/AAAA fazer uma média diária e uma média mensal, isso é possível?

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer a média até a data atual ( vai atualizando, conforme novo dia) use a fórmula abaixo:

=SOMARPRODUTO((A2:A10<=HOJE())*(G2:G10))/SOMARPRODUTO(--(A2:A10<>""))

Soma os valores de G2 até G10 onde no intervalo de A2 até A10 que a data seja menor ou igual a data de hoje, dividido pelas células não vazias de A2 até A10.

[]s

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer a média até a data atual ( vai atualizando, conforme novo dia) use a fórmula abaixo:

=SOMARPRODUTO((A2:A10<=HOJE())*(G2:G10))/SOMARPRODUTO(--(A2:A10<>""))

Soma os valores de G2 até G10 onde no intervalo de A2 até A10 a data seja menor ou igual a data de hoje, dividido pelas células não vazias de A2 até A10.

[]s

Deu certo amigo! Só que eu não consegui interpretar essa fórmula, como também a anterior que você me ensinou, como por exemplo:

Para que serve isso "--" da parte (--(A2:A10<>""))

Quando você usa <> significa maior ou menor?

Quando você usa <=, significa menor igual? Isso seria uma condição na hora que você usou "A2:A10<=HOJE()"?

Compartilhar este post

Link para o post

<>"" significa diferente de vazio. ( maior e menor juntos, significa diferente)

<= significa menor ou igual

"A2:A10<=HOJE() --> essa eu expliquei logo após a fórmula, inclusive detalhei a fórmula inteira.

[]s

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

<>"" significa diferente de vazio. ( maior e menor juntos, significa diferente)

<= significa menor ou igual

"A2:A10<=HOJE() --> essa eu expliquei logo após a fórmula, inclusive detalhei a fórmula inteira.

[]s

Sim! Eu entendi essa parte, mas não entendi o porque serve esses 2 traços ( -- ).

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Hbadotti

Como eu já te indiquei, pesquisando no Google, você irá encontrar tutoriais sobre qualquer função do Excel, inclusive sobre SOMARPRODUTO.

A função SOMARPRODUTO não trabalha com o resultado em si, ela utiliza Verdadeiro ou Falso.

Quando um critério é satisfeito é considerado V e quando não é satisfeito F.

Se eu usar um sinal de menos equivale a transformar V em -1, sendo que dois sinais de menos transformam em +1, pois equivalem a -(-1)

Se você pesquisar sobre a função verá que existem várias formas de montar uma fórmula com a função SOMARPRODUTO.

e que essa com 2 traços é apenas uma delas. Cada caso é um caso.

[]s

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais