Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fórmula média mensal


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Gostaria de saber se tem uma fórmula da qual eu possa calcular a média mensal, ou seja, um fórmula que pegue os valores da coluna Data e os valores da coluna Dados e faça uma média mensal disso

 

Exemplo:

 

 

Data | Dados

14/03 | 10

29/03 | 15

03/04 | 8

25/04 | 22

Logo a média mensal será de ((10+15/2)+(8+22/2))/2 =  13,75

Mas gostaria de saber se existe uma fórmula que detecte o mês e faça esse cálculo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anexei minha planilha da qual estou trabalhando agora... Gostaria de criar essa fórmula para a tabela da aba "banco de dados", a fórmula basicamente pegaria desde a primeira data até a data atual (hoje), somaria todos os valores e dividiria pelo número de meses transcorridos...

Controle Combustivel.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Para fazer a média até a data atual ( vai atualizando, conforme novo dia) use a fórmula abaixo:

 

=SOMARPRODUTO((A2:A10<=HOJE())*(G2:G10))/SOMARPRODUTO(--(A2:A10<>""))

 

Soma os valores de G2 até G10 onde no intervalo de A2 até A10 que a data seja menor ou igual a data de hoje, dividido pelas células não vazias de A2 até A10.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer a média até a data atual ( vai atualizando, conforme novo dia) use a fórmula abaixo:

 

=SOMARPRODUTO((A2:A10<=HOJE())*(G2:G10))/SOMARPRODUTO(--(A2:A10<>""))

 

Soma os valores de G2 até G10 onde no intervalo de A2 até A10 a data seja menor ou igual a data de hoje, dividido pelas células não vazias de A2 até A10.

 

[]s

 

Deu certo amigo! Só que eu não consegui interpretar essa fórmula, como também a anterior que você me ensinou, como por exemplo:

 

Para que serve isso "--" da parte (--(A2:A10<>""))

Quando você usa <> significa maior ou menor?

Quando você usa <=, significa menor igual? Isso seria uma condição na hora que você usou "A2:A10<=HOJE()"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<>"" significa diferente de vazio. ( maior e menor juntos, significa diferente)

<= significa menor ou igual

 

"A2:A10<=HOJE() --> essa eu expliquei logo após a fórmula, inclusive detalhei a fórmula inteira.

 

[]s

Sim! Eu entendi essa parte, mas não entendi o porque serve esses 2 traços ( -- ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite Hbadotti

 

Como eu já te indiquei, pesquisando no Google, você irá encontrar tutoriais sobre qualquer função do Excel, inclusive sobre SOMARPRODUTO.

 

A função SOMARPRODUTO não trabalha com o resultado em si, ela utiliza Verdadeiro ou Falso.

Quando um critério é satisfeito é considerado V e quando não é satisfeito F.

Se eu usar um sinal de menos equivale a transformar V em -1, sendo que dois sinais de menos transformam em +1, pois equivalem a -(-1)

 

Se você pesquisar sobre a função verá que existem várias formas de montar uma fórmula com a função SOMARPRODUTO.

e que essa com 2 traços é apenas uma delas. Cada caso é um caso.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...