Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review do cooler Xigmatek Dark Knight Night Hawk Edition


Posts recomendados

Olá pessoal, como o título do tópico já diz, gostaria de compartilhar minha experiência com esse cooler excelente.

 

No Clube do Hardware já existe um bom review dele, então não vou postar fotos nem mais detalhes técnicos sobre ele: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-xigmatek-dark-knight-night-hawk-edition/2595

 

Comprei ele para um FX-6300, o cooler padrão da AMD esfriava bem até, mas é uma turbina, ruído extremamente chato.
 
Inicialmente minha ideia era comprar um TX3 Evo, mas tinha um amigo aqui do fórum vendendo por 110,00 reais e acabei comprando, posso dizer com certeza que valeu todo o investimento.
 
Fiz quatro testes com ele:
 
1 - Com o FX-6300 em stock e com a velocidade da ventoinha sendo controlada pela placa mãe
2 - Com o FX-6300 a 4.2 GHz 1.31v e com a velocidade da ventoinha sendo controlada pela placa mãe
3 - Com o FX-6300 em stock e com a ventoinha setada para o mínimo de rotação possível
4 - Com o FX-6300 a 4.2 GHz 1.31v e com a velocidade da ventoinha setada para o mínimo de rotação possível
 
Usei o Aida64 para forçar o processador, tive uns problemas com o Prime95. Ele sempre acabava desativando algum core no final do teste, provavelmente por causa de um pequeno overclock que fiz na memória que é genérica (acho). Apesar disso, as temperaturas ficam a mesma coisa do Aida64, na opção Small FFTs.
Todos os testes duraram 15 minutos, com exceção do primeiro, esqueci de parar o teste.
 
Para monitorar a temperatura usei o HWiNFO64, o HWMonitor, e o PCmeter.
 
Configuração completa:
 
RAM: DDR3 Markvision 4GB a 1600MHz ( :mellow: )
SO: Windows 10 build 10158 instalado num SSD Samsung 840 Evo 120GB
Gabinete: Pense no gabinete mais básico que existe, esse é o meu. Sem nenhuma fan adicional. Com a tampa lateral aberta porque o cooler e muito grande e não deu pra fechar.
 
Não tenho ideia da temperatura ambiente.
Todos os testes foram feitos apenas com o fan padrão dele.
 
Para manter o clock do processador sempre constante no máximo, tive que desativar as seguintes configurações no BIOS da minha placa mãe:
 
AMD APM Master Mode (AMD Application Power Management Function) (http://www.ronwoods.us/2014/02/what-does-amd-application-power.html)
Também desativei o Turbo Core do processador 
 
Se deixar essas configurações ativadas, constantemente o clock do processador fica modulando entre 3.0 GHz e 4.2 GHz, nisso também o vcore fica sempre abaixando e aumentando, de forma que assim não dá pra ver o desempenho real do cooler.
 
Para fazer overclock no processador mexi apenas no multiplicador e no vcore, não mexi em mais nada para manter o sistema estável. Tentei subir mais, mas minha placa mãe é bem limitada pra overclock. 4.2 GHz foi o máximo que consegui manter de forma segura e estável.
 
Vamos aos testes:
 
Teste 1: FX-6300 em stock (3.5 GHz) e velocidade da ventoinha sendo controlada pela placa mãe:
 
post-632324-0-48087700-1435775141_thumb.
 
Temperatura máxima do processador se manteve entre 28°C e 30°C
E a velocidade da fan entre 1600 RPM e 1785 RPM
 
Teste 2: FX-6300 a 4.2 GHz e com a velocidade da ventoinha sendo controlada pela placa mãe:
 
post-632324-0-58329000-1435775347_thumb.
 
Temperatura máxima do processador se manteve entre 30°C e 34°C
E a velocidade da fan entre 1785 RPM e 2000 RPM, na maior parte do tempo em 1785 RPM
 
Teste 3: FX-6300 em stock (3.5 GHz) e a velocidade da ventoinha setada para girar no mínimo (1100 RPM)
 
post-632324-0-20673900-1435775693_thumb.
 
Temperatura máxima do processador se manteve entre 27°C e 35°C
 
Teste 4: FX-6300 a 4.2 GHz e a velocidade da ventoinha setada para girar no mínimo (1100 RPM)
 
post-632324-0-64832700-1435775549_thumb.
 
Temperatura do processador se manteve entre 34°C e 35°C
 
Processador em idle e com todas as configurações de economia de energia ativadas:
 
post-632324-0-57176800-1435775741_thumb.
 
Um cooler silencioso era o que eu mais queria, e o Xigmatek Dark Knight consegue isso tranquilamente. Ele é praticamente inaudível quando entre 1100 e 1500 RPM, a partir disso é possível ouvir um pouco de ruído. Acredito que quem tenha um bom gabinete, quase nem dá pra ouvir esse cooler. Foi um custo-benefício excelente pelo preço que consegui comprá-lo (R$ 110,00) e acredito que mesmo que seja um pouco mais caro ele vale a pena.
 
Hoje está custando um pouco mais caro, acredito que seja difícil achar esse cooler por menos de 150,00 reais hoje em dia:
 
 
Indisponível nas outras lojas que pesquisei.
 
Bom, é isso pessoal, como eu disse no início do tópico, só queria compartilhar minha experiência com esse excelente cooler, que possui um ótimo custo-benefício.
Abraços!
 
 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...