Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede com IP automático pegando ip diferente


Ir à solução Resolvido por Paulo.E.S.M,

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

 

Pessoal, gostaria mais uma vez de compartilhar com vocês o meu problema e ver se vocês podem me ajuda. A situação é a seguinte :

 

Estou tendo uma pequena dor de cabeça, na empresa recebemos um microtik da empresa matriz já pronto configurado pelo TI responsável da matriz ,então rebaixamos o domino e tiramos o servidor, pois o que é preciso na empresa roda via TS colocamos antivírus gerenciáveis e tal... Antes quem da o pool de IP era os servidor de DHCP, porém agora é feito pelo MK, até ai tranquilo, porém o de uma hora para outra algumas maquinas começaram a pegar um ip diferente da faixa que o Mk distribui, pois ele distrbui ips de classe C , 192.168.2.x , e esta aparecendo um ip classe B, 169.254.26.6 e com mas cara 255.255.0.0, e não pega nenhum gateway. Isso pega em uma maquina depois duas e agora varias, e só fica ok  se eu colocar IP fixo, porém se eu voltar para ip automático ele volta pegar esse ip classe B, a principio achei que fosse os acesss point resetei ambos e desabilitei o DHCP dos mesmo, e ainda assim continuou, será que seria algum suite ? Pois temos a seguinte configuração: 

 

Um Hack que chega  a fibra (router cisco), uma rb750, que que fica entre o router  um sute cisco não e um outro que eu não lembro a marca e o modelo agora, porém, estou achando que seja algum desses , pois ja verifiquei se tinha alguma maquina na rede que esta compartilhando internet, mas esta tudo ok. Sendo assim o que poderia fazer  para ver se descubro de onde vem esse ip?

 

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo

 

Essa faixa de IPs 169.254.x.x é chamada de Link Local, quando um dispositivo (geralmente Windows) não consegue alcançar um DHCP, ela atribui um IP desta rede para que a interface de rede fique funcionando e as aplicações entendam que existe algum tipo de conectividade (mais ou menos o mesmo princípio de loopback).

Neste caso, você tem que verificar o seu servidor DHCP, pelo que entendi o Mikrotik e identificar porque ele não está distribuindo IPs, ou porque as máquinas não estão conseguindo chegar nele.

Se você colocar um IP manual, da mesma faixa, em uma estação, consegue pingar o servidor DHCP? Se sim, o problema provavelmente está no Servidor, se não, no caminho até ele.

O acesso ao MK é feito por um aplicativo chamado Winbox, ou via HTTP (se estiver habilitado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Fala Leo... então...  temos um total de 15 maquinas e 2 nots, e todas estão pegando o IPS automáticos, exceto algumas  maquinas, e outras ha uma alternância.. por exemplo  no financeiro temos 3 maquinas e uma delas estava, coloquei o IP fixo ficou ok , dai a maquina de vendas coloquei fixo ficou ok, depois  2 maquinas no estoque coloquei fixo em uma pegou, reinicie a outra funcionou. Ai reinicie algumas vezes a do financeiro ficou ok, porém porém a de vendas mesmo reiniciando ela não resolve, e hoje uma outra de vendas ficou assim, e ambas so rodam com IP fixo. Sendo assim, não creio que seja o MK, pois se fosse o mesmo todas iriam esta assim(na teoria) uma vez que o DHCP estaria distribuindo os ips errados ou coisa do tipo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...