Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mal contato fonte notebook, na base do cabo (não no conector)

Posts recomendados

Fala pessoal do CdH!  :lol:

Na pressa, acho que armazenei de forma forçada a fonte do notebook dentro da mochila e a base do cabo deve ter sofrido muita força. Agora ele só funciona quando eu deixo o cabo, partindo da base, pendendo pro lado, como mostra a figura.post-637251-0-73697700-1436139855_thumb.

Cada vez mais tenho que forçar o cabo e tá ficando mais sensível.

Tenho ferro de 25W, 60W e estanho comum, mas só tenho experiencia em soldar componentes pequenos de baixa potência em placa.

Será que posso a base do cabo soldar com estanho comum mesmo? Ou a corrente muito alta vai dar problema com o estanho? Alguém pode recomendar um método não destrutivo da fonte pra abrir ela?

Abraço, pessoal! Obrigado desde já!

Pensando bem, será que existe possibilidade do cabo ter rompido por dentro, e não exatamente na base? Nesse caso, eu poderia descascar um pouco deste cabo preto e assim expor cabos novos inteiros pra poder soldar na placa da fonte?

Espero que não seja isso. Só não dá pra testar se este seria o problema porque a fonte tá bem sensível e qualquer coisa já tá perdendo o contato.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

@brunocmpr

Se tiver parafusos por baixo, pode abrir. Se não tiver, dá pra introduzir algo como uma chave de fenda fina, mas resistente pela lateral e ir forçando para abrir sempre mudando a chave de posição.

Depois de aberta, corte o cabo uns 10 cm além do final do passa cabo (PC) original.

Se não der pra aproveitar esse PC, procure um de sua preferência e que seja compatível com a espessura do cabo.

Exemplos: http://cyberconductor.com/287-passa-cabos-borrachaplastico

Daí é só soldar na placa onde estava o pedaço danificado e montar todo o conjunto.

Obs:

Como observado pelo @alexandre.mbm , a solda não é problema, o mau contato sim.

Link para o comentário

• Membro VIP

Geralmente a fonte é colada por ultrasom - funde as partes sem aquecer. Neste caso, caso queira abrir, não tem escapatória a não ser serrar mesmo. Claro serre só 1 ou 2 mm nas laterais. Aí sim "dá pra introduzir algo como uma chave de fenda fina, mas resistente pela lateral e ir forçando para abrir sempre mudando a chave de posição." Pra re-fechar, uma fita isolante resolve.

Outra alternativa é cortar o fio e destruir este prensa cabos - aliviador - e pegar os fios que saem diretamente da caixa e soldar. Atenção à polaridade e isolação

• Curtir 1
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!