Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mateus Andrade Ferreira

Biblioteca conio.h em compiladores online

Recommended Posts

Boa tarde galera, costumo usar o dev c++ para dar aula, mas ele é meio *****, deixa passar muitos erros de sintaxe e acaba encerranro a execução do programa sem indicar onde está o erro. Por isso estou começando a usar compiladores on line, pois eles são mais precisos em detalhar os erros dos códigos. O problema é que os dois melhores compiladores que eu encontrei não reconhecem a biblioteca conio.h, alguém sabe o porque? Abaixo os links dos compiladores.

Abraço.

http://www.tutorialspoint.com/compile_cpp_online.php

http://cpp.sh/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dev C/C++ não é compílador, é IDE. Já começa por aí. A IDE só exibe os erros que o compilador consegue capturar. O conjunto de ferramentas de desenvolvimento que ela utiliza é o MingW, que é um port p/ windows do GCC + as bibliotecas específicas do windows. Até onde eu sei, é uma IDE bem antiga1.

Conio.h é um cabeçalho da época do DOS. Acredito que a maioria dos compiladores online roda em Linux, ou seja, não vai ter conio.h mesmo. No teu primeiro link, é só dar uname -a na janela do terminal que você vai ver 'Linux' listado. Além de ser coisa do DOS2, é p/ terminal, então seria necessário ter uma implementação que funcionasse nos terminais disponibilizados no Linux.

Se eu fosse você simplesmente parava de usar esse cabeçalho e me focava no ISO C, que já é bem complexo p/ entender, mas responde com mais detalhes várias dúvidas, principalmente quanto ao tempo de vida das variáveis e escopo. A aplicação mais comum da conio.h é dar cor aos caracteres. Isso acaba tirando o foco dos alunos da lógica p/ frufrus de terminal3. Uma outra coisa que o pessoal utiliza da conio.h é a função getch(), porque o terminal no Windows fecha e ninguém vê o resultado ou porque o programa passa direto por determinados scanf. Ao invés de usar isso, leia as entradas com fgets ou scanf("%d%*c"), coisas que funcionam em outras plataformas por estarem especificados no ISO C.

Se quiser usar outro compilador localmente, dentro da IDE, no lugar do MingW: http://llvm.org/releases/download.html

1- Por que não usa o eclipse?
2- Se você está num Windows, por que não usar a WINAPI ao invés da conio.h? https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ff818516(v=vs.85).aspx

3- Se é p/ fazer programa bonitinho, com interface, no Windows, é melhor utilizar SDKs com suporte a interface gráfica.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Muito obrigado pela sua resposta. Sou engenheiro eletricista e não tenho muito conhecimento em programação, uso mais o matlab. Atualmente sou professor de disciplinas técnicas em um curso de nível médio, e como dou aula de programação para alunos do 1º ano estou mais preocupado em ensinar a lógica do que a linguagem em si, até porque a carga horária dessa disciplina é muito pequena. Inclusive comecei o curso ensinado a eles o portugol com o visualg, que é um tipo de tradução da linguagem pascal.

Gostaria de saber se você pode me sugerir referências bibliográficas para o estudo da programação, principalmente a linguagem C/C++, de preferência livros em português e com linguagem mais tranquila, para alguém que não é programador.

Desde já agradeço. 

Compartilhar este post

Link para o post

Material em português é tenso, mas o único que conheço (português nativo mesmo, com autor brasileiro) é esse: 

https://www.goodreads.com/book/show/25128837-elementos-de-programa-o-em-c

Tem umas partes de arquitetura de computadores que você pode tranquilamente pular, mas ele dá uma ênfase maior no ISO C justamente por questões de portabilidade mínima do código.

O curso te obriga a dar a matéria em C? Se não, por que não tenta ensinar lógica com Python? Apesar de ter alguns detalhes sórdidos (toda linguagem tem os seus), é bem mais rápido p/ galera pegar (não tem que ficar se preocupando a todo momento com declarações extern, const, variável automática, essas tralhas) , tem bem mais coisas na biblioteca padrão e as bibliotecas de terceiros são muito mais fáceis de se instalar caso você precise de algo específico p/ área.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi falar de Python, está sendo ensinado em muitas faculdades, o problema é que no curso em que trabalho os alunos aprendem C para programar microcontroladores no 3º ano, então existe essa obrigação de ser tudo em C.

Muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais