Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX970 G1 GAMING VS. FONTE CX750 (PROBLEMÃO)


Posts recomendados

Então galera, estou enfrentando um enorme problema com minha Gigabyte GTX970 G1 Gaming...

 

Toda vez que entro em algum programa/jogo que consuma vga, a minha fonte começa a fazer uns barulhos muito estranhos e altos, e na maioria das vezes o programa/jogo crasha ou trava o sistema.

A percepção foi de que o problema era com a fonte, mas não. É a segunda CX750 que testo, e o problema continua.

 

* O problema é que uma CX750 segura um SLI de GTX970 tranquilo, porque então está dando gargalo com 1 só placa?

* Pode ser problema no consumo da placa? No slot da placa mãe? Na placa mãe em si?

OBS: Quando retiro os cabos de alimentação ou retiro a vga do slot, o barulho some e nada mais trava/crasha.

 

Se alguém puder me ajudar com isso ficaria muito agradecido, estou há 1 mês com esse problema e não sei o que fazer.

 

Minha configuração:

Motherboard - Gigabyte GA-Z97X Gaming 3

Processador - Core i5-4690K

VGA - Gigabyte GTX970 G1 Gaming

FONTE - Corsair CX750

Ram - Corsair Vengeance 8gb

HD 1TB Seagate Barracuda

SSD Kingston 120GB

 

@ EDIT

 

Então pessoal, realizei alguns testes:

 

1 - Testei a minha vga (gtx 970 g1 gaming) em outro desktop (com uma fonte zalman 600w) e funcionou perfeitamente, sem nenhum coilwhine na fonte ou na vga.

2 - Testei essa mesma fonte (zalman 600w) na minha configuração, e a fonte começou a apresentar os mesmos barulhos que a minha (corsair cx750) fazia.

3 - Troquei a memória ram, desconectei hd, fan, etc, e o problema persistiu.

 

Concluí-se então que o problema está ou na placa mãe ou no processador, qual é mais provável?

 

OBS: Estou trabalhando com meu desktop sem vga, e mesmo assim as vezes apresenta um coil whine (mais baixo) e na rolagem de páginas do chrome, ou quando dou ''f5'' por exemplo, escuto uns ''chiados'' no fone de ouvido.

 

Fiz outro teste agora... Executei o teste de stress do processador, no prime95, o uso foi a 100% e não apresentou nenhum ruído. Ou seja, o processador posso descartar também. Só me resta a placa mãe...

 

@EDIT 13/10

Mandei a MOBO para o RMA, onde foram feitos vários testes e nada foi constado.

Segue o vídeo:

 

Recebi a MOBO devolta, formatei o pc, instalei outra versão do Windows, e o problema continua, porém agora apenas o ruído, os travamentos/crashs por enquanto ainda não ocorreram.

 

@EDIT 22/10

Ontem para minha decepção o sistema voltou a travar e reiniciar sozinho.

Estou quase desistindo dessa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, realizei alguns testes:

 

1 - Testei a minha vga (gtx 970 g1 gaming) em outro desktop (com uma fonte zalman 600w) e funcionou perfeitamente, sem nenhum coilwhine na fonte ou na vga.

2 - Testei essa mesma fonte (zalman 600w) na minha configuração, e a fonte começou a apresentar os mesmos barulhos que a minha (corsair cx750) fazia.

3 - Troquei a memória ram, desconectei hd, fan, etc, e o problema persistiu.

 

Concluí-se então que o problema está ou na placa mãe ou no processador, qual é mais provável?

 

OBS: Estou trabalhando com meu desktop sem vga, e mesmo assim as vezes apresenta um coil whine (mais baixo) e na rolagem de páginas do chrome, ou quando dou ''f5'' por exemplo, escuto uns ''chiados'' no fone de ouvido.


Fiz outro teste agora... Executei o teste de stress do processador, no prime95, o uso foi a 100% e não apresentou nenhum ruído. Ou seja, o processador posso descartar também. Só me resta a placa mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Testei a minha vga (gtx 970 g1 gaming) em outro desktop (com uma fonte zalman 600w) e funcionou perfeitamente, sem nenhum coilwhine na fonte ou na vga.

2 - Testei essa mesma fonte (zalman 600w) na minha configuração, e a fonte começou a apresentar os mesmos barulhos que a minha (corsair cx750) fazia.

3 - Troquei a memória ram, desconectei hd, fan, etc, e o problema persistiu.

Se duas fontes apresentaram o mesmo sintoma, das duas, uma: ou seu PC tem algo errado ou é a instalação elétrica da sua casa..

 

Tem um horário específico pra esse chiado ocorrer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se duas fontes apresentaram o mesmo sintoma, das duas, uma: ou seu PC tem algo errado ou é a instalação elétrica da sua casa..

 

Tem um horário específico pra esse chiado ocorrer? 

Não é a instalação elétrica brother, os testes foram feitos em duas rede elétricas diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a instalação elétrica brother, os testes foram feitos em duas rede elétricas diferentes...

Nesse caso, sobraria placa de vídeo e placa-mãe, que são os dois componentes que recebem mais energia da fonte..

 

Como a placa de vídeo já foi testada a parte, sobrou a MOBO.. Tem como testar TODO o resto em outra placa-mãe??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, sobraria placa de vídeo e placa-mãe, que são os dois componentes que recebem mais energia da fonte..

 

Como a placa de vídeo já foi testada a parte, sobrou a MOBO.. Tem como testar TODO o resto em outra placa-mãe??

Era o que eu iria fazer, porém no dia que estávamos testando na casa do meu amigo, faltou luz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@EDIT 13/10


Mandei a MOBO para o RMA, onde foram feitos vários testes e nada foi constado.


Segue o vídeo:


 


Recebi a MOBO devolta, formatei o pc, instalei outra versão do Windows, e o problema continua, porém agora apenas o ruído, os travamentos/crashs por enquanto ainda não ocorreram.


Eis minha dúvida, será o processador mesmo?


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cadê o video? :)

 

Pra fazer o tira-teima, só testando mesmo todos os outros componentes, em outra placa mãe (processador, memória, a VGA, fonte, hd, ssd).

 

E essa sua placa mãe, com os componentes do teu amigo. Se der problema é a placa mãe. Aí os caras do RMA vão ter que explicar que testes eles fizeram que não detectaram esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

EDIT:

Ontem para minha decepção o sistema voltou a travar e reiniciar sozinho.

Estou quase desistindo dessa máquina.

Que droga, não tem como mandar num técnico e pedir um laudo? Porque se for realmente a MOBO, você manda para o RMA com o laudo do técnico. Enfim, boa sorte e volte para nos contar novidades do caso.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sei que vai dar muito trabalho, mas faz videos dos testes, inclusive testando só a placa-mãe, com os componentes do teu amigo (fonte, memoria,cpu, vga, etc), se der o mesmo problema é a placa mãe. Aí tu esfrega na cara do RMA que disse que a placa tá boa, posta no reclameaqui, vai no JEC, etc, mas não morre com essa bucha na mão não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...