Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel Não funciona!


Posts recomendados

Opa galera, comprei um pc recentemente com 4x8gb (32gb) e notei que apenas 16gb estavam utilizaveis no painel do windows!

Após pesquisas e testes, verifiquei que o Dual Channel não funciona! Nem a1 com b1 e nem a2 com b1, testei todas as memorias e  slots separadamentes e todos estão funcionando normal, porém não funciona o bendito dual-channel!

Placa mãe Asrock fx 990 extreme3 

PRocessador AMD fx 9590

Memorias G-skill Sniper 4x8gb 2400 mhz.

Fonte EVGA 850w 

Placa de vídeo r9 380

2x ssd 240gb

1x HD 500gb

 

Alguém pode me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo quando a gente escreve como no teu caso 4 x 8 Gb, estamos querendo dizer que temos instalados 4 pentes de 8 GB a qual teria que dar os 32 GB, então eu sugiro que revise o real valor de cada pente em GB, segundo o fabricante, essa placa admite até 64 GB sendo 4 x 16 GB.

http://www.asrock.com/mb/AMD/990FX%20Extreme3/?cat=Specifications

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo quando a gente escreve como no teu caso 4 x 8 Gb, estamos querendo dizer que temos instalados 4 pentes de 8 GB a qual teria que dar os 32 GB, então eu sugiro que revise o real valor de cada pente em GB, segundo o fabricante, essa placa admite até 64 GB sendo 4 x 16 GB.

http://www.asrock.com/mb/AMD/990FX%20Extreme3/?cat=Specifications

Exatamente, eu tenho 4 pentes de 8gb '-' a maquina reconhece os 32gb, a bios também, porém apenas 16gb aparecem utilizaveis!

 

No painel de especificações do windows aparece 'Memoria  instalada (RAM): 32gb (utilizavel 16gb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clique em iniciar> com o bd em computador clique em propriedades e veja como aparece ai caso seja um local diferente da onde consultaste.

Foi exatamente onde eu olhei.

Na bios reconhece os quatro pentes. Porém diz que é single-channel e nao dual-channel, e ja tentei as disposições dos pentes nos slots A1 e B1 e A2 e B2. Tentei apenas com 16 gb de ram e com o total, ambos cortam a ram utilizavel pela metade, pois o dual channel não é ativado.

zTASxQ.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta o seguinte: digite msconfig em iniciar, depois abra esse gerenciador, na aba inicialização do sistema clique em opções avançadas e veja em memoria máxima está configurado para o menor valor

Já fiz isso, memória máxima está desativada. 

Ja limpei os pentes também, ja inverti eles, ja atualizei a bios... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me resta mais nada a dizer a não ser o seguinte: será que não existe alguma configuração no set up dessa placa para habilitar essa função?????

Não que eu tenha visto. Procurei de cima a baixo, depois vou ler o manual dela pra ter certeza, agora ta tarde. E pelo que vi de pesquisas na internet é um problema bem recorrente com a marca AsRock... porém tudo que resolveu o problema dos outros ainda não resolveu o meu. vou tentar resetar a CMOS depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rafael Bucci boa noite, a RAM está em qual frequência? sua BIOS está com a versão mais atual?

olhando no site do fabricante da sua mobo, Note5: The mainboard supports DDR3-2000 MHz DIMMs only when you install a 6-core cpu to the mainboard.

As freq das memorias são 2400mhz,o processador é um amd fx 9590.

não sabia q a freq das memórias poderia influenciar nesse caso, sempre me disseram que elas apenas trabalhariam na freq maxma q a placa suporta, e não teria mais problemas. A bios identifica como memórias 1333mhz

A asrock tem um appshop que atualiza a bios, e no mesmo não aparece atualização para ela.. então imagino que esteja atualizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...