Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
yuricordeiro

Reaver a partição formatada

Recommended Posts

Olá amigos,

Gostaria de começar a utilizar o Ubuntu e pretendo instalar em dual boot na minha máquina (possui o Windows 8.1); A ideia seria seguir o guia de instalação do próprio Ubuntu e optar por instalar ao lado do Windows, e redimensionar a partição ali mesmo. A dúvida é que se porventura decidir por remover do meu computador e quiser recuperar aquele espaço do HD que destinei ao Ubuntu, ou seja, adicionar novamente ao total de memória do C:, como faria? É possível?

Obrigado desde já galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viva @yuricordeiro!

É possível sim com o Gestor de discos do Windows. Esta ferramenta permite aumentar ou resgatar espaço (não utilizado) a um disco.

Sugestão:

Antes de instalar pesquise um pouco sobre UEFI ou dual Boot Ubuntu com Win 8.1. Pelo que tenho visto esta parte é que lhe pode dar algumas dores de cabeça..

Have fun!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

@Virneto Opa! Obrigado pelas informações amigo!

Pouco encontrei sobre dual boot especificamente no Windows 8.1.

Sobre a tecnologia UEFI, encontrei alguns tutoriais bem diretos, inclusive na mesma máquina que tenho (mas uma versão antes), mas nada muito claro sobre o que é e como poderia me causar problemas. Será que poderia me esclarecer essa dúvida que surgiu? rs

Obrigado mais uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

nunca escolha instalar ao lado... ( melhor escolher particionamento personalizado)

dual boot é sempre nessa ordem -> instala-se primeiro o Windows e depois o Linux.. ( claro., se for dual boot entre duas distros do pinguim não importa a ordem)

* Obs. desfragmente a partição do Windows antes de instalar o Linux.

Excluir/eliminar a partição do linux depois de ter criado um dual boot afetará a inicialização do Windows.

distros mais atuais do linux já oferecem suporte ao Uefi....

Melhor se aventurar pelo Linux Mint....

Compartilhar este post

Link para o post

Legal brother, obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade irei começar hoje meu caro! Assim que der uma aliviada no escritório. O backup já está feito, tudo quase pronto para me livrar deste Windows!

Compartilhar este post

Link para o post

@Virneto Cara, acredita que não me dei bem? Eu curti, tive a sensação que o Ubuntu ficou muito mais rápido, entretanto muitas funções não estavam funcionando. Fiz todas as atualizações, segui tutoriais e afins, mas não senti que era a mesma coisa. Foi o único motivo de ter voltado para o Windows. Fora que estou com uma certa expectativa sobre o Windows 10!

Compartilhar este post

Link para o post

nem bem começou e já desistiu.... - Como fala o Hulk -> Fracote.... :D 

se for usar o Linux pensando que está no Windows melhor desistir....

Compartilhar este post

Link para o post

@Manjaro Pois é mestre, fui fraco! haha

A questão não foi o Linux em si, mas o mal funcionamento do notebook. Eu não sou usuário avançado a ponto de conseguir ajustar os parâmetros do notebook via terminal (como me indicaram no vivaolinux). Se fosse, provavelmente minha curta estadia teria sido mais proveitosa!

Compartilhar este post

Link para o post

brincadeiras à parte !!

Melhor ir usando o linux em modo dual boot com o Windows e ai com o tempo você abandona o Windows de vez...

Recomendo o Linux Mint ( ideal para iniciante)

* Mestre só há Um....

Compartilhar este post

Link para o post

@yuricordeiro, tem de ir brincando com ele até perceber a "onda" do pinguim. :)

vai pelo @Manjaro e brinca aí com um dual boot em sua máquina. Experimente Mint, Ubuntu e Fedora, pelo menos.

Logo logo vai entrar em sintonia com o Pinguim!

Have fun! ;)

edit: @Manjaro, só para participar da brincadeira... O Mestre usa Fedora! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais