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Memória RAM mostra 6GB, mas SPD : 2GB .... fui enganada?


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Não sei no caso do seu note, mas em vários outros o acesso a expansão de memória é apenas uma tampinha, não irá prejudicar a garantia caso a abra. Veja se ali tem um pente de memória, se tiver, retire-o. Depois ligue o note e veja se não aparece os 4GB. Pois sem memória não tem boot.

 

[]'s

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Três trocas de HD já seriam motivo para desfazimento do negócio, ou, troca do produto:

 

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

        § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

        I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

        II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

        III - o abatimento proporcional do preço.

 

Enfim, agora já foi...

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Três trocas de HD já seriam motivo para desfazimento do negócio, ou, troca do produto:

 

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

        § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

        I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

        II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

        III - o abatimento proporcional do preço.

 

Enfim, agora já foi...

 

Não foi não, se o problema ainda ta acontecendo e ele aconteceu pela primeira vez e foi relatado durante os 3 primeiros meses da garantia legal, aí ela tem esse direito ainda, pois ainda é caracterizado vicio oculto, mas se aconteceu depois de 3 meses da compra, aí não tem direito por conta de já estar com a garantia da Sony.

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Não foi não, se o problema ainda ta acontecendo e ele aconteceu pela primeira vez e foi relatado durante os 3 primeiros meses da garantia legal, aí ela tem esse direito ainda, pois ainda é caracterizado vicio oculto, mas se aconteceu depois de 3 meses da compra, aí não tem direito por conta de já estar com a garantia da Sony.

Quando comprei... eu fazia só o basico...: acessar e-mails.., nunca tive tempo de mexer nele de verdade... Somente quase um ano após... quando tirei ferias... daí então consegui tempo de instalar tudo e rodar: eclipse, android, alguns bancos de dados, delphi, visual studio..., até então a única coisa que incomodava era a inicialização que era demorada... Ainda estava dentro da garantia de 1 ano quando levei à assistência técnica. Nunca abri ele. Os lacres da assistência estão ali. Não sei se tenho direito de alguma coisa. Comprei em agosto ou setembro de 2012.

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Quando comprei... eu fazia só o basico...: acessar e-mails.., nunca tive tempo de mexer nele de verdade... Somente quase um ano após... quando tirei ferias... daí então consegui tempo de instalar tudo e rodar: eclipse, android, alguns bancos de dados, delphi, visual studio..., até então a única coisa que incomodava era a inicialização que era demorada... Ainda estava dentro da garantia de 1 ano quando levei à assistência técnica. Nunca abri ele. Os lacres da assistência estão ali. Não sei se tenho direito de alguma coisa. Comprei em agosto ou setembro de 2012.

 

Em relação a troca ou devolução, é em relação as normas da empresa agora, o CDC não é um grande respaldo nesse caso, porém leve o caso no PROCON, caso realmente o problema seja um vicio oculto, e tal, e a Sony se recusar a arrumar e ja tentou varias vezes, eles fazem uma reclamação e esperam a empresa se pronunciar, e caso o problema não se resolva, pode até ir no Juizado especial alegando  danos morais e tal, que não consegue usar o notebook e diversas vezes tentou que a empresa arrumasse o notebook, e que eles só extendiam o prazo. O melhor a fazer nesse momento é ir no PROCON, e lá explique todo o caso.

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@Bianca Nunes -Passe o modelo certinho do seu notebook Sony Vaio, não tenho certeza mas, alguns notebooks possuem memória soldada na placa mãe e ainda dois slots para expansão. Pode ser esse seu caso...Ficamos aguardando!

@WETON Liguei para a assistência técnica aqui da minha região,  local onde levei o note pra trocar o HD, e eles disseram que realmente a memória RAM de 4GB é soldada na placa.

Em relação a troca ou devolução, é em relação as normas da empresa agora, o CDC não é um grande respaldo nesse caso, porém leve o caso no PROCON, caso realmente o problema seja um vicio oculto, e tal, e a Sony se recusar a arrumar e ja tentou varias vezes, eles fazem uma reclamação e esperam a empresa se pronunciar, e caso o problema não se resolva, pode até ir no Juizado especial alegando  danos morais e tal, que não consegue usar o notebook e diversas vezes tentou que a empresa arrumasse o notebook, e que eles só extendiam o prazo. O melhor a fazer nesse momento é ir no PROCON, e lá explique todo o caso.

Acho que no meu caso, o problema talvez seja pouca memória, uso programas bem pesados..  o emulador de android é um que consome muita memória. Tb ao mesmo tempo, deixo muitas abas abertas do firefox para pesquisa. Agora que foi esclarecido que a memória é soldada na placa mãe, e não tem nenhuma memória defeituosa, terei que colocar mais memória nele, e talvez eu compre e troque meu HD por um SSD, e use esse HD como um HD portátil.

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@Bianca Nunes -Correto, por este motivo o maior upgrade de memória (conforme o link que havia passado) é um módulo de 8GiB, perfazendo os 12GiB que o chipset suporta.

 

Com relação a lentidão, seria interessante verificar a performance do seu HD, pode ser com o software HD Tune Pro, veja se tem setores que estão sendo lidos com dificuldade e também verifique a aba "Healt" do software. Mensagens como "Reallocated Event Count Warning", indicam dificuldade em realocação de setores ruins e estes setores provocam lentidão no sistema de leitura do HD.

 

Outra coisa interessante de se fazer, seria uma limpeza no sistema de refrigeração do notebook, eliminando a poeira acumulada e trocando a pasta térmica.


@WETON Liguei para a assistência técnica aqui da minha região,  local onde levei o note pra trocar o HD, e eles disseram que realmente a memória RAM de 4GB é soldada na placa.


Acho que no meu caso, o problema talvez seja pouca memória, uso programas bem pesados..  o emulador de android é um que consome muita memória. Tb ao mesmo tempo, deixo muitas abas abertas do firefox para pesquisa. Agora que foi esclarecido que a memória é soldada na placa mãe, e não tem nenhuma memória defeituosa, terei que colocar mais memória nele, e talvez eu compre e troque meu HD por um SSD, e use esse HD como um HD portátil.

 

Ótima ideia a substituição por um SSD, embora dependendo da capacidade, seja bem caro!

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@Bianca Nunes -Correto, por este motivo o maior upgrade de memória (conforme o link que havia passado) é um módulo de 8GiB, perfazendo os 12GiB que o chipset suporta.

 

Com relação a lentidão, seria interessante verificar a performance do seu HD, pode ser com o software HD Tune Pro, veja se tem setores que estão sendo lidos com dificuldade e também verifique a aba "Healt" do software. Mensagens como "Reallocated Event Count Warning", indicam dificuldade em realocação de setores ruins e estes setores provocam lentidão no sistema de leitura do HD.

 

Outra coisa interessante de se fazer, seria uma limpeza no sistema de refrigeração do notebook, eliminando a poeira acumulada e trocando a pasta térmica.

@WETON Eu usei esse software.., ele apresenta um warning no 0B:calibration retry count, com value: 527. Entretanto no Active Smart não mostra o warning neste quesito, apresenta STATUS OK.

Conforme aparece aqui:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/activesmart-png

e aqui:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hd_tune-png

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Não foi não, se o problema ainda ta acontecendo e ele aconteceu pela primeira vez e foi relatado durante os 3 primeiros meses da garantia legal, aí ela tem esse direito ainda, pois ainda é caracterizado vicio oculto, mas se aconteceu depois de 3 meses da compra, aí não tem direito por conta de já estar com a garantia da Sony.

 

Pelo relato postado, já foram feitas as trocas. O problema do HD foi resolvido. A troca ou cancelamento deveria ter sido feita durante a ocorrência do problema.

Na forma relatada, está configurado o aceite do consumidor sobre a manutenção feita e, consequentemente, sobre a manutenção do negócio.

 

A primeira troca de HD, dependendo das circunstâncias (não sei o que houve...) já poderia ter sido recusada, sendo feito o pedido de troca ou cancelamento do negócio.

 

A segunda troca feita pela garantia, indica que foi constatado vício do produto e, com certeza, ensejaria a troca, ou, cancelamento do negócio.

 

E sobre o vício oculto, independe dos 90 dias (e não 3 meses!). Garantia legal e garantia contratual são complementares. Além disso, o início do prazo no vício oculto é da manifestação do problema.

O fornecedor é responsável para sempre pelo produto? Não. Mas se for constatado o vício oculto após expirada a garantia, deverá ser feita uma avaliação geral do caso.

 

Eu desfiz a compra de um note itautec, após expirada as garantias, por conta de um problema não sanado em 30 dias na webcam.

Peguei um HP na troca...

 

Havendo vício oculto não sanado em 30 dias, troca, cancelamento do negócio, ou abatimento do preço.

 

Quando comprei... eu fazia só o basico...: acessar e-mails.., nunca tive tempo de mexer nele de verdade... Somente quase um ano após... quando tirei ferias... daí então consegui tempo de instalar tudo e rodar: eclipse, android, alguns bancos de dados, delphi, visual studio..., até então a única coisa que incomodava era a inicialização que era demorada... Ainda estava dentro da garantia de 1 ano quando levei à assistência técnica. Nunca abri ele. Os lacres da assistência estão ali. Não sei se tenho direito de alguma coisa. Comprei em agosto ou setembro de 2012.

 

Ainda há problemas no HD? Há algum problema no note causado por HD?

 

Em relação a troca ou devolução, é em relação as normas da empresa agora, o CDC não é um grande respaldo nesse caso, porém leve o caso no PROCON, caso realmente o problema seja um vicio oculto, e tal, e a Sony se recusar a arrumar e ja tentou varias vezes, eles fazem uma reclamação e esperam a empresa se pronunciar, e caso o problema não se resolva, pode até ir no Juizado especial alegando  danos morais e tal, que não consegue usar o notebook e diversas vezes tentou que a empresa arrumasse o notebook, e que eles só extendiam o prazo. O melhor a fazer nesse momento é ir no PROCON, e lá explique todo o caso.

 

O CDC é, e sempre será, seu respaldo.

Não existe "normas da empresa". Existe CDC. Ponto.

 

O que acontece, na prática (no Brasil!) é que as empresas não cumprem o CDC. 

Motivo? Pagar para ver se você irá processá-los.

Procon, dificilmente, resolverá algo.

 

Dano moral, nessa situação, a princípio não existe. Teria que ser feita uma prova muito contundente desse abalo moral, com uma situação muito sólida. O juiz dirá que é mero aborrecimento.

Eu entendo que deveria haver indenização moral, mas não é assim que o judiciário entende...

 

O melhor a fazer é procurar a assistência, mostrar o problema das memórias e aguardar a resposta deles.

 

Abraço!

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Bianca, esse seu notebook certeza que não possui memoria soldada. Ná pagina da Sony  diz que a memória é expansivel até 16 GB, ou seja 2 pentes de 8GB. :) então só poderia ser feito esse upgrade, caso não fosse soldada na placa mãe.

Olha Flávio Santana, no site da sony diz que é expansível até 12.

https://docs.sony.com/release/specs/SVS13A17GBB_mksp_PT.pdf

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Pelo relato postado, já foram feitas as trocas. O problema do HD foi resolvido. A troca ou cancelamento deveria ter sido feita durante a ocorrência do problema.

Na forma relatada, está configurado o aceite do consumidor sobre a manutenção feita e, consequentemente, sobre a manutenção do negócio.

 

A primeira troca de HD, dependendo das circunstâncias (não sei o que houve...) já poderia ter sido recusada, sendo feito o pedido de troca ou cancelamento do negócio.

 

A segunda troca feita pela garantia, indica que foi constatado vício do produto e, com certeza, ensejaria a troca, ou, cancelamento do negócio.

 

E sobre o vício oculto, independe dos 90 dias (e não 3 meses!). Garantia legal e garantia contratual são complementares. Além disso, o início do prazo no vício oculto é da manifestação do problema.

O fornecedor é responsável para sempre pelo produto? Não. Mas se for constatado o vício oculto após expirada a garantia, deverá ser feita uma avaliação geral do caso.

 

Eu desfiz a compra de um note itautec, após expirada as garantias, por conta de um problema não sanado em 30 dias na webcam.

Peguei um HP na troca...

 

Havendo vício oculto não sanado em 30 dias, troca, cancelamento do negócio, ou abatimento do preço.

 

 

Ainda há problemas no HD? Há algum problema no note causado por HD?

 

 

O CDC é, e sempre será, seu respaldo.

Não existe "normas da empresa". Existe CDC. Ponto.

 

O que acontece, na prática (no Brasil!) é que as empresas não cumprem o CDC. 

Motivo? Pagar para ver se você irá processá-los.

Procon, dificilmente, resolverá algo.

 

Dano moral, nessa situação, a princípio não existe. Teria que ser feita uma prova muito contundente desse abalo moral, com uma situação muito sólida. O juiz dirá que é mero aborrecimento.

Eu entendo que deveria haver indenização moral, mas não é assim que o judiciário entende...

 

O melhor a fazer é procurar a assistência, mostrar o problema das memórias e aguardar a resposta deles.

 

Abraço!

@Fokas O problema é a lentidão ao iniciar às vezes, e tb às vezes ele trava, a luz do led fica acesa infinitamente, e isso ocorre mais quando deixo o firefox com algumas abas abertas, junto com o eclipse e o kit de desenvolvimento android. Observei que a memória fica a 85 %, acho que deve ter um controle do sistema para não passar disso, porque nunca vi passar, só passou quando fiz um teste com as memórias. Se instalo anti-virus tipo avast nele, vira A carroça... Quando troquei o HD só apresentou um warning em 2 dos 5  programas que instalei que avaliam o HD. O SeaTools da SEAGATE foi um  que mostrou OK o SMART do HD. Mas agora deixei rodando o Active Smart, e ele apresentou erro.., sendo que os outros continuam mostrando o mesmo STATUS OK do HD. Cada software parece interpretar o HD de maneira diferente. Vou anexar os prints das avaliações dos programas

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/activesmart-png

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/activesmart2-png

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hd_tune-png

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hdd_scan-png

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/piriformspeccy-png

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/seatools-png

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@Bianca Nunes -Estou com um notebook aqui da Itautec com erro de SMART, semelhante ao seu e os sintomas são:

 

Inicialização do sistema muito lenta.

Lags de abertura de alguns arquivos e páginas da internet.

Uso de CPU elevado mas, acredito que seja porque ele fica tentando ler os dados que estão em setores ruins do disco.

Vou instalar um HD novo e ver o comportamento do notebook.

 

Se ainda não for este o problema, tente abrir um tópico no setor de segurança aqui do CDH, pode haver algum malware ai.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forum/53-seguran%C3%A7a-da-informa%C3%A7%C3%A3o/

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@Bianca Nunes -Estou com um notebook aqui da Itautec com erro de SMART, semelhante ao seu e os sintomas são:

 

Inicialização do sistema muito lenta.

Lags de abertura de alguns arquivos e páginas da internet.

Uso de CPU elevado mas, acredito que seja porque ele fica tentando ler os dados que estão em setores ruins do disco.

Vou instalar um HD novo e ver o comportamento do notebook.

 

Se ainda não for este o problema, tente abrir um tópico no setor de segurança aqui do CDH, pode haver algum malware ai.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forum/53-seguran%C3%A7a-da-informa%C3%A7%C3%A3o/

Até que não. Eu passo o anti-malware no meu sistema. Desde sempre ele foi assim. Acredito que sejam esses programas da própria sony que o deixam lento. Fiz uma instalação limpa uma vez, só com o cd do windows puro, e não pelo recovery, ficou bem melhor. Porém, desde que levei para a assistência, tenho tido problemas com o boot. Ponho para bootar inicialmente pelo cd., mas mesmo assim, não entra, vai direto no windows, Descobri que o bootmod em UEFI não da mais para bootar pelo cd, nem pendrive.., Daí tenho que sempre deixar em modo legacy para conseguir fazer isso.

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Até que não. Eu passo o anti-malware no meu sistema. Desde sempre ele foi assim. Acredito que sejam esses programas da própria sony que o deixam lento. Fiz uma instalação limpa uma vez, só com o cd do windows puro, e não pelo recovery, ficou bem melhor. Porém, desde que levei para a assistência, tenho tido problemas com o boot. Ponho para bootar inicialmente pelo cd., mas mesmo assim, não entra, vai direto no windows, Descobri que o bootmod em UEFI não da mais para bootar pelo cd, nem pendrive.., Daí tenho que sempre deixar em modo legacy para conseguir fazer isso.

Eu instalei no meu Avell, o windows 7 em modo UEFI com o Disco em GPT, mas para isso, tem que achar uma iso compativel, e os links oficiais da iso do windows 7 estão fora do ar desde o inicio do ano, mas eu possuo as duas isos originais no meu HD, uma é do Home premium em Inglês, e a outra do Professional em Portugues de portugal, porém da para mudar os idiomas só fazer um pequeno tutorial. Assim, com a iso correta, só usar o programa Rufus e montar o pendrive, ele faz toda a formatação e deixa pronto para instalar. Se quiser, chegando em casa, tento fazer o upload das duas isos e passo o link aqui, pois eu estava atras de uma limpa, e não achei em canto nenhum, sempre tinha crack ou seja, podia estar com virus etc.

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Eu instalei no meu Avell, o windows 7 em modo UEFI com o Disco em GPT, mas para isso, tem que achar uma iso compativel, e os links oficiais da iso do windows 7 estão fora do ar desde o inicio do ano, mas eu possuo as duas isos originais no meu HD, uma é do Home premium em Inglês, e a outra do Professional em Portugues de portugal, porém da para mudar os idiomas só fazer um pequeno tutorial. Assim, com a iso correta, só usar o programa Rufus e montar o pendrive, ele faz toda a formatação e deixa pronto para instalar. Se quiser, chegando em casa, tento fazer o upload das duas isos e passo o link aqui, pois eu estava atras de uma limpa, e não achei em canto nenhum, sempre tinha crack ou seja, podia estar com virus etc.

GPT nunca tinha ouvido falar..

Windows 7, o do meu note é o personalizado da sony, que ta no recovery windows 7 professional. Eu baixei um Ultimate...

Rufus? Fui pesquisar, não conhecia.. Eu fazia todo um paranaue pra conseguir bootar um pendrive em linux.., ia no virtual box, rodava a instalação por lá...., além disso, tinha que fazer todo um esquema, que agora não  lembro de cabeça.., gerar um arquivo que fizesse com que o virtualbox instalasse no pendrive. Daí consegui. Mas.., tava sempre dando problema na instalação do pendrive.., não sei se a versão do linux tava podre ou o que.

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Engraçado que eu olhei a capacidade limite de memória que o processador suporta, e ali diz que é até 16GB de ram.., mas a sony diz que é 12GB.., será que a placa mãe limita isso?

 

@Bianca Nunes -Seu processador Core I7 3520M, tem capacidade de trabalhar com até 32GiB de memória, veja no link abaixo e, sim, além da placa mãe, devido a quantidade de slots e forma construtiva, o principal responsável pela limitação máxima de memória possível de ser instalada é o chipset integrado, que no seu caso é o Mobile Intel HM77 Express Chipset.

 

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/64893/Intel-Core-i7-3520M-Processor-4M-Cache-up-to-3_60-GHz

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@Bianca Nunes -Seu processador Core I7 3520M, tem capacidade de trabalhar com até 32GiB de memória, veja no link abaixo e, sim, além da placa mãe, devido a quantidade de slots e forma construtiva, o principal responsável pela limitação máxima de memória possível de ser instalada é o chipset integrado, que no seu caso é o Mobile Intel HM77 Express Chipset.

 

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/64893/Intel-Core-i7-3520M-Processor-4M-Cache-up-to-3_60-GHz

Então.., com o slot sobrando, se eu botar 8GB nele, somado aos 6GB que já tem, ele não vai reconhecer o 2GB extra? Em outras palavras...vai ficar no total 14GB., mas ele só vai enxergar 12GB?

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