Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
KieceR

Ajuda com PC novo até R$3000

Recommended Posts

Bem, eu tenho um PC faz um tempo já, mas ele já não está aguentando mais os joguinhos pesados com os melhores gráficos, segue a configuração:

· Placa mãe: Intel Desktop Board DH61BR

· Processador: Intel Core i5-2500

· Placa de vídeo: EVGA NVIDIA GeForce 9800 GT

· Memória ram: Kingston 16 GB DDR3 1333 MHz (2x 8 GB)

· HD: Seagate Barracuda 3.5” 7200 rpm 3TB SATA III + Western Digital Blue 3.5” 7200 rpm 500 GB SATA III

· Fonte: C3 Tech DAS-500VE (500 W)

Eu tenho bastante dinheiro disponível, mas não quero passar dos R$3000. Eu estava pensando em aproveitar a fonte e os HDs, quanto ao resto, pensei nessa configuração:

· Gabinete: Xigmatek ShocKwave Midi-Tower Black

· Placa mãe: MSI Z97-G45 Gaming

· Processador: Intel Core i5-4590 Haswell Refresh LGA 1150

· Placa de vídeo: VGA PNY GeForce GTX 960 4GB DDR5 128-bit PCI-Express 3.0

· Memória ram: Kingston Hiperx Fury 8gb 1600mhz

Minhas dúvidas são: se vale a pena trocar mais alguma coisa, se vale a pena trocar a ram, se o i5 aguenta bem ou se é preferível investir num i7 e, principalmente, se tudo cabe bem no gabinete especificado.

Tenho outra pergunta importante: Posso misturar tipo diferentes de ram? (no caso, as que eu já tenho com a nova) E, se sim, perderá eficiência?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.... se eu fosse você, eu só trocaria a placa de vídeo mesmo! E talvez colocaria um SSD. Mas fora isso, esse i5 ai ainda dá muita luta; a RAM não é problema, os HDs você já sabe. Os dois problemas são só:

1. A placa de vídeo. Compre uma Gtx 970, e seja feliz. Você vai ver um novo mundo.
  2. EU não posso atestar a qualidade dessa placa mãe. Provavelmente vai servir, mas sei lá...

A fonte, embora não consiga entregar a potência rotulada, pode ser mantida; a gtx 970 nem puxa muita energia, e tanto a eficiência quanto o controle das tensões da fonte são excelentes: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-c3tech-500r-ve-dsa-500ve/1974/7.

Trocar CPU agora não é exatamente a ideia mais esperta. A qualquer momento pode finalmente sair alguma notícia que preste a respeito do Skylake (6ª geração da Intel, esperamos que seja lançada no fim de Agosto) ou do DX 12 e sua capacidade de cross-GPU, tornando a compra de CPUs Broadwell algo extremamente vantajoso. Considerando que seu processador atual ainda aguenta o tranco por mais um tempinho, eu sugiro ir economizando e só trocar mais tarde mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que só precisa dar upgrade na VGA, mas essas H61 costumam dar problemas de incompatibilidade com certas VGAs. Talvez isso seja um problema, mas que pode ser facilmente resolvido comprando uma GA-B75M-D3H. Mas antes de comprar uma nova mobo faça o teste, se a VGA funcionar, pode ficar com essa H61.

Pode pegar uma GTX 970 como o colega acima já disse, ela é o melhor custo/benefício atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

O processador do seu PC é muito bom ainda e com esses 3000 reais, o melhor seria fazer um upgrade na placa de vídeo uma GTX 970 como já mencionado nos posts anteriores,

outra mudança seria adicionar um SSD  para o sistema operacional e seu programas e jogos preferidos e substituir a fonte por uma melhor.

Dessa forma:

Placa de Vídeo: Galax Geforce GTX 970 http://www.kabum.com.br/produto/62316/placa-de-video-vga-galax-geforce-gtx-970-gamer-oc-4gb-ddr5-256-bit-pci-express-3-0-97nph6dt8rvz R$ 1499,90

SSD: Sandisk 128 Gb http://www.kabum.com.br/produto/40232/ssd-2-5-sandisk-128gb-sata-iii-6gb-s-sdssdp-128g-g25 R$ 263,41

Fonte: Antec VP550f http://www.kabum.com.br/produto/62281/antec-fonte-550w-vp550f R$ 237,91

Total: R$  2001,22 + fretes. Valores para compra à vista.

Outra mudança interessante que eu faria caso o processador utilize o cooler original da Intel, seria substituir o coolerbox por outro como por exemplo;

Cooler processador:  Deepcool GAMMAXX 300http://www.kabum.com.br/produto/49776/deepcool-cooler-gammaxx-300-para-intel-amd-12cm-dp-mch3-gmx300 R$ 95,12 

Mas isso é basicamente para diminuir o barulho produzido pelo PC com bônus de reduzir a temperatura, caso seu gabinete atual permita a utilização de um cooler com estas medidas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

-  Eu estava pensando em trocar a placa e o gabinete pois: não há USB 3.0; no gabinete não tenho espaço nenhum, nem pra colocar o driver de dvd; a placa de vídeo "trava" a remoção das ram; os fios ficam desarrumados; não tem USBs suficientes; entre outras coisinhas...

-  Esse PC já tem uns aninhos, então não tenho certeza se o processador atual ainda vai aguentar por alguns anos os gráficos que almejo, porém, pesquisei e comparei muito, e vi que um i7 não compensa no meu caso. Esse processador é LGA 1155, a placa de mãe que desejo é LGA 1150.

-  Não tenho muito interesse pelos SSDs, usaria apenas para sistema operacional, mas já tenho dois HDDs somando 3,5 TB de armazenamento, não preciso de mais.

-  A fonte, pela minha própria experiência, é muito boa, nunca deu problemas, mesmo com a oscilação de tensão que vem ocorrendo na minha casa ultimamente...

-  Me interesso muito nos coolers, minha cidade faz muito calor, e já sofri muito com o superaquecimento do meu PC.

-  Pesquisei mais sobre a placa de vídeo conforme a dica, me convenceu, comprarei uma GTX 970 4 GB da PSY (pois tem o melhor preço).

-  Minhas memórias ram são modelo bem básico da Kingston, não sendo destinadas a gaming, porém são 16 GB (e em contra partida 133 MHz), vale a pena trocar por uma HyperX Fury 8 GB (1600MHz)?

Muito obrigado pela ajuda até agora, está sendo muito útil.  :) 

Compartilhar este post

Link para o post

A CPU aguenta sim amigo, talvez tenha que trocar a MoBo por que como ja foi, H61 as vezes apresenta incompatibilidade com VGA's atuais

Ai você pode pegar uma B75 ou uma H77 "se achar".

A fonte, apesar de não entregar 500w como esta rotulado nele, entrega 440w com alta eficiencia e tem PFC ativo, não ha necessidade de troca-la.

Como você mesmo disse, na sua cidade faz muito calor. Sendo assim, não seria melhor comprar uma VGA com um sistema de refrigeração melhor? A GTX 970 é uma placa grande, e essa versão da PNY tem só um cooler...

Ja as memorias, se a questão for desempenho, a diferença é minima. Agora se durabilidade for o que importa, então as 1600Mhz ganham por causa do dissipador de calor. Basicamente elas aquecem menos e duram mais

Boa sorte!.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais