Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Patrício

i5 4590 + Z97M-Plus, mini travamentos e queda de FPS

Recommended Posts

Bom Dia

Há cerca de 1 mês troquei minha placa mãe e processador. Possuía uma Asus M5A78L-M LXBR com um AMD FX 4300 e agora estou com uma Asus Z97M-Plus e um i5 4590.

Eu comecei a ter problemas de quedas de fps (em torno de 10) ao jogar GTA V, tem dias que funciona normalmente e dias que a lentidão acontece com frequência.
Primeiro pensei que meu PC não estava aguentando o jogo, mas depois verifiquei o mesmo problema em jogos mais leves (Terraria, Prison Architect, Faster Than Light) e uma vez apresentou problema até quando eu estava usando o firefox e media player classic.

O que acontece é uma grande lentidão no sistema, fps muito baixo, onde até a seta do mouse se movimenta travando (fora de jogos também). Como já disse, é algo intermitente, tem dias que uso o PC sem problemas e tem vezes que fico tendo essa lentidão direto.

O que já fiz:
Escaneamento do sistema
Teste de memórias (sem erros)
Temperaturas (em uso o processador fica entre 50º-60ºC e a placa de vídeo entre 40º-50ºC)
Formatação
Atualização de Drivers (peguei do site da Asus apenas)

Quando tive a lentidão e estava assistindo no media player, olhei o Gerenciador de Tarefas / Desempenho e vi que apenas o 1º núcleo do processador estava quase em 100%, os outros estavam em processamento normal. Tentei ver no msconfig se todos os núcleos estavam marcados, a opção "Número de Processadores" estava desmarcada, mas acho que isso indica que os 4 já estão em uso por padrão, certo?

Nunca joguei GTA V com minha placa e processador antigos, mas também não tinha esses problemas de lentidão/fps em jogos leves ou no sistema. Não sei se há mais alguma coisa que pode ser feita para resolver o problema ou se já é melhor acionar a garantia das 2 peças.

Obrigado

Especificações:
Windows 7 Ultimate 64bits
Asus Z97M-Plus BR
i5 4590 Haswell Refresh (cooler box)

8GB RAM DDR3 1333MHz (2 pentes de 4)
GTX 750TI 2GB

2 HDs de 1TB (Principal Sata 3, Secundário Sata 1)

Corsair CX600
PCYes Bizon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que dificilmente seja seu hardware. Uma vez tive problemas parecidos com esses que você citou e resolvi alterando o sistema de gerenciamento de energia para desempenho e editando o registro pra desabilitar o core parking do windows, faz muito tempo e eu não me lembro direito... procure no google algo sobre core parking, ou unlock core parking, talvez resolva.

Para suspeitar do hardware eu costumo fazer o seguinte:

usar placa-mãe, cpu, memoria (às vezes um pente), um hdd.

atualizar a bios e setar no padrão de uso geral.

instalar o windows do zero (ou resstaurar um backup limpo),

instalar drivers atualizados,

instalar o software que está apresentando problema e ver o comportamento...

 

na grande maioria das vezes é alguma opção, processos do windows, ou antivírus, ou falta de atualização do jogo, infinitas bizarrices de software/windows.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei no google a respeito do core parking, fiz as alterações para desabilitar o park dos núcleos. Vou fazer os testes agora para ver se teve alguma mudança.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deu certo o procedimento de unparking. Hoje voltei a ter o problema...

Como já formatei o PC semana passada, agora fui atrás da atualização da bios. Baixei do site da asus mesmo, mas não consegui atualizar.
Minha versão de BIOS atual é 2401, tanto a mais recente (2802) quanto qualquer outra versão acima da 2401 apresenta o erro "selected file is not a proper bios". Já tentei colocar o arquivo .CAP em um pendrive em fat32 e renomeá-lo, mas não funcionou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×