Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Patrício

i5 4590 + Z97M-Plus, mini travamentos e queda de FPS

Recommended Posts

Bom Dia

Há cerca de 1 mês troquei minha placa mãe e processador. Possuía uma Asus M5A78L-M LXBR com um AMD FX 4300 e agora estou com uma Asus Z97M-Plus e um i5 4590.

Eu comecei a ter problemas de quedas de fps (em torno de 10) ao jogar GTA V, tem dias que funciona normalmente e dias que a lentidão acontece com frequência.
Primeiro pensei que meu PC não estava aguentando o jogo, mas depois verifiquei o mesmo problema em jogos mais leves (Terraria, Prison Architect, Faster Than Light) e uma vez apresentou problema até quando eu estava usando o firefox e media player classic.

O que acontece é uma grande lentidão no sistema, fps muito baixo, onde até a seta do mouse se movimenta travando (fora de jogos também). Como já disse, é algo intermitente, tem dias que uso o PC sem problemas e tem vezes que fico tendo essa lentidão direto.

O que já fiz:
Escaneamento do sistema
Teste de memórias (sem erros)
Temperaturas (em uso o processador fica entre 50º-60ºC e a placa de vídeo entre 40º-50ºC)
Formatação
Atualização de Drivers (peguei do site da Asus apenas)

Quando tive a lentidão e estava assistindo no media player, olhei o Gerenciador de Tarefas / Desempenho e vi que apenas o 1º núcleo do processador estava quase em 100%, os outros estavam em processamento normal. Tentei ver no msconfig se todos os núcleos estavam marcados, a opção "Número de Processadores" estava desmarcada, mas acho que isso indica que os 4 já estão em uso por padrão, certo?

Nunca joguei GTA V com minha placa e processador antigos, mas também não tinha esses problemas de lentidão/fps em jogos leves ou no sistema. Não sei se há mais alguma coisa que pode ser feita para resolver o problema ou se já é melhor acionar a garantia das 2 peças.

Obrigado

Especificações:
Windows 7 Ultimate 64bits
Asus Z97M-Plus BR
i5 4590 Haswell Refresh (cooler box)

8GB RAM DDR3 1333MHz (2 pentes de 4)
GTX 750TI 2GB

2 HDs de 1TB (Principal Sata 3, Secundário Sata 1)

Corsair CX600
PCYes Bizon

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que dificilmente seja seu hardware. Uma vez tive problemas parecidos com esses que você citou e resolvi alterando o sistema de gerenciamento de energia para desempenho e editando o registro pra desabilitar o core parking do windows, faz muito tempo e eu não me lembro direito... procure no google algo sobre core parking, ou unlock core parking, talvez resolva.

Para suspeitar do hardware eu costumo fazer o seguinte:

usar placa-mãe, cpu, memoria (às vezes um pente), um hdd.

atualizar a bios e setar no padrão de uso geral.

instalar o windows do zero (ou resstaurar um backup limpo),

instalar drivers atualizados,

instalar o software que está apresentando problema e ver o comportamento...

na grande maioria das vezes é alguma opção, processos do windows, ou antivírus, ou falta de atualização do jogo, infinitas bizarrices de software/windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhei no google a respeito do core parking, fiz as alterações para desabilitar o park dos núcleos. Vou fazer os testes agora para ver se teve alguma mudança.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deu certo o procedimento de unparking. Hoje voltei a ter o problema...

Como já formatei o PC semana passada, agora fui atrás da atualização da bios. Baixei do site da asus mesmo, mas não consegui atualizar.
Minha versão de BIOS atual é 2401, tanto a mais recente (2802) quanto qualquer outra versão acima da 2401 apresenta o erro "selected file is not a proper bios". Já tentei colocar o arquivo .CAP em um pendrive em fat32 e renomeá-lo, mas não funcionou.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais