Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando configurar roteadores e repetidores TP-Link com Modem Wifi Net


Ir à solução Resolvido por Maristela Alves,

Posts recomendados

Olá pessoal

 

Estou precisando de ajuda. Eu comprei um roteador TP-Link TR-WR940N  e dois repetidores TP-Link TL-WA850RE para ampliar o sinal do meu modem WiFi da Net marca HUMAX.

 

Instalei o roteador estritamente conforme as instruções, sem fazer qualquer alteração manual em configurações TCP/IP, DHCP etc. Conectei o roteador ao modem e tb à Ethernet do computador principal da casa, conforme solicitado no manual.  Atribuí outro SSID a este roteador,já que entendo que se trata de uma rede wifi "ampliada", diferente da rede wifi do modem da Net. Configurei os dois repetidores também seguindo estritamente as instruções do fabricante, "vinculando-os" ao SSID do roteador novo. 

 

O problema é o seguinte: TODOS os dispositivos wireless aqui de casa - notebooks, celulares, smart tvs -  reconhecem a nova rede, inclusive com sinal bem mais forte do que  wifi original da net, o que prova que o roteador e os repetidores funcionam, mas eu não estou conseguindo de jeito nenhum estabelecer uma conexão dessa rede com os dispositivos. Nos notebooks, quando conecto a rede, aparece o sinalzinho de exclamação em cima do ícone do sinal; nos celulares, dá "erro de autenticação" e na smart tv aparece um aviso dizendo para entrar com o IP manualmente ou "configurar o servidor DHCP" - o que não faço a mínima ideia do que seja.

 

Resetei os repetidores, porque imagino que eu tenha que fazer alguma configuração extra no gerenciador do roteador e depois precisarei configurar os repetidores com essas novas informações. O que eu faço? Imagino que seja algo não muito complexo, um mero detalhe que estou deixando escapar. Sou leiga em configuração de redes, mas quero crer que saberei fazer este ajuste com dicas de vocês.

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Um abraço,

 

Maristela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Verdade seria mais fácil e até mais barato poderia Colocar Dois ou Três Roteadores TP-link 740n Funcionária da Mesma forma como repetidores de sinal wifi Além do custo beneficio gastaria no total R$165,00 em 3 roteadores, Além da vantagem de você poder conectar via wifi ou a cabo no roteador que for colocado como repetidor de sinal. Exemplo abaixo:

 

 

wds_repetidor.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! Vou fazer isso e posto aqui os resultados. Muito obrigada por enquanto :)

 Pessoal, fiz outro teste antes de proceder ao que o marcelogon sugeriu, e descobri que MESMO SEM OS REPETIDORES, os dispositivos wireless não reconhecem a nova rede com o roteador. Eles reconhecem e conectam o sinal da rede original da net, e reconhecem mas não conectam o sinal da nova rede wireless. O problema é o mesmo: cai o sinal do wifi no celular, a smarttv não consegue completar a conexão, assim como os notebooks. Comprar outros equipamentos está fora de questão. Alguém tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Maristela,

 

Vamos lá, você está com vários equipamentos e pode não ser tão simples configurá-los, a minha dica é ir passo a passo e testando um por um.

Primeiramente o roteador da Net possui rede Wifi? Ou ele apenas possui entrada para cabo de rede onde você está colocando ele diretamente no seu roteador Tplink?

 

Aguardo retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Maristela,

 

Vamos lá, você está com vários equipamentos e pode não ser tão simples configurá-los, a minha dica é ir passo a passo e testando um por um.

Primeiramente o roteador da Net possui rede Wifi? Ou ele apenas possui entrada para cabo de rede onde você está colocando ele diretamente no seu roteador Tplink?

 

Aguardo retorno.

Oi, Anderson

 

O modem da net tb é roteador. Ele tem duas saídas atrás, em uma delas eu conectei o cabo do roteador, conforme instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, bom.. se seu roteador TP-Link for ficar perto do roteador da NET se faz necessário desativar a parte Wireless do roteador da NET e deixar apenas o TP-Link enviando a rede sem fio.

Cada roteador tem suas especificações, nesse caso o ideal seria transformar o roteador da Net em uma bridge ou seja ele vai enviar o IP da Net diretamente para o seu TP-Link que por sua vez irá rotear a sua rede.

Me passe qual o modelo exato do roteador da NET para que eu possa verificar se essa configuração se faz possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, bom.. se seu roteador TP-Link for ficar perto do roteador da NET se faz necessário desativar a parte Wireless do roteador da NET e deixar apenas o TP-Link enviando a rede sem fio.

Cada roteador tem suas especificações, nesse caso o ideal seria transformar o roteador da Net em uma bridge ou seja ele vai enviar o IP da Net diretamente para o seu TP-Link que por sua vez irá rotear a sua rede.

Me passe qual o modelo exato do roteador da NET para que eu possa verificar se essa configuração se faz possível.

O modelo do modem da Net é Humax HG100R-L2

@marcelogon, para isso eu teria que resetar o TP-LInk e começar a instalação de novo? porque nas instruções do manual diz para conectar o cabo da Net na saida WAN e o cabo Ethernet em uma das portas amarelas.

 

@anderson De qualquer forma, parece que o segredo é transformar ou o modem da Net ou o TP-Link em bridge, certo? E ai nesse caso, a rede teria o mesmo SSID da rede atual da Net? Desculpem tantas perguntas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maristela, a forma que o marcelogon falou é mais fácil que a forma que eu ia falar para você fazer.

Verifique qual é o IP do seu roteador da NET vamos dizer que seja 192.168.1.1, dentro dele você irá alterar o range DHCP do 192.168.1.4 até 192.168.1.254 e irá desativar sua interface Wireless.

No TP-Link você irá colocar o IP na LAN 192.168.1.2 e o cabo que vem da NET você irá conectar em uma das portas LAN do roteador, e é necessário também desativar o servidor DHCP do TPlink pois o roteador da NET já fará esse papel.

Assim configurado você já terá conexão a partir do TP-link, faça o teste e nos avise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Maristela, eu não sou expert no assunto, apenas gosto de me manter atualizado. Eu tinha problemas de sinal com o Wi-Fi da net, pois todos os modelos de modem que eles disponibilizam para o cliente são ruins, em termos de sinal wireless. Para resolver o problema eu também coloquei um TP-Link WR841N, como roteador, e um WA850RE, como extensor. A diferença e que eu pedi para a NET trocar o meu modem e eles trouxeram um HUMAX HG100R-L4 (modelo novo), o seu dever ser HG100-L2. a Diferença que este modelo novo e bem mais simples de configurar como brigde:

1º Conecte seu roteador TP-Link(WAN) no HUMAX(LAN01);

2º Conecte seu PC na Lan 01 do TP_LINK;

3º No HUMAX Desabilite Wireless, e em Setup, vá em Switch Mode Selection e coloque em BRIGDE.

Pronto o HUMAX irá reiniciar sozinho, após isso configure o TP-LINK, do jeito que voce quiser, este modelo WR841N, tem suporte para WPS o que facilita demais a configuração e pareamento com extensores.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anderson e @marcologon

 

Pessoal, vocês tem sido muito bacanas. Como eu sou totalmente inexperiente nisso, montei um passo-a-passo do que eu tenho que fazer e apenas me digam se está certo, OK? Se tiver algo errado, por favor, me avisem.

 

1) Reseto o TP-Link.

2) Configuro o TP-Link como está no manual (ligado ao modem da Net pelo WAN e ao PC por uma porta LAN.)

3) Quando faço o passo 3, a nova rede fica com o nome TP-Link xxxxxx 

4) Agora eu entro no gerenciador do modem da Net (192.168.0.1), ai eu altero o range  DHCP do 192.168.1.4 até 192.168.1.254 e desativo Wireless.

5)No TP-Link indicarei o IP na LAN 192.168.1.2 e o cabo que vem da NET conecto em uma das portas LAN do roteador, e desativarei o servidor DHCP do TPlink pois o roteador da NET já fará esse papel.

6) Neste momento o SSID que estará valendo é o que começa com T-LInk xxxx - , mas o SSID da rede antiga ainda aparece como disponível, certo?

7) Vejo se funciona. Caso funcione, posso conectar os dois repetidores através do botao WPS, é isso?


Oi Maristela, eu não sou expert no assunto, apenas gosto de me manter atualizado. Eu tinha problemas de sinal com o Wi-Fi da net, pois todos os modelos de modem que eles disponibilizam para o cliente são ruins, em termos de sinal wireless. Para resolver o problema eu também coloquei um TP-Link WR841N, como roteador, e um WA850RE, como extensor. A diferença e que eu pedi para a NET trocar o meu modem e eles trouxeram um HUMAX HG100R-L4 (modelo novo), o seu dever ser HG100-L2. a Diferença que este modelo novo e bem mais simples de configurar como brigde:

1º Conecte seu roteador TP-Link(WAN) no HUMAX(LAN01);

2º Conecte seu PC na Lan 01 do TP_LINK;

3º No HUMAX Desabilite Wireless, e em Setup, vá em Switch Mode Selection e coloque em BRIGDE.

Pronto o HUMAX irá reiniciar sozinho, após isso configure o TP-LINK, do jeito que voce quiser, este modelo WR841N, tem suporte para WPS o que facilita demais a configuração e pareamento com extensores.

Oi, @gavi90

 

Legais as suas informações. Vou checar se o gerenciador do HG100R-L2 tem essas funções que você citou. Só uma pergunta: quando você conectou o TP-Link no Humax, ele já estava configurado ou você resetou? E depois disso bastou você configurar os repetidores pelo botão WPS? O sinal ficou bacana?

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o ip do modem da net é 192.168.0.1  voce não pode alterar o range de ip para 192.168.1.4. Tem que ser na mesma faixa 192.168.0.4 a 192.168.0.254.

 

O ip da tp link voce seta em 192.168.0.2,desabilita o Dhcp, e neste caso voce configura o tp link em Bridge.

 

Se voce pegar o cabo que vem do modem da net e colocar na porta wan do tp link e configura-lo com ip dinãmico, a internet tem que funcionar, mas vai criar uma nova rede, separada da do modem da net.

 

entra na aba wireless do tp link e coloca um nome pra rede wireless e senha wpa2 psx e criptografia aes, a senha tem que ter no mínimo 8 caracteres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não deu certo :(

 

O gerenciador do TP-Link não aceita que eu mude o IP para 192.168.0.2, ele "insiste" no 192.168.1.1

 

Como eu desabilitei Wireless na configuração do HUMAX, a única rede wifi que aparece é a rede do TP-Link e ela não dá conexão. quando eu tento conectar na smart tv, aparece IP 00.000.000 e todas as outras informações "zeradas".

 

E agora, o que fazer?


Ah esqueci: quando eu tento mudar o IP do LAN do T-Link para 192.168.0.2, ele diz que vai reinicializar, mas depois aparece o seguinte aviso:

 

Código de erro: 5008 Endereços IP da interface WAN e LAN não podem estar em uma mesma sub-rede. Por favor verifique.

 

Socorro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá,

 

1 - Acessar o modem da NET e desabilitar o WIFI, verificar qual o IP de LAN do roteador Ex: 192.168.0.1 e em qual faixa está o DHCP Server, se o IP do roteador for 192.168.0.1 o range normalmente será do 192.168.0.2 até o 192.168.0.254, você trocará esse endereço para 192.168.0.4 até 192.168.0.254.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá,

 

1 - Acessar o modem da NET e desabilitar o WIFI, verificar qual o IP de LAN do roteador Ex: 192.168.0.1 e em qual faixa está o DHCP Server, se o IP do roteador for 192.168.0.1 o range normalmente será do 192.168.0.2 até o 192.168.0.254, você trocará esse endereço para 192.168.0.4 até 192.168.0.254.

Oi, Anderson

 

fiz o que você orientou e apareceu a seguinte mensagem: 

Error converting one or more entries:

Number of CPEs must be between 1 and 253, and must total with Starting Local Address no more than 255 

TRY AGAIN

A situação agora é a seguinte:

 

nao consigo mais acessar o site de gerenciamento do TP-Link, nem pelo 192.168.1.1 e nem pelo 192.168.0.2

 

a rede que entra nos disposiivos é a antiga de sempre, com o SSID da rede original da Net, mesmo com a opção wireless desligada no gerenciador da HUMAX

 

a rede continua fraca nos cômodos em que estava antes da compra do roteador

 

a smart tv que fica em um desses cômodos ora detecta a rede, ora não.

 

os dados que coletei da smart tv foram:

 

IP 192.168.0.8

sub-rede 255.255.255.0

gateway 192.168.0.1

DNS 201.6.2.172

 

quando a TV não consegue conectar, aparece o aviso "conectado à rede local, mas não conectado à internet"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah esqueci: quando eu tento mudar o IP do LAN do T-Link para 192.168.0.2, ele diz que vai reinicializar, mas depois aparece o seguinte aviso:

 

Código de erro: 5008 Endereços IP da interface WAN e LAN não podem estar em uma mesma sub-rede. Por favor verifique.

 

Socorro!

 

Reset o tp link para voltar pros padrões de fabrica( aperte o butãozinho ou o furinho que tem atrás dele até todos os leds piscarem).

 

Quando for mudar o ip do tp link para 192.168.0.2, desconecte ele do modem humax, vai dar certo fazendo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem é técnico é uma coisa simples de se configurar, mas para quem nunca mexeu não é tão simples pois envolve diversas configurações que não é apenas colocando o CD e Next.

Para essa configuração esqueça o que o manual do TP-Link te diz pois você não vai configurar da forma que o manual está pedindo.

Algumas coisas que devo lembrar:

Para que você tenha acesso normal a todos os roteadores todos devem estar na mesma faixa de IP ou seja estarem no mesmo segmento de rede, isso é definido pela mascara de sub rede que nos IP's classe C que são esses que você está configurando possuem mascara 255.255.255.0, cada sub rede vai do 1 ao 254 por isso 192.168.0.1 não está na mesma rede do 192.168.1.1 veja que na terceira casa alteramos o IP de 0 para 1, isso faz com que eles estejam em redes diferentes.

Isso você tem que entender pois todos os procedimentos abaixo estamos falando em endereçamento IP e é nisso que você está com dificuldade.

Se o Roteador da NET por exemplo está na faixa 192.168.0.1 e o TP-Link está na 192.168.1.1, é necessário escolher em qual faixa vai querer trabalhar se é na 0 ou na 1 e um dos dois roteadores você irá trocar o IP para a faixa escolhida.

Pelo que vi no manual dos dois aparelhos ambos estão na faixa 192.168.0 mas caso não esteja é só verificar em qual faixa está e continuar os procedimentos levando em conta o que disse acima.

 

Agora vamos para a prática.

 

 

1 - Roteador da NET pelo que vi está com IP 192.168.0.1, nesse roteador você irá desativar a Interface Wireless e alterar o range DHCP que hoje deve estar do 192.168.0.2 até o 192.168.0.254 para 192.168.0.5 até 192.168.0.254. (você está alterando o range DHCP pois o seu TP-Link e os dois repetidores vão possuir IP fixo na mesma faixa e por isso não quer que o roteador da net envie o mesmo IP que está configurado neles para outro cliente que esteja conectado no roteador)

 

2- Resete seu TP-Link, coloque apenas um cabo de rede da LAN do TP-Link para o seu computador, não coloque mais nenhum cabo. Acesse o TP-Link pelo seu IP padrão 192.168.0.1, após acessar a tela inicial você irá procurar pelo painel na esquerda Network>LAN e alterar o IP de 192.168.0.1 para 192.168.0.2

 

3-Agora na aba da esquerda você irá no menu DHCP>DHCP Settings e alterar de enable para disabled.

 

4 - Feito o passo acima o roteador não te enviará mais IP automático e por isso você irá perder acesso ao seu TP-Link e mais uma coisa agora o IP de acesso dele mudou de 192.168.0.1 para 192.168.0.2 será esse o novo IP que deveremos acessar para continuar as configurações, porém antes você deve colocar um IP manualmente na sua placa de rede já que o roteador não está mais enviando ele para você.

 

5 - Para configurar um IP manualmente você entrará na pesquisa do Windows e digitará ncpa.cpl e dará enter, ele irá entrar diretamente na tela das conexões de rede, você irá clicar com o botão direito sobre ela e ir em propriedades e agora procurar por Protocolo TCP/IP Versão 4 e dar dois cliques para abrir, você marcará a opção Usar o seguinte endereço IP e colocara em endereço IP o número 192.168.0.200 e na mascara de subrede 255.255.255.0 fazendo isso você estará com um IP da mesma faixa do roteador tanto da NET quanto do TP-Link e poderá acessá-los sem problema.

 

6 - Após apelidar o IP na placa abra novamente o navegador e abra as configurações do seu TP-Link lembrando que agora ele está no IP 192.168.0.2 com a configuração aberta você clicará na aba da esquerda Wireless>Wireless Settings e nessa tela você configura o SSID que quiser, nessa tela também coloque um canal que por padrão vem automático mas recomendo colocar ou no 1 ou no 11 pois a maior parte dos roteadores vem com o 6 por padrão ou automático.

 

7 - Após terminar a configuração acima você irá colocar um cabo de rede da LAN do Humax para a LAN do TP-Link, agora volte nas configurações de rede do seu computador conforme mostrado anteriormente e volte a configuração da placa para Obter Endereço de IP automáticamente, fazendo isso você já terá navegação.

 

Obs: Veja que não estou ensinando a colocar Criptografia, senha no roteador etc, porém são muito importantes para sua segurança mas poderá alterar depois que tudo estiver funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal

 

Eu segui as instruções anteriores a esta do Anderson e por alguns SEGUNDOS a rede funcionou (ela assumiu o SSID do roteador da TP-Link). Tudo parecia normal, liguei o tablet e fui caminhando pela casa para ver o sinal. A partir de uma determinada distancia, apareceu de novo o malfadado aviso "erro de autenticação" e aí a nova rede sumiu em todos os dispositivos.

 

Vou seguir as instruções do Anderson, mas antes uma pergunta bem boba: como eu resetei de novo o TP-Link, eu não tenho mais acesso ao gerenciador do roteador aqui no computador. Pra ter de volta, eu teria que instalar o CD novamente e fazer as ligações que eles recomendam, inclusive ligando um cabo  ligando uma porta LAN do TP-Link à Ethernet aqui do computador  e o WAN ao modem da Net- sem isso, o roteador não configura. O que fazer neste caso?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce não precisa liga-lo ao modem da net pra configurar, e não use o cd pra configurar, faz na mão mesmo.

 

Ligue um cabo de rede de uma porta lan até a placa de rede do pc, abra um navegador e e digite na barra de pesquisa o ip do roteador 192.168.1.1, fazendo assim voce vai entrar dentro dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelogon, fiz tudo o que você disse: desconectei o cabo do modem da net, pluguei um cabo de uma saida LAN do TP-Link e liguei na Ethernet daqui. O 192.168.1.1 nao carrega de jeito nenhum.


@marcelogon, fiz tudo o que você disse: desconectei o cabo do modem da net, pluguei um cabo de uma saida LAN do TP-Link e liguei na Ethernet daqui. O 192.168.1.1 nao carrega de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maristela, todo Roteador tem um IP de acesso que quando colocado em um navegador irá abrir o gerenciador.

Siga os procedimentos do meu post anterior e leia atentamente que estou explicando passo a passo.

As suas dúvidas são conceitos de rede que se não entender ficará complicado configurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...