Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador 2 a 13, dois displays


Posts recomendados

Olá,

 

  Entrei nesse fórum em busca de uma dúvida na montagem de um contador. Quero montar um contador de 2 a 13, com dois display.

Porém, eu estou tendo uma dificuldade. Ficaria grato se alguém pudesse me explicar, ou passar algum link do fórum que 

possa me ajudar, explicando como funcionará os set e reset do ckt.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Olá,

 

  Entrei nesse fórum em busca de uma dúvida na montagem de um contador. Quero montar um contador de 2 a 13, com dois display.

Porém, eu estou tendo uma dificuldade. Ficaria grato se alguém pudesse me explicar, ou passar algum link do fórum que 

possa me ajudar, explicando como funcionará os set e reset do ckt.

 

Obrigado.

 

Com CIs normais ou microcontrolador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo vou te ajudar parcialmente... Dê uma olhada no d.s. do CD4029. Se não me falha a memória (o que não é pouco provável), ele tem como preprogramar o numero inicial (no seu caso =2) nas entradas J. Quanto a mostrar no display cd4511 p.ex.

Aproveito (e aproveite!) a oportunidade pra te recomendar uma introdução no mundo dos microcontoladores. Mais versatilidade, mais conhecimento, mais barato e é o maior barato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com CIs normais ou microcontrolador?

Com CIs normais

Amigo vou te ajudar parcialmente... Dê uma olhada no d.s. do CD4029. Se não me falha a memória (o que não é pouco provável), ele tem como preprogramar o numero inicial (no seu caso =2) nas entradas J. Quanto a mostrar no display cd4511 p.ex.

Aproveito (e aproveite!) a oportunidade pra te recomendar uma introdução no mundo dos microcontoladores. Mais versatilidade, mais conhecimento, mais barato e é o maior barato!

Vou dar uma pesquisada,

mas como é uma prática escolar, tem que ser montado com apenas CIs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como foi dito, pode usar as entradas de PRESET P0 a P3 de cada um dos 2 CD4029 com as entradas programadas para 02. 

0 no contador de dezenas e 2 no contador de unidades.

Quando chegar a 13 pode colocar uma lógica nas saídas binárias que faça o PRESET novamente ou pare a contagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...