Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de IPs válidos (Rede e Sub-rede)


Posts recomendados

Bom Dia pessoal,

 

Estou com uma dúvida considerada amadora para os mais experientes na área de Redes.

 

tenho uma lan no seguinte formato:

 

ROTEADOR A : 3 PCs e 1 Notebook 

ROTEADOR B : 2 PCs e 1 notebook

 

Os roteadores estou interligando da seguinte forma: LAN-LAN (deixando o Modo "Roteador" Desabilitado) para que as duas redes se enchergue, até ai tranquilo. 

 

uma das máquinas ligadas no ROTEADOR B é um servidor (win server 2012), coloquei IP FIXO padrão (192.168.0.3) , o que eu gostaria é o seguinte:

 

- Adicionar IP Fixo em todas as máquianas sem desperdiçar endereços (ou pelo menos sem desperdiçar muitos)

- Adicionar cada roteador em uma Sub-rede.

 

Em Tempo: gostaria de saber como calculo uma faixa de IP ideal para evitar o desperdiço de endereços, uma vez q utilizo poucas máquinas. 

 

Não sei se consegui ser claro ,mas caso haja algo adicional, comunico. muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago,

 

Gostaria muito de poder responder todas as suas dúvidas, mas para adicionar cada roteador em uma sub-rede, eu preciso saber qual o modelo dos seus roteadores. São roteadores domésticos (aqueles com apenas uma porta WAN e com a anteninha) , ou são roteadores "parrudos", como diria meu professor ?

 

De resto, para calcular faixas de IP visando evitar o desperdício de endereços, você apenas tem que aumentar a Máscara da rede (Sub-redes). Exemplos:

 

Máscara - Número de IPs - Número de hosts - Máscara em decimal

/24           | 256                     | 254                         |  255.255.255.0

/25           | 128                     | 126                         |  255.255.255.128

/26           | 64                       | 62                           |  255.255.255.192

/27           | 32                       | 30                           |  255.255.255.224

/28           | 16                       | 14                           |  255.255.255.240

/29           | 8                         | 6                             |  255.255.255.248

/30           | 4                         | 2                             |  255.255.255.252

/31           | 2                         | 0                             |  255.255.255.254 (inutilizável)

/32           | 1                         | 0                             |  255.255.255.255 (inutilizável)

 

OBS: O número de hosts é sempre dois números a menos em relação ao número de IPs que a máscara permite, porque um deles vai ser o ID de Rede, e o outro vai ser o Broadcast.

 

Dessa forma, a máscara mais útil ao seu caso é a /29, que fornece 6 IPs para hosts. Espero que tenha entendido, e estou no aguardo das informações sobre os seus roteadores. Realmente preciso delas para lhe explicar como coloca-los em sub-redes diferentes com total comunicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo, 

 

Muito Agradecido pela sua Resposta sobre os IPs, realmente muito útil.

 

Respondendo sobre os roteadores, Sim, são Domésticos, um deles é tp-link tl-wr740n, e o outro é  um d-link dir 615. 

 

Qualquer informação adicional que necessite me avisa q eu te informo.

 

Mas já sou imensamente grato pela sua resposta, ja esclareceu muito. 

 

ótimo Dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei sua rede em um simulador, e não consegui fazer os roteadores funcionarem em sub-redes diferentes. O problema é que para interligar os roteadores, eu precisaria de portas Serial nos roteadores, o que os domésticos não possuem.

Tentei fazer a interligação colocando o cabo em uma das portas LAN (já que a porta WAN é usada para conectar-se a Internet) do roteador A, e na porta WAN do roteador B. Dessa forma, a interface WAN do Roteador B ficaria na mesma faixa de IP (Sub-rede) da interface LAN do Roteador A, e a inteface LAN do Roteador B ficaria em outra sub-rede. Não deu certo, pois, apenas o Roteador B e seus hosts conseguiram se comunicar com o Roteador A, mas o Roteador A não conseguiu se comunicar com o Roteador B (e seus hosts). Ou seja, o tráfego de dados passava do Roteador B para o A, mas não voltava.
Tenho um pouco de noção do porque aconteceu esse problema, mas não sei te explicar, haha.

Enfim, o jeito vai ser você continuar usando os roteadores na forma "LAN-LAN", e aumentar a máscara para /28, que suporta 14 endereços.

Espero que a explicação não tenha ficado muito confusa e você tenha entendido. Continuo à disposição, valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar a WAN do Roteador B em modo bridge seria colocar um IP na mesma faixa da LAN do Roteador A, certo ?

 

Exemplo: LAN Roteador A: 192.168.0.1 --> WAN Roteador B: 192.168.0.2

 

Foi exatamente isso que eu fiz aqui, mas aconteceu o problema que eu falei.

 

Por favor, me corrija se eu estiver errado. O conceito de bridge ainda está muito confuso na minha cabeça, haha.

 

Aguardo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...