Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém sabe como ligar um flyback de monitor para gerar alta tensão?


Ofioneu

Posts recomendados

  • Membro VIP

@_xyko_ um fly-back geralmente trabalha com pulsos de centenas de volts no pri mário (este corretor automático tá doido - converte pra pra mimário carái!). No caso do garoto creio que ele vai aplicar uns 12V. Não é tão mortal assim. Mas....

 

Se você prometer que vai fazer acompanhado de um adulto, te falo. Tipo assim...

Suponho que provavelmente você vai tirar o f.b. de uma placa de uma tv ou monitor qualquer (se for comprar um, me esquece). Veja na placa o pino onde está indo pro coletor do tsh. Memorize...

Depois veja na placa o pino que está indo para o +B (coisa véya mesmo kk). Este é um ponto que está ligado no (+) de um capacitorzão - o maior que você vê na placa. Aproveita também e veja o pino que vai pro gnd : o (-) do mesmo capacitorzão

Pronto... achou o "prymário"(te peguei!). Estes 2 que você deve ligar no seu 555. Por segurança prefira inicialmente ligar direto no pino 3 e gnd dele. Melhor ainda com um resistor xute 10R em série. Alimente de 5 a 12V. você deve ver uma faisquinha na A.T. ao aproximar do gnd

 

Pra tensões maiores, ouça o consei do preto véy...(não quero corrigir pow!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente, curso engenharia elétrica, 7º semestre, tenho curso técnico em elétrica (Senai), NR10, tenho todos os EPI de segurança, sei como descarregar o flyback. Estou escrevendo isso para tranquilizar os senhores, e fico muito grato pela preocupação e também fico muito satisfeito pela competência dos senhores no quesito "SEGURANÇA" é muito importante mesmo. 

Porém, não conheço o flyback, a aplicação é para fazer uma lampada de plasma, quero apresentar para meus alunos do ensino médio nas aulas de física.  Vou mandar alguns anexos do esquema que eu tenho aqui comigo.

post-741621-0-90847200-1437592598_thumb.

post-741621-0-72586100-1437593004_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

chico a lâmpada é comum, então V e P nada a ver neste caso. Na verdade, incomum pois tem que estar queimada

 

Vou tentar...

Pelo jeito você já localizou o primario do fb né? Como vai usar baixa potencia, os riscos são minimos. Coloque o f.b. no coletor e procure usar um transistor de maior tensão (o mesmo do monitor. tire dele). Também o resistor da base deve ser menor algo como 1K ou menos. Pro trem ficar bão memo teria que fazer igualzim dum monitor, trafo excitador, snubber, diodo, manter o yoke, etc mas aí o trem complica pro seu lado

 

Pra você ver o plasma, a lâmpada deve estar queimada sem o filamento e claro também não pode estar quebrada. Em caso de insucesso ou queira melhorar o plasma, inverta a ligação do f.b. pois tem um diodo de a.t. dentro dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato é conteúdo de feirinha mesmo.. kkkk mas acontece que está me dando trabalho...

Pessoal, agradeço muito pelas dicas. Mas meu problema mesmo é só o flyback, (até onde eu acredito kkk, mas nada como alguns calculos e datasheet para me auxiliar..).

 

O problema é que já tentei alguns pinos, mas acabo fechando curto, pois até o led da fonte diminui a intensidade de luz, e também faz um barulho de transformador.

Vou detalhar melhor minha pergunta, vou mandar uma imagem.


Achei o tipo do flyback:

 Estes flybacks DC são encontrados em cada monitor de computador CRT e são chamados aflyback DST (transformadores diodo-split s) por causa dos vários diodos de alta tensão e secundários no interior. Além da cascata de resistência elevada resistência e potenciómetros de afinação foco / tela descritas acima, estes tipos têm um condensador de filtragem integrado de alta tensão (em alguns nanofarads> = 30 kV), ou - opcionalmente - um condensador de alta tensão para o foco dinâmico. Por causa do capacitor, estes flybacks pode segurar uma carga suficiente para chocá-lo mesmo depois de uma semana. Os pinos de fundo começará de arco ao longo, também por causa do condensador interno, se o flyback for sobremodulado acima de 30 kV.

post-741621-0-68944600-1437600468_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse FB tem algum código ou sabe em qual monitor era usado?

Sabe se ele está em bom estado?

 

15_37a_01.gif

 

Melhor ligar o transistor em emissor comum. Bem mais eficiente em circuitos de chaveamento.

Nesta imagem:

Coletor do transistor no pino 2 (Transistor de Saída Horizontal).

 

Veja se estes links te ajudam.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_37a.asp

 

 

http://www.energylabs.com.br/el/content/flyback

post-387879-0-02575200-1437603932.gif

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por favor, esquece o Sr.... :angry::lol:

Saída da fonte (+) no pino 1 (neste esquema)

Coletor do TIP41 no pino 2

Baixe o resistor para 100R e ligue na base do TIP

Emissor ao GND.

 

Também pode aterrar o pino 9 do FB.

 

O que tá esquisito é o barulho que mencionou.

 

Não respondeu:

Esse FB tem algum código ou sabe em qual monitor era usado?

Sabe se ele está em bom estado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o monitor era usado, e acho que está em bom estado, tenho um outro também, vou ver se ele tem código e já retorno.

 

O que estou usando é Sampo (E 159656) e o outro é dá samsung (C50425b)

 

Então pela imagem está claro que o + da fonte é no pino 3.

O coletor do transistor vai ao pino 1.

O pino 2 deve ser alguma saída para alimentar algum outro estágio do monitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei também..., essa imagem que te mostrei tem um fea 0114, o que eu estou usando é fea 755.  Vou encerrar esse tópico xyko, vou reanalisar meu sistema.  Qualquer coisa eu volto a compartilhar dúvidas ou a solução com vocês.
Muito obrigado, foram super gentis e atenciosos.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como faço pra entrar em contato com algum moderador?

Mande uma MP (mensagem privada) para ele...

Click sobre o avatar ou sobre o nome do moderador, e procure a opção de "Enviar Mensagem" ou "Enviar MP"... Click nela e mande sua mensagem...

Caso sua mensagem não seja específica a um determinado moderador, mas a qualquer moderador/coordenador/administrador, click em "Denunciar" na caixa de resposta do último post do tópico, e coloque sua intenção ou argumento..., Será atendido da mesma forma...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@, só um detalhe não mencionado aqui, Quanto a ligação do transistor chaveador, o _xyko_ já te respondeu, aquela ligação do pino 2 mencionada, é o +B dos canhões do tubo (Não vem ao caso para você)...

O terra (comum), do secundário do flyback e o MAT, ou da chupeta do tubo a um "terra", esse "terra" é o pino do ABL do flyback, ou o pino logo abaixo aos ajustes de foco e screen dele....

post-442138-0-49742700-1437622936.jpg

post-442138-0-59628900-1437622963_thumb.

Em alguns flybacks, esses pinos são ligados internamente a outros... Mas não é a maioria...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No meu caso me lembro vagamente que deu fuga externa pois usava o circuito do f.b. mesmo. Me lembro que apliquei a AT nos terminais e os raios iam até as bordas quando colocava o dedo. E não, não era pra feira. Na época e na roça onde morava (moro) nem pensar nisso. Era curiosidade mesmo e excesso de hormônios eletrônicos.

 

Como és professor, uma outra demonstração bacaninha é um tal de motor iônico (google-se). De fácil construção - fiz com fio de solda, basta curvar, amassar o centro pra apoiar numa agulha e usei o mesmo princípio do motor de heron (google-se 2) - as cargas escapam perpendicularmente ao eixo proporcionando o empuxo

NÃO FAÇA ISSO SE TIVER MENOS QUE 40 ANOS DE EXPERIÊNCIA mas me lembro que coloquei um resistor de 10M ele era grande pra dar isolação entre terminais - em série COMIGO e na MAT e o motor girou na outra mão. A explicação que a tensão é grande mas a corrente pequena

Sucessos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vou tentar, se der certo eu posto aqui pra vocês. :)

@Bcpretonzio, esse fio amarelo da imagem, que está no pino 6, ele é de qual bobina? E qual é a polaridade dele? No meu fb ele não tem par nos pinos, apenas o 7, o 9, o 1 e o 4 junto om o 5.

Aquela imagem eu peguei da internet, o pino 6 geralmente é de tensão baixa 12V ou 24V e é tensão Pulsante na mesma frequência dos pulsos aplicados na base do transistor horizontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...