Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
amoedoandre

Privacidade on-line

Recommended Posts

Olá, pessoal. 

 

Gostaria de fazer algumas perguntas sobre privacidade na internet, especificamente em relação às minhas condições de acesso.

 

Moro no interior do Nordeste, numa cidade que sofre com conexão de internet. Sempre fomos reféns da baixa qualidade e velocidade de acesso, até que uma empresa local decidiu investir um pouco mais e começou a fornecer internet banda larga de até 10Mb de velocidade. O preço é alto, a conexão não é tão estável quanto deveria ser e há muita perda de pacote na transmissão, mas essa não é a questão que gostaria de levantar.

 

O provedor é bem pequeno, sei quem é o dono e tenho alguns conhecidos que trabalham lá. Justamente por ser uma empresa local, imagino que existam muitos protocolos que devem ser seguidos por empresas maiores, mas que não são respeitados em empresas desse menores, e é aí que eu gostaria de saber um pouco sobre minha privacidade on-line.

 

Não sei muito bem a tecnologia que eles usam, sou leigo quanto a isso. O pouco que sei é que eles fazem uso de links da Intelig e GVT – descobri usando o “tracert” no prompt de comando. Talvez as observações abaixo deem outras pistas sobre o “modus operandi” deles:

 

- O sinal é distribuído via cabo, poste a poste por toda a cidade. O cabo que chega na minha casa vem do poste mais próximo e é um cabo de rede UTP, que vai diretamente para o roteador.

 

- Percebo que eles armazenam os vídeos do Facebook em cache, de modo que todos que usam o provedor não esperem para o vídeo carregar.

 

- Meu IP nunca muda e eu não tenho controle disso.

 

Com essas informações (além de estar disposto a dar qualquer outra informação), alguém poderia dizer o quão comprometida está minha privacidade na rede? Do escritório deles, do centro da cidade, eles conseguiriam saber o que acesso, deliberadamente? A impressão que dá é que esse esquema deles parece uma grande rede doméstica, e isso me preocupa. Como sou leigo, pergunto o quão exposto estou. 

 

Obrigado a quem puder dar pistas,

André

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Está tão exposto como em qualquer outra rede de internet.

Ao contratar o serviço provavelmente você assinou um contrato, o qual com certeza deveria haver um termo de privacidade a respeito dos dados que você transmite na rede.

Acredito que você quer saber se ele sabem quais sites você acessa e tal, pois eles tem essas informações sim, qualquer fornecedor de internet tem essas informações, mas não é porque são uma empresa pequena que os caras vão ficar la o dia todo olhando os log's de acesso que você gera. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×