Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso De Creme Dental Como Pasta Termica..


Posts recomendados

Olá pessoal, hoje pela manhã fui fazer uma manutenção no meu cooler, e percebi uma coisa, não é usada nenhuma pasta no meu processador. Em processadores Pentium III Slot 1 é comum isso ? Acho que se fosse para dar problemas já teria dado, pois ele eseve sempre assim nos últimos 4 anos que eu tenho ele e nunca tive problemas de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, peço que se detenham ao assunto do tópico, por favor. Essa brincadeira de escovar os dentes com pasta térmica já foi feita... O tópico não foi bloqueado porque muita gente ainda esta tentando explicar essa "teoria" e digamos que no mínimo ela é interessante... Podem até brincar um pouquinho com a situação, mas não postem apenas nesse intuito senão vira off e adeus tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vmosconi@17 jul 2004, 15:54

Mas seria vantajoso trocar a pasta termica pela pasta de dente, sendo q mesmo "teoricamente" abaixaria a temperatura, sendo que teriamos ao mesmo tempo ter que trocar a cada 2 ou 3 semanas?

Olha... tecnicamente, a presilha do cooler e as travas do soquete não foram feitas para remoção constante. Isto é... essa história de remover o cooler com freqüência pode danificar um destes componentes. E se a "unha" que segura a trava do cooler quebrar, isso pode inutilizar a placa (pelo menos até que se troque o soquete ou então faça um "remendo")

Acho que o tema já foi discutido a exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa: pasta térmica conduz eletricidade sim! Conheço uma porção de gente que perdeu preciosos processadores porque passou pasta térmica em cima do volume inteiro e isso acabou ligando certas pontes e dando resultados catastróficos. Eu mesmo já liguei aquela pontezinha que ativa a memória cache L2 desabilitada do meu Duron com pasta térmica! Funcionou por alguns dias, mas depois disso o processador voltou ao normal, acho que a pasta térmica não é uma condutora muito eficiente… Só não fiz o mod ainda para não perder a garantia…

Essa de passar pasta de dente em queimaduras é verdade, minha mãe fazia isso comigo…

:D

Eu não entendo muito de química, mas, se a pasta térmica endurecer, ela vai parar de conduzir o calor, não é???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de curiosidade técnica e até científica essa ideia da pasta de dente é até interessante. Mas em termos prático ela não traz nenhuma vantagem e pode até trazer prejuízos.

O melhor mesmo é usarmos a velha e boa pasta térmica e curtirmos tranquilamente os nossos "brinquedinhos".

Até+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pasta térmica fosse algo que custasse uns 200 reais até entenderia esse tópico, mas tem muita pasta térmica que custa menos que pasta de dente.

O que se pode fazer é pegar aquela coisa que esqueci o nome que é a base de prata que o dentista usa para fazer obturação e misturar com um pouco de pasta térmica, vai ficar condutivo? Sim, e daí? O dissipador também conduz eletricidade e está em alto contato com o DIE do processador, só vai ser perigoso se vocÊ usar como glassê de bolo, borrotocando tudo.

será que é uma boa lascar nitrogênio líquido no processador? De vez em quando lá na faculdade, na química, deixam cilindros dando mole no corredor, pena que pesam a beça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sabe-se lá o efeito corrosivo ou abrasivo disso sobre a superfície do die, a longo prazo. O ideal seria usar um requeijão, ou um patê, algo desse tipo, pois para limpar não precisa de alcool isopropílico, basta lamber o die.

é melhor comprar pasta térmica mesmo, ou fazer do espaço entre o die e o dissipador a dispensa da casa :P , so não vai caber muito alimento.

caraca muito engraçado isso :D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

ingredientes para um bom resfriamento do processador:

- 1 Halls preto extra forte.

- 1 Creme dental Tandy morango

modo de preparo:

- corte o Halls beeeem picadinho (moido de preferência)

- coloque uma porçao de Tandy morango em um recipiente qualquer

- misture todos os ingredientes até pegar consistencia e está pronto.

Obs: para cada porçao de Tany morango utilizar 1 Halls apenas

apricaçao:

- aplique uma leve camada do produto sobre o núcleo do processador até ficar com uma superficie bem plana e deixe agir por 20 minutos

- repita o passo acima para melhor durabilidade.

- depois de deixar agir por cerca de 20 minutos coloque o dissipador e pronto.

Depois de 1 hora de uso voce perceberah a diferença tanto na temperatura quando no aroma fenomenal que esta receita proporciona (alivio e refrescancia intensa).

No proximo capitulo ensinarei como fazer para resfriar seu processador com glacê de bolo. vai ser sensacional. Até a proxima pessoal :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poutz para que aloprar o cara?

a xp dele é válida SIM... boa, cara!

mas talvez se alguém pudesse dar uma explicação científica de o porque ele resfria mais q a pasta térmica (como nosso amigo pôde verificar) ai eu passaria a usar sim... muito louco! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Gustavo Slemer@19 jul 2004, 09:18

poutz para que aloprar o cara?

a xp dele é válida SIM... boa, cara!

mas talvez se alguém pudesse dar uma explicação científica de o porque ele resfria mais q a pasta térmica (como nosso amigo pôde verificar) ai eu passaria a usar sim... muito louco!  :-BEER

Olha, um dos fatores é que a pasta de dente é bem mais fina que a pasta térmica, então ela preenher as cavidades menores.

Um detalhe importante. Quando você junta duas superfícies irregulares, o contato é bem prejudicado. Mesmo com um bom processo de fabricação, com superfícies bem planas e polidas, a área de contato entre as partes é bem pequena, menor que 10%, os outros 90% ficam cheios de ar. Então preencher esse vazio (ar é um péssimo condutor de calor) com algo melhor é importante. A pasta térmica também não é boa condutora quando comparada com o cobre ou mesmo o alumínio, mas é muito melhor que o ar.

O fato de a Colgate ser até um pouco melhor que as pastas térmicas provavelmente se deve mais ao que falei, de ela ser mais fina e também ter propriedades térmicas bem parecidas com as das outras pastas.

Mas eu já vi outros artigos que a pasta de dente é boa, porém não tanto quanto uma Artic SIlver. Melhor que as mais vagabas. Porém você deve considerar que esse tipo de teste tem uma margem de erro nem sempre muito controlado.

Quanto a condutividade térmica, os dois principais componentes da pasta de dente são o fluoreto de sódio e o sulfato de sódio. Não consegui obter muitas informações sobre a condutividade térmica desses compostos. Sei apenas que o sódio é um bom condutor (quase tanto quanto o alumínio), e vi que o flúor é um péssimo condutor. O Enxofre (sulfur) também é ruim. Como fica a combinação disso tudo não sei, mas não deve ser tão pior que as pastas mais simples.

Edit: esqueci de dizer. Não façam a besteira de usar pasta de dente. Ela resseca, solta água, etc e rapidamente piora a transferência de calor. Não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa ai neobios.

Dezenas de reais em pasta térmica? Numa loja vagaba de informática aqui do lado de casa um pote de 8g de pasta térmica tá R$ 5. Isso é caro? Acho que não, pelo menos é mais seguro e é o material apropiado para o serviço.

Agora, melhor que artic silver é quase impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava aqui lendo todo esse tópico e me veio à cabeça .....e se colocarmos prata em pó na pasta térmica para melhorar na dissipação?

Tipo 1 grama de pasta térmica e 2 de prata em pó? :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@20 jul 2004, 08:18

Desculpa ai neobios.

Dezenas de reais em pasta térmica? Numa loja vagaba de informática aqui do lado de casa um pote de 8g de pasta térmica tá R$ 5. Isso é caro? Acho que não, pelo menos é mais seguro e é o material apropiado para o serviço.

Agora, melhor que artic silver é quase impossível.

Você não mora em Vitória, pelo visto... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ricardo-JP@20 jul 2004, 08:33

estava aqui lendo todo esse tópico e me veio à cabeça .....e se colocarmos prata em pó na pasta térmica para melhorar na dissipação?

Tipo 1 grama de pasta térmica e 2 de prata em pó? :palmas:

Quem tem dinheiro para comprar prata em pó também tem dinheiro para comprar uma pasta térmica de qualidade…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara cuidado com esse negocio de usar pasta de dente no processador,pois alem de ser abrasiva a pasta de dente quando esquenta derrete e ao esfriar cria uma camada solida que pode aumentar o calor, alem disso a pasta depois de algum tempo costuma ficar liquida o que pode estragar não só o processador como tambem a placa mãe. Vale lembrar tambem que a pasta de dente sofre deteriorizaçao gerando diversos micricroorganismos que ao se espalharem poderiam prejudicar o micro.Portanto é melhor usar a pasta termica que foi feita com essa finalidade,porque mais cedo ou mais tarde o barato vai sair bem caro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por TuK_ToLo@18 jul 2004, 21:34

:D

ingredientes para um bom resfriamento do processador:

- 1 Halls preto extra forte.

- 1 Creme dental Tandy morango

modo de preparo:

- corte o Halls beeeem picadinho (moido de preferência)

- coloque uma porçao de Tandy morango em um recipiente qualquer

- misture todos os ingredientes até pegar consistencia e está pronto.

Obs: para cada porçao de Tany morango utilizar 1 Halls apenas

apricaçao:

- aplique uma leve camada do produto sobre o núcleo do processador até ficar com uma superficie bem plana e deixe agir por 20 minutos

- repita o passo acima para melhor durabilidade.

- depois de deixar agir por cerca de 20 minutos coloque o dissipador e pronto.

Depois de 1 hora de uso voce perceberah a diferença tanto na temperatura quando no aroma fenomenal que esta receita proporciona (alivio e refrescancia intensa).

No proximo capitulo ensinarei como fazer para resfriar seu processador com glacê de bolo. vai ser sensacional. Até a proxima pessoal :bye:

hahahahahaahah :D:D:D:D Essa foi otima........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que o resultado de usar a pasta de dente não ocorra a curto prazo, mas com certeza a vida útil do processador diminui. Mas será que essa pasta de dente em cima do processador não reseca não??? A pasta de dente quando cai na pia do banheiro, depois de um dia ela tá dura.

Bom... sei lá... eu não colocaria no meu CPU nem a pau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...